PLANEJAMENTO CURRICULAR:
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.74Palavras-chave:
currículo, planejamento, prática pedagógicaResumo
Este estudo analisou concepções de professoras sobre o planejamento curricular, de modo a compreender como ele é materializado no exercício docente por meio de suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo campo de estudo foi uma escola pública do município de Vitória da Conquista, tendo como sujeitos quatro docentes que lecionam no Ensino Médio. Para o levantamento das informações, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam que, na concepção das professoras, o planejamento curricular é de fundamental importância, pois direciona a atividade docente, dando segurança ao professor frente aos desafios e incertezas que permeiam a ação pedagógica. Contudo, as professoras destacaram que o planejamento pode ser influenciado por diversos fatores, como falta de estrutura das escolas, que contribuem negativamente para prática pedagógica; a ausência de coordenador pedagógico, bem como as condições de trabalho também foram aspectos evidenciados como desmotivadores no exercício da docência. Nesse sentido, as docentes afirmam que planejam em conformidade com as deliberações da escola, no entanto, a relevância dos conteúdos abordados para o aluno é o principal critério que consideram. Desse modo, o investimento na formação, a valorização docente e a melhoria da infraestrutura escolar foram os fatores apontados como fundamentais e que precisam ser priorizados para possibilitar condições favoráveis ao desenvolvimento da docência. Tais resultados realçam a complexidade do papel do professor, ultrapassando a percepção de mero executor do currículo, uma vez que ele é o protagonista de todo o processo educativo.
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