"A IMAGINAÇÃO AO PODER":

TENTATIVAS DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE E DE DEMOCRATIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PORTUGUESA E BRASILEIRA, NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.62

Palavras-chave:

Universidade luso-brasieleira, Movimento Estudantil, História da Educação

Resumo

Este texto nasce de um convite: aprofundar o conhecimento sobre a circulação de ideias pedagógicas entre Portugal e Brasil. Para tanto,  descrevemos e analisamos criticamente parte da ação dos movimentos estudantis que ocorreram em Portugal e no Brasil, nos anos 1960 e 70. Procuramos desenvolver um estudo histórico e teórico, sobre os pontos de contacto entre Nise da Silveira, psiquiatra brasileira, e Manuela Malpique, professora de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Estabelecemos um paralelo com a obra de Paulo Freire, contemporânea dos dois exemplos aqui tratados, e que nos ajuda a perceber a relação entre a ideia de democratização da universidade e, sobretudo, uma transformação da sociedade elitista, classista, capitalista que a universidade tem alimentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amaral, Alberto, & Magalhães. António The triple crisis of the university and its reinvention. Higher Education Policy, 16(2), 239-253, 2003.

Amorim, José Pedro & Cortesão, Luiza. Refletindo sobre algumas das interessantes transgressões da obra de Freire. Saber & Educar, 31(2), 1-9. https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29368

Antunes, Maria João. Lutas dos estudantes na ditadura e sua influência nas transformações educativas após o 25 de Abril – Os movimentos estudantis do Porto (Tese de Doutoramento). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, Portugal.2002

Artaud, Antonin (1947/1995). História vivida de Artaud-Momo (frente-a-frente). Hiena.1995

Azevedo, Rodrigo, Felgueiras, Margarida & Barroso, António (Orgs.) Cultura escolar, migrações e cidadania: livro de resumos. VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. 2008.

Bourdieu, Pierre (1997). Razões Práticas. Sobre a teoria da acção. Celta.1997.

Brandão, Carlos R. & Assumpção, Raiane. Cultura rebelde – escritos sobre a educação popular ontem e agora. Instituto Paulo Freire.2009

Calderón, Adolfo Ignacio. Responsabilidade social universitária: contribuições para o fortalecimento do debate no Brasil. Estudos: Revista da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, 24(36), 7-22, 2006

Caramelo, João. Educação e Desenvolvimento Comunitário num processo de transição autogestionário (Tese de Doutoramento). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, Portugal.2010.

Cerqueira, Vera & Felgueiras, Margarida Louro.Pedagogias da Alteridade. Perspetivas sobre a emoção de lidar: Manuela Malpique e Nise da Silveira. Revista de Educação Pública Cuiabá, 27(66), 927-949. 2018.

Cohn-Bendit, Daniel, Sartre, Jean-Paul, & Marcuse, Herbert . La imaginación al poder. Argonauta.1978.

Fávero, Maria de Lourdes . Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, 28, 17-36. 2006.

Fávero, Maria de Lourdes . A UNE em tempos de autoritarismo. UFRJ.2009.

Felgueiras, Margarida Louro.Constituição de acervos de educação em Portugal: problemas e práticas. Comunicação apresentada ao XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana: Sujetos, poder y disputas por la educación, realizado de 6 a 9 de maio de 2014. Texto não publicado.

Felgueiras, Margarida Louro .Manuela Malpique: a mulher, a investigadora e a pedagoga (1932-1999). In Reitoria da Universidade do Porto (Org.). Manuela Malpique: reinventar a educação, reinventar a utopia democrática (pp. 7-32). Universidade do Porto.2007

Felgueiras, Margarida Louro & Ferreira, António Gomes .Prefácio a quatro vozes e dois tons. In Margarida Louro Felgueiras & Maria Cristina Menezes (Orgs.), Rogério Fernandes. Questionar a sociedade, interrogar a história, (re)pensar a educação (pp. 15-21). Afrontamento.2004

Fernandes, Rogério & Adão, Áurea (Orgs.) Leitura e escrita em Portugal e no Brasil 1500-1970: actas do 1.º congresso luso-brasileiro de história da educação. 3 volumes. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.1998

Freire, Paulo .Educação e atualidade brasileira. Tese de concurso para a cadeira de História e Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes de Pernambuco.1959

Freire, Paulo .Pedagogia do oprimido. Afrontamento.1972

Freire, Paulo). Cartas à Guiné-Bissau. Registros de uma experiência em processo. 4. edição. Paz e Terra.1978

Freire, Paulo. Educação e mudança. 26. edição. Paz e Terra. 1979/2002

Freire, Paulo.A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 39. edição. Cortez. 1992/2000

Freire, Paulo .Cartas a Cristina. Reflexões sobre minha vida e práxis. 2. edição. Paz e Terra. (1994/2015).

Freire, Paulo. À sombra desta mangueira. 3. edição. Olho d’Água. (1995/2000).

Freire, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. 9. edição. Olho d’Água. 1998.

Freire, Paulo.Pedagogia da indignação. Cartas pedagógicas e outros escritos. 4. reimpressão. UNESP.2000

Gadotti, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire.2017

Gadotti, Moacir. Alfabetizar e Politizar. Angicos, 50 anos depois. Foro de Educación, 12(16), 51-70. 2014.

Gohn, Maria. Os movimentos e as lutas do período de 1964 a 2004 em São Paulo. Anais do VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra, de 16 a 18 de setembro. Disponível em https://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/MariaGohn.pdf, em novembro de 2023.2004.

Hobsbawm, Eric. A Era dos Extremos. A História do século XX (1914-1991). Presença.1997

Idalgo, Gabriel, Correia, José Alberto, & Medina, Teresa . A crise do trabalho nos discursos de universidades públicas portuguesas: a epistemologia do contrabandista na sociedade do conhecimento. Trabalho & Educação, 28(1), 13–27. https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9794. 2019

Jung, Carl G.O espírito na arte e na ciência. Vozes.2012

Lima, Licínio.A gestão democrática das escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? Educação & Sociedade, 35, 1067-1083.2014

Loff, Manuel. 1968 na história da mobilização social e política: Uma interpretação. In F. Bessa Ribeiro, M. C. Silva, A. Janela Afonso, C. M. Soeiro Matos, F. Azevedo Mendes, I. M. Estrada Carvalhais, S. C. Conduto Sousa, & A. M. Reis Jorge (Eds.), Karl Marx: Legado, Críticas e Atualidade (pp. 343-355). Húmus.2022.

Malpique, Manuela.A Vida e as suas histórias: Projecto, Vida e Posições Existenciais. In Comunicações do Seminário Internacional: A Escola Primária: entre a imagem e a memória, Porto, pp. 65-72.2000

Malpique, Manuela .Histórias de Vida. Campo de Letras.2002

Malpique, Manuela. Na escola, o imaginário (dos alunos) é colonizado pela razão (dos professores)? In Repensar a Escola 1.as Jornadas Pedagógicas (pp. 7-17). Universidade Católica Portuguesa (Pólo de Leiria).1996

Marwick, Arthur The Sixties: Cultural Revolution in Britain, France, Italy and The United States, c. 1958- c.1974. Oxford University.1998.

Nóvoa, António. Educação 2021: Para uma história do futuro. Educação, Sociedade & Culturas, 41, 171-185.2014

Oliveira, Luísa Tiago. Estudantes e Povo na Revolução. O serviço cívico estudantil (1974-1977). Oeiras: Celta Editora. 2004.

Pax Romana. La Responsabilidad Social de la Universidad: Actas del XXV Congreso mundial de Montevideo. Estela. 1966.

Pinto, António & Paris, André. Democratization and its legacies. In J. M. Fernandes, P. C. Magalhães & A. C. Pinto (Eds.), The Oxford handbook of Portuguese Politics (pp. 18-37). Oxford University.2023

Poerner, Arthur J. .O poder jovem: história da participação política dos estudantes brasileiros. Booklink.2004

Pompeu e Silva, José O. & Reily, Lucia (Orgs.) .Marcas e Memórias: Almir Mavignier e o Ateliê de Pintura de Engenho de Dentro. Komedi.2012.

Silveira, Nise (Coord.) . Casa das Palmeiras: A emoção de lidar. Uma experiência em Psiquiatria. Alhambra.1986

Silveira, Nise . Imagens do Inconsciente. Alhambra.1981

Stoer, Stephen R. A reforma de Veiga Simão no ensino: projecto de desenvolvimento social ou «disfarce humanista»? Análise social, 19(77/79), 793-822.1983

Downloads

Publicado

2024-01-22

Como Citar

AMORIM, José Pedro; ANTUNES, Maria João; CERQUEIRA , Vera.
"A IMAGINAÇÃO AO PODER":: TENTATIVAS DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE E DE DEMOCRATIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PORTUGUESA E BRASILEIRA, NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 4, p. 157–181, 22 Jan 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/22926. Acesso em: 21 nov 2024.