JUVENTUDES POPULARES E PROJETOS EDUCACIONAIS: construção e fortalecimento de redes de solidariedade, afeto e sociabilidade

Autores

  • Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • José Helaÿel Neto Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas-CBPF
  • Alexandre Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
  • Adriana Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
  • Daiane França Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.
  • Sérgio França Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v20n3p6-16

Palavras-chave:

Juventudes. Escolarização. Sociabilidade. Afeto.

Resumo

Existe algum consenso sobre a precariedade da formação oferecida pelas escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro. Há, inclusive, investigações sobre as causas do baixo desempenho dos estudantesem exames nacionais e também sobre os sentidos da educação escolar entre jovens pertencentes às camadas populares. Nossa pesquisa dialoga com estas questões, mas a perspectiva é diferente. Analisamoso “produto final” destes processos de escolarização: jovens pobres, com ensino médio concluído, que pretendem ingressar na Universidade, mas têm clareza sobre as falhas de sua formação escolar. Os jovens analisados frequentam um pré-vestibular popular na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.Buscam, neste espaço, o saber escolar necessário para a aprovação nos exames e também o apoio de outros jovens que se encontram na mesma situação. Este processo, que denominamos em outro momento de “escolarização fora da escola”, é permeado pela construção e fortalecimento de redes de solidariedade, afeto e sociabilidade que acabam por contribuir para a redefinição dos projetos de vida trazidos pelos jovensno momento de sua inserção no pré-vestibular. O ano letivo permite a experimentação de uma série de vivências coletivas que redefinem expectativas escolares e projetos de futuro. O processo é intermeado por emoções diversas, todas narradas pelos jovens quando reconstroem suas trajetórias. Este trabalho analisará estas narrativas com foco nas emoções associadas às mudanças de perspectiva experimentadas pelos jovens.

Palavras-chave: Juventudes. Escolarização. Sociabilidade. Afeto.

 

EDUCATIONAL PROJECTS FOR POOR YOUTH:the social construction of solidarity networks, affection and sociability

Abstract: There is some consensus about the precariousness of the education offered by public schools in the State of Rio de Janeiro. There is even research on the causes of low student performance in national tests and also on the meanings of schooling among young people belonging to poor classes. Our research dialogues with these issues, but the perspective is different. We analyze the "product" of these processes of schooling: poor youth with high school completed. They intend to join the University, but knows about the problems of your education. The investigation was conducted in the only popular “pré-vestibular” of the city of Petropolis, mountain region of Rio de Janeiro. They seek, in this place, school knowledge needed to the exams and also the support of other young people who are in the same situation. This process, which we call in another moment of "education out of school" is permeated by networks of solidarity, affection and sociability that contribute to the redefinition of life projects for young people. The school year allows experimentation with a series of collective experiences that redefine educational expectations and plans for the future. The process is added by different emotions, all narrated by the young students when they reconstruct their trajectories. This paper will examine these narratives focusing on the emotions associated with changes in perspective experienced by young people.

Keywords: Youth. Education. Sociability. Affection.

 

JUVENTUDES POPULARES Y PROYECTOS EDUCACIONALES:construcción y fortalecimiento de redes de solidaridad, afecto y sociabilidad

Resumen: Existe un consenso sobre la precariedad de la formación ofrecida por las escuelas públicas del Estado de Río de Janeiro, en Brasil. Algunas investigaciones discuten las causas del bajo rendimiento de los estudiantes en las evaluaciones de desempeño nacionales y también sobre la educación entre los jóvenes de las clases populares. Nuestra investigación dialoga con esos temas pero con otra perspectiva. Analizamosel "producto final" de estos procesos de escolarización: los jóvenes pobres que tienen secundaria completa y desean ingresar a la Universidad, pero son conscientes de los problemas de su formación. Los jóvenes analizados fueron alumnos de un curso de preparatoria para la universidad para clases populares, en la ciudad de Petrópolis, en la sierra del Estado de Rio de Janeiro. Entran en el curso con el objetivo de obtener el conocimiento escolar necesario para la aprobación en los exámenes para la Universidad y buscan el apoyo de otros jóvenes que están en la misma situación. Este proceso, que llamamos en otro momento de "educación fuera de la escuela", está permeado por la construcción y fortalecimiento de redes de solidaridad, afecto y sociabilidad que contribuyen para la redefinición de los proyectos de vida llevados por los jóvenes en el momento de su inserción en el curso preparatorio. El año escolar permite una serie de vivencias colectivas que redefinen las expectativas escolares y los proyectos del futuro. El proceso es intermediado por diversas emociones, todas narradas por los jóvenes cuando hacen la reconstrucción de sus trayectorias. En este artículo examinaremos estas narraciones centrando en las emociones asociadas a los cambios de perspectiva que experimentan los jóvenes.

Palabras clave: Juventud. Educación. Sociabilidad. Afecto.

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Biografia do Autor

Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. Seus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e outras esferas da vida social. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre estratégias familiares e projetos de escolarização nas classes populares das cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis. Integra as equipes do LaPOpE Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (http://www.lapope.fe.ufrj.br/) e do Observatório Educação e Cidade (http://www.observatorio.fe.ufrj.br/). Coordena e participa de projetos de pesquisa financiados pela FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

José Helaÿel Neto, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas-CBPF

PhD em Física pela International School for Advanced Studies in Trieste (1983). Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas-CBPF.

Alexandre Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Doutor em Biologia pela UFRJ.

Adriana Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Mestre em Letras pela UFRJ.

Daiane França, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é professora da Educação Básica e participa de projetos sociais relacionados à educação de classes populares.

Sérgio França, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis e estudante de Sistemas de computação pela Universidade Federal Fluminense. Também é consultor da empresa APRENDANET, que desenvolve uma parceria com o Governo Federal para a elaboração de projetos educacionais no Brasil. Um deles é o "professor Global", projeto de educação a distância.

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Publicado

2013-12-21

Como Citar

ROSISTOLATO, Rodrigo Pereira da Rocha; HELAŸEL NETO, José; FREIRE, Alexandre; FREIRE, Adriana; FRANÇA, Daiane; FRANÇA, Sérgio.
JUVENTUDES POPULARES E PROJETOS EDUCACIONAIS: construção e fortalecimento de redes de solidariedade, afeto e sociabilidade
. Cadernos de Pesquisa, v. 20, n. 3, p. 6–16, 21 Dez 2013 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2258. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos