O sofrimento e o adoecimento psíquico na pósgraduação: a unidade afetivo-cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.14Palavras-chave:
sofrimento e adoecimento, formação na pós-graduação, unidade afeto-cognição, psicologia histórico-culturalResumo
O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma pesquisa que buscou identificar e analisar a existência e as causas do sofrimento e do adoecimento de estudantes de pós-graduação em Psicologia, com fundamentos na Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação de questionários. Inicialmente será apresentada uma discussão sobre o sofrimento e o adoecimento e a unidade afeto-cognição. Em seguida, será feita a exposição das informações obtidas a partir de 135 questionários respondidos por pós-graduandos. Como resultados obteve-se que para a maior parte dos estudantes as dificuldades na formação são: conciliar o trabalho e as exigências da pós-graduação, falta de tempo, relação com o orientador, dificuldades financeiras, solidão, baixo valor das bolsas de estudo, altas exigências da pós/autocobrança e cobrança de produtividade. Além disso, muitos estudantes afirmaram vivenciar alguma forma de adoecimento e algum problema de ordem psíquica nos últimos 12 meses, como ansiedade e depressão. As redes de apoio para o enfrentamento dessas problemáticas são: os colegas, as bolsas estudantis, os orientadores e os professores. As conclusões obtidas denotam que os estudantes consideram que o sofrimento e o adoecimento psicológico estão ligados à atividade na pós-graduação. A superação do sofrimento ou adoecimento dos estudantes não pode, por isso, ser compreendida reduzindo-se a problemas individuais, mas sim levando em conta as condições histórico-sociais e analisando a unidade afetivo-cognitivo que permeia a formação. O enfrentamento deve ser coletivo, criando condições objetivas para que o espaço formativo seja potencializador do processo de desenvolvimento humano.
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