O sofrimento e o adoecimento psíquico na pósgraduação: a unidade afetivo-cognitiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.14

Palavras-chave:

sofrimento e adoecimento, formação na pós-graduação, unidade afeto-cognição, psicologia histórico-cultural

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma pesquisa que buscou identificar e analisar a existência e as causas do sofrimento e do adoecimento de estudantes de pós-graduação em Psicologia, com fundamentos na Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação de questionários. Inicialmente será apresentada uma discussão sobre o sofrimento e o adoecimento e a unidade afeto-cognição. Em seguida, será feita a exposição das informações obtidas a partir de 135 questionários respondidos por pós-graduandos. Como resultados obteve-se que para a maior parte dos estudantes as dificuldades na formação são: conciliar o trabalho e as exigências da pós-graduação, falta de tempo, relação com o orientador, dificuldades financeiras, solidão, baixo valor das bolsas de estudo, altas exigências da pós/autocobrança e cobrança de produtividade. Além disso, muitos estudantes afirmaram vivenciar alguma forma de adoecimento e algum problema de ordem psíquica nos últimos 12 meses, como ansiedade e depressão. As redes de apoio para o enfrentamento dessas problemáticas são: os colegas, as bolsas estudantis, os orientadores e os professores. As conclusões obtidas denotam que os estudantes consideram que o sofrimento e o adoecimento psicológico estão ligados à atividade na pós-graduação. A superação do sofrimento ou adoecimento dos estudantes não pode, por isso, ser compreendida reduzindo-se a problemas individuais, mas sim levando em conta as condições histórico-sociais e analisando a unidade afetivo-cognitivo que permeia a formação. O enfrentamento deve ser coletivo, criando condições objetivas para que o espaço formativo seja potencializador do processo de desenvolvimento humano. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Gonçalves Dias Facci, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação Escolar pela UNESP-Araraquara e Pós-doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP.

Referências

ANTUNES, R. Capitalismo pandémico y letalidad del trabajo: por un nuevo modo de vida. Revista Izquierda, St. Petersbutg-Russia, v. 1, p. 39-39, 2021. Disponível em: https://herramienta.com.ar/capitalismo-pandemico-y-letalidad-del-trabajo. Acesso em 10. ago 2023.

BERNARDO, M. H. Produtivismo e precariedade subjetiva na universidade pública: o desgaste mental dos docentes. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 26, spe, p. 129-139, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v26nspe/14.pdf. Acesso em: 08 fev. 2021.

CARVALHO, B. M. O sofrimento psíquico de estudantes da pós-graduação stricto sensu em Psicologia: reflexões a partir da Teoria da Atividade de A. N. Leontiev e da Patopsicologia de B. V. Zeirgarnik. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Faculdade de Ciências Humanas, Campo Grande, 2023.

CEMIN, M. Formação, adoecimento e cura: a experiência discente na pós-graduação stricto sensu na UFBA. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2021.

COSTA, C. F.; GOULART, S. Capitalismo acadêmico e reformas neoliberais no ensino superior brasileiro. Cad. EBAPE.BR, v. 16, n. 3, p. 396-409, 2018. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/65788/72433. Acesso em: 07 mar. 2021.

DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: Investigación psicológica teórica y experimental. Tradución de Marta Shuare. Moscú: Progreso, 1988.

DUARTE, A. M.; CÉSAR, M. R. A. Negação da Política e Negacionismo como Política: pandemia e democracia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109146. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DsjZ343HBXtdVySJcgmX3VS/?format=pdf. Acesso em: 23 out. 2022.

ESPER, M. B. S. B. Sofrimento/adoecimento do professor universitário e relações de trabalho: estudo a partir da psicologia histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Universidade Estadual de Marina, Maringá, 2019.

FARAGE, E. J.; COSTA, A. J. S.; SILVA, L. B. A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 1, p. 226-257, 2021. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51906. Acesso em: 22 set. 2022.

FERNANDES, M. A.; RIBEIRO, A. A. A. Saúde mental na pós-graduação: reflexões e perspectivas sobre o adoecimento entre estudantes [editorial]. Revista de Enfermagem- UFPI, Teresina, v. 13, e5307, 2024-02-17, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/5307/4285. Aceesso em: 07 fev. 2024.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones del Hombre, 1978a.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978b.

LEONTIEV, A. N. Actividad Conciencia y Personalidad. La Habana: Editorial Pueblo y Educación. 1981.

LOUZADA, R. C. R.; SILVA FILHO, J. F. Formação do pesquisador e sofrimento mental: um estudo de caso. Psicologia em estudo. Maringá, v.10, n.3, p. 451-461. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pe/v10n3/v10n3a12. Acesso em: 20 jan. 2020.

LUKÁCS, G. Ontologia do ser social: os princípios ontológicos fundamentais de Marx. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.

LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências da Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

MARTINS, F. S.; BIANCHETTI, L. O discente da pós-graduação stricto sensu: desistências e resistências, induções externas e adoecimentos. In: X CIDU - Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária., 2018, Porto Alegre. Porto Alegre: ediPUCRS, 2018. v. 1. p. 1-14.

MARX, K., Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesús Raniere, São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

MONTEIRO, P. V. R.; FACCI, M. G. D. A base afetivo-cognitiva do sofrimento psíquico: reflexões a partir da psicologia histórico-cultural. In: BELLENZANI, R.; CARVALHO, B. P. (Orgs.). Psicologia histórico-cultural na universidade: saúde mental, sofrimento psíquico e psicopatologia. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2023.

NOVAES MALAGRIS, L. E. et al. Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 184-203, 2009.

Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682009000200012&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 17 jul. 2020.

OLIVEIRA, A. S. D, PEREIRA, M. de S; LIMA, L. M. Trabalho, produtivismo e adoecimento dos docentes nas universidades públicas brasileiras. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo,v. 21, n. 3,p. 609-619, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n3/2175-3539-pee-21-03-609.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.

PIZZIO, A; KLEIN, K. Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n.131, p. 493-513, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v36n131/1678-4626-es-36-131-00493.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

SILVA, F. G. Inconsciente e adoecimento psíquico na psicologia soviética. Relatório (Pós-doutorado). Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Botucatu/SP, Linha de pesquisa Saúde Mental, 2019.

SILVA, S. M. C.; SILVA: L. B.; PEGORARO, R. F.; MIRANDA, G. J. M.; FERREIRA, N. T.; SILVA, Y. B. Sofrimento de estudantes na Pós-Graduação Stricto Sensu – Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a compreensão do Fenômeno. In: FACCI, M. G. D.; FILHO, A. M.; FÍRBIDA, F. B. Pesquisas e práticas sobre o sofrimento e o adoecimento com fundamentos na psicologia histórico-cultural. Curitiba: Appris, 2024. (No prelo).

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas IV: Psicología infantil. Traducción de Lidia Kuper. Madrid: Visor, 1996.

ZEIGARNIK, B. V. Introducción a la Patopsicologia. La Habana: Científico Técnica, 1979.

ZEIGARNIK, B. V. Psicopatologia. Madrid: Akal Editor, 1981.

ZOTESSO, M. C. Sofrimento psicológico em pós-graduandos: aspectos emocionais e comportamentais. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2021.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

FACCI, Marilda Gonçalves Dias; MARINO FILHO, Armando; MONTEIRO, Patricia Verlingue Ramires; SILVA, Silvia Maria Cintra da.
O sofrimento e o adoecimento psíquico na pósgraduação: a unidade afetivo-cognitiva
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–29, 30 Jun 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23338. Acesso em: 4 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos