PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:

UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.71

Palavras-chave:

pedagogia social, educação social, práticas educativas não escolares

Resumo

O presente artigo, de fundamentação teórica sobre Pedagogia Social, tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da organização do campo do saber da Pedagogia Social Espanhola para as práticas de Educação Social no Brasil. Esse artigo é um recorte de uma pesquisa, sistemática e contínua, sobre as práticas educativas não escolares realizadas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2016. A partir das reflexões de autores de língua espanhola, como Mendizábal (2017), Serrano, Llamas; Fernández-García (2014), Krichesky (2011), Esteban (2005) e Esteban, Gómez & Martínez (2013), o trabalho define o campo do saber da Pedagogia Social, a organização da Pedagogia Social na Espanha, as referências utilizadas por esse campo de saber para dar forma a suas práticas ao longo do tempo-espaço histórico e as possíveis relações – encontros e desencontros – com algumas práticas e realidades existentes no contexto da Educação Social brasileira. Dessa forma, podemos inferir que o exercício reflexivo sobre as práticas educativas sociais em outras realidades, como a espanhola, se faz relevante para que possamos construir o nosso próprio caminho reflexivo sobre as nossas práticas educativas não escolares potencializando, assim, um campo teórico importante para que possamos pensar novas práticas educativas e atitudes diante dos desafios socioeducativos em nosso próprio país.

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Biografia do Autor

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor efetivo do PPGEdu (Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011). Coordenador do Laboratório de Pesquisas e Produtos Pedagógicos para/com Educadores Sociais – LaPPes – UERJ e do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas Fora da Sala de Aula, registrado na SR2-SR3 da UERJ/FFP. 

Marcio Bernardino Sirino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ); Mestre em Educação (UNIRIO); Especialista em Gestão da Educação Pública (UNIFESP); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF/Angra dos Reis); Pedagogo (UCB); Gestor, Pesquisador e Tutor em EaD do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (FFP/UERJ); Líder do Coletivo de Leituras e Investigações em Pedagogia Social (CLIPS/UCB); Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e Integrante do Grupo de Pesquisa Currículo: conhecimento & cultura (UERJ). 

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

FERREIRA, Arthur Vianna; SIRINO, Marcio Bernardino.
PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 4, p. 353–369, 21 Mai 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13458. Acesso em: 22 dez 2024.