POLÍTICAS PARA PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES NO GOVERNO TEMER (2016-2018):
ALINHAMENTO COM O BANCO MUNDIAL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.73Palavras-chave:
políticas educacionais, profissionalização dos professores, Banco Mundial, governo Michel TemerResumo
O artigo objetiva analisar a interferência do Banco Mundial (BM) nas políticas para profissionalização dos professores e as reformas educacionais no governo de Michel Miguel Elias Temer Lulia (Temer). O recorte temporal abrange os anos de 2016 a 2018 e o referencial teórico se ancora na contextualização crítica e histórica da problemática investigada, a partir de uma análise bibliográfica e documental. Busca-se elucidar quais foram as recomendações do BM para as políticas de profissionalização dos professores e reforma educacional no governo Temer. Os resultados apontaram que as recomendações do BM direcionaram para efetivação de políticas educacionais pautadas no gerencialismo de mercado, intensificadas por ajustes estruturais neoliberais.
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