INSPETORIA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA E PROFISSÃO DOCENTE NO MARANHÃO IMPÉRIO

Autores

  • César Augusto Castro Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Samuel Luis Velázquez Castellanos Universidade Federal do Maranhão - UFMA / Universidade de Versailles
  • Josivan Costa Coelho Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n2.p.58-73

Palavras-chave:

Inspetoria Pública. Regulação do Ensino. Maranhão Imperial.

Resumo

Este trabalho centra-se na análise do papel da Inspetoria da Instrução Pública no Maranhão, principal órgãode regulação e controle do ensino nas escolas públicas e particulares, resgatando o processo de escolarização formuladopelos legisladores, focalizando as políticas públicas de controle e regulação sobre quem e o que era ensinado nasescolas. A partir do levantamento e análise da documentação oficial, formulada pelos funcionários provinciais foi possívelidentificar os diferentes níveis de instrução formal; as intencionalidades impostas na província; a percepção de umaeducação primária baseada na carência de materiais da cultura escolar, os vencimentos que obrigavam os docentesa terem outras ocupações e a falta de espaços apropriados para as aulas, a grande maioria, funcionando na casa dosprofessores. Fica claro, ainda, a necessidade de se estabelecer novas modalidades de controle ou cerceamento à circulaçãode ideias que, porventura, questionassem os pilares da sociedade cristã/católica, motivando uma reformulaçãodos modelos censores para procederem com maior eficácia um patrulhamento ideológico sob alguns indivíduos.

Palavras-chave: Inspetoria Pública. Regulação do Ensino. Maranhão Imperial.

 

INSPECTION OF PUBLIC INSTRUCTION AND TEACHING PROFESSION IN MARANHÃO EMPIRE

Abstract: This paper focuses on analyzing the role of the Inspectorate of Public Instruction in Maranhão, the mainorgan for the regulation and control of education in public and private schools, bringing out the schooling process formulatedby legislators, focusing on regulatory and control public policy about who and what was taught in schools. From thesurvey and analysis of official documentation, formulated by provincial officials, it was possible to identify different levelsof formal education; the intentionalities that occurred in the province of Maranhão; the perception of a primary educationbased on lack of material of the school culture, the salaries that forced teachers to have other occupations and the lack ofappropriate spaces for classes, the vast majority of teachers worked at home. It’s clear the need to establish new forms ofcontrol or restriction to the flow of ideas, which, perhaps, questions the pillars of the Christian / Catholic society, promptinga redesign of the censors models to proceed more effectively with an ideological patrol about some individuals.

Keywords: Public Inspection. Regulation of Education. Maranhão Imperial Age.

 

INSPECTORIA DE LA INSTRUCCIÓN PÚBLICA Y LA PROFESIÓN DOCENTE ENMARANHÃO IMPÉRIO

Resumen: Este trabajo se centra en el análisis del papel de la Inspectoría de la Instrucción Pública en Maranhão,principal órgano de regulación y control de la enseñanza en las escuelas públicas y particulares, rescatando el procesode escolarización formulado por los legisladores, con foco en las políticas públicas de control y de la regulación sobrequién y sobre qué, se enseñaba en las escuelas. A partir del levantamiento y del análisis de la documentación oficial,formulada por los funcionarios provinciales, fue posible identificar los diferentes niveles de instrucción formal; las intencionalidadesimpuestas en la provincia; la percepción de una educación primaria basada en la carencia de materiales dela cultura escolar, los salarios que obligaban a los docentes a tener otras ocupaciones y la falta de espacios apropiadospara las clases, la gran mayoría, funcionaba en la casa de los profesores. Queda evidente, aún, la necesidad de establecersenuevas modalidades de control o de regulación a la circulación de ideas que, pudieran cuestionar los pilares dela sociedad cristiana/católica, motivando una reformulación de los modelos censores, para que procediesen con mayoreficacia, a un patrullamiento ideológico sobre algunos individuos.

Palabras clave: Instrucción Pública. Regulación de la Educación. Maranhão Imperial.

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Biografia do Autor

César Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988), Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Pós Doutor em Educação pela USP (2006) e pela Universidade do Porto (2011). Professor Associado IV da Universidade Federal do Maranhão integrando os Programas de Pós-graduação em Educação e História e do Curso de Biblioteconomia. Pesquisador Produtividade do CNPq.

Samuel Luis Velázquez Castellanos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA / Universidade de Versailles

Licenciado em Música (especialidade em Canto Lírico) pelo Instituto Superior de Artes de La Havana / Cuba (1996). Licenciado em Filosofia pela Universidade de La Havana / Cuba (1996). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2007). Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP / Araraquara (2012). Pós-Doutorando em Educação pela Universidade de Versailles / França (2014 - 2015). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal do Maranhão do Departamento de Educação I. Bolsista de Produtividade da FAPEMA. E-mail:

Josivan Costa Coelho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduado em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação da UFMA.

 

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Publicado

2015-08-31

Como Citar

CASTRO, César Augusto; CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez; COELHO, Josivan Costa.
INSPETORIA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA E PROFISSÃO DOCENTE NO MARANHÃO IMPÉRIO
. Cadernos de Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 58–73, 31 Ago 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3394. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos