AFASTAMENTO E ADOECIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.68

Palavras-chave:

professor, universidade, adoecimento, afastamento, Psicologia Histórico-Cultural, atividade

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma discussão sobre o adoecimento docente no Ensino Superior, a partir de dados de afastamentos do trabalho. O adoecimento expresso na dimensão individual se particulariza nos dados da Universidade – espaço de contradições que problematizam um cotidiano desumanizado e aponta para um processo social, universal, do adoecimento. Metodologicamente foram apresentados dados de 2005 a 2019 referentes ao afastamento dos(as) professores(as) de uma universidade pública, indicando que o sentido da prática docente vem sendo permeado pelo processo de alienação e que as formas de resistência ao adoecimento têm sido passivas. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados os relatórios de afastamento que registram as licenças médicas dos docentes da Universidade e o conteúdo de entrevistas de pesquisa realizadas pelos autores. O olhar parte da abordagem da Psicologia Histórico-cultural, no diálogo de seus principais representantes com teóricos da educação. Como resultado, aponta-se a necessidade de se contrapor ao obscurantismo que permeia a sociedade, não sucumbindo ao ideário neoliberal, que insiste em defender que nada pode mudar, que naturaliza o adoecimento, os afastamentos e as licenças médicas.
Entendemos que o adoecimento é resultante de um processo histórico complexo, que compreende o âmbito subjetivo, as especificidades da atividade laboral, o contexto político, social e institucional. Assim o enfrentamento tem que ser coletivo, em direção a proposição de melhores condições de trabalho. 

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Biografia do Autor

Alcione Ribeiro Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1984). Psicodramatista Didata Supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP). Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Consultora do Campo Socioeducacional desde 1985. Professora de Pedagogia Psicodramática e Metodologias Socionômicas. Coordenadora Pedagógica da Escola de Psicodrama Entre Nós/MS. Vice-presidente da Associação Entre Nós/MS – ONG que trabalha com comunidade vulnerável e educação.

Vanderlei Braulino Queiroz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004) e em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2010). É psicólogo da Prefeitura Municipal de Campo Grande (MS).

Marilda Gonçalves Dias Facci, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Psicóloga pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Educação e doutora em Educação Escolar pela UNESP – Araraquara. Professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-graduação em Psicologia da UEM e UFMS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É Editora Geral da Revista Psicologia em Estudo e da Revista Psicologia Escolar e Educacional, membro do Grupo de Trabalho de Psicologia Educacional da ULAPSI. Presidente da ABRAPEE.

Sônia da Cunha Urt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-Doutorado pela Unicamp e pela Universidad de Alcalá de Henares - Espanha e Universidade de Lisboa - Portugal. Doutora em Educação com ênfase em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Graduada em Psicologia, Pedagogia e Administração de Empresas. Professora Titular Aposentada da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora Pesquisadora Sênior dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Psicologia - GEPPE/UFMS.

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

DIAS, Alcione Ribeiro; QUEIROZ, Vanderlei Braulino; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; URT, Sônia da Cunha.
AFASTAMENTO E ADOECIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 4, p. 277–299, 21 Mai 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18439. Acesso em: 22 dez 2024.