Prática pedagógica criativa: análise de produções brasileiras a partir da psicologia histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n1p323-347Palavras-chave:
Criatividade, Professor, Psicologia histórico-culturalResumo
O objetivo deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa que teve como finalidade analisar como a criatividade do professor tem sido compreendida atualmente, tendo como referência a Psicologia Histórico-Cultural. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfi ca, tomando como referência produções indexadas no período de 2010 a 2015, em três bases eletrônicas: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; o Scientifc Eletronic Library Online – Scielo; e o Google Acadêmico. A primeira parte do artigo destina-se a explanação do desenvolvimento da criatividade, tal como posta pelos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. A seguir, discorreremos sobre a forma como alguns autores, mencionados na bibliografi a pesquisada, compreendem o desenvolvimento da criatividade, assim como o que estes autores consideram como fatores determinantes a criatividade na prática pedagógica. Na sequência, serão apresentados exemplos de práticas pedagógicas tidas como criativas. Informações a respeito da qualidade das apropriações dos professores e a consequência das mesmas sobre a possibilidade de atuações criativas serão colocadas no tópico posterior. Concluindo, analisamos que, geralmente, o desenvolvimento da criatividade é considerando como resultado de mero esforço individual, sem que haja uma discussão aprofundada sobre quais os fatores responsáveis por sua existência, ou ausência, e de que modo estes se desenvolvem. Defendemos a criatividade como função psicológica superior, portanto, esta deve ser compreendida como uma capacidade que se desenvolve a partir da apropriação da cultura elaborada historicamente pelos homens e não apenas pela presença ou ausência de um conjunto de comportamentos ligados a um estereótipo.
Palavras-chave: Criatividade. Professor. Psicologia histórico-cultural.
Creative pedagogical practice: analysis of brazilian productions from historical-cultural psychology
Abstract
The result of a research on the manner teachers´ creativity is currently understood, is provided, foregrounded on Historical and Cultural Psychology. A bibliographical research has been performed with regard to productions indexed between 2010 and 2015, in three electronic databases, namely, The Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Scientific Electronic Library Online (Scielo), and Academic Google. The first section deals with the development of creativity posited by Historical and Cultural Psychology. The manner some authors, mentioned in the bibliography, comprehend the development of creativity and what they consider determining factors of creativity in pedagogical practice is discussed. Examples of creative pedagogical practices are given. Information follows on the quality of appropriations by teachers and their consequences on the possibility of creative practices. Results show that, as a rule, the development of creativity is the result of mere individual effort without any in-depth discussion on the factors that cause its presence or absence and the manner they develop. The author holds that creativity, as a higher psychological function, should be understood as the capacity developed through the appropriation of historically elaborated culture and not as the presence or absence of a set of behavior types linked to a stereotype.
Keywords: Creativity. Teacher. Historical-cultural psychology.
Práctica pedagógica creativa: análisis de producciones brasileñas a partir de la psicología histórico-cultural
Resumen
En este artículo se tuvo por objetivo presentar resultados de una investigación que tuvo finalidad analizar cómo la creatividad del profesor ha sido comprendida actualmente, teniendo como referencia la Psicología Histórico-Cultural. La metodología utilizada fue la investigación bibliográfica, tomándose como referencia producciones indexadas en el período de 2010 a 2015 en tres bases electrónicas: la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Tesinas; el Scientifc Eletronic Library Online – Scielo; y el Google Académico. La primera parte del artículo se destina a la explanación del desarrollo de la creatividad tal como puesta por los teóricos de la Psicología Histórico-Cultural. A seguir, explanaremos sobre la forma como algunos autores, mencionados en la bibliografía investigada, comprenden el desarrollo de la creatividad, así como lo que estos autores consideran como factores determinantes de la creatividad en la práctica pedagógica. En la secuencia serán presentados ejemplos de prácticas pedagógicas consideradas como creativas Informaciones a respeto de la calidad de las apropiaciones de los profesores y la consecuencia de ellas sobre la posibilidad de actuaciones creativas serán colocadas en el tópico posterior. Concluyendo analizamos que, generalmente, el desarrollo de la creatividad es considerando como resultado de puro esfuerzo individual, sin que haya una discusión profundizada sobre cuales los factores responsables por su existencia o ausencia y de qué modo estos se desarrollan. Defendemos la creatividad como función psicológica superior, por lo tanto, esta debe ser comprendida como una capacidad que se desarrolla a partir de la apropiación de la cultura elaborada históricamente por los hombres y no solo por la presencia o ausencia de un conjunto de comportamientos ligados a un estereotipo.
Palabras clave: Creatividad. Profesor. Psicología histórico-cultural.
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