PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:
UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.71Palavras-chave:
pedagogia social, educação social, práticas educativas não escolaresResumo
O presente artigo, de fundamentação teórica sobre Pedagogia Social, tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da organização do campo do saber da Pedagogia Social Espanhola para as práticas de Educação Social no Brasil. Esse artigo é um recorte de uma pesquisa, sistemática e contínua, sobre as práticas educativas não escolares realizadas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2016. A partir das reflexões de autores de língua espanhola, como Mendizábal (2017), Serrano, Llamas; Fernández-García (2014), Krichesky (2011), Esteban (2005) e Esteban, Gómez & Martínez (2013), o trabalho define o campo do saber da Pedagogia Social, a organização da Pedagogia Social na Espanha, as referências utilizadas por esse campo de saber para dar forma a suas práticas ao longo do tempo-espaço histórico e as possíveis relações – encontros e desencontros – com algumas práticas e realidades existentes no contexto da Educação Social brasileira. Dessa forma, podemos inferir que o exercício reflexivo sobre as práticas educativas sociais em outras realidades, como a espanhola, se faz relevante para que possamos construir o nosso próprio caminho reflexivo sobre as nossas práticas educativas não escolares potencializando, assim, um campo teórico importante para que possamos pensar novas práticas educativas e atitudes diante dos desafios socioeducativos em nosso próprio país.
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