CONTRASTES CURRICULARES DE CURSOS DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DO BRASIL E PORTUGAL:
A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM PAUTA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.63Palavras-chave:
Currículo, Inovação Pedagógica, Mestrado em EducaçãoResumo
O artigo aborda a inovação pedagógica no currículo de cursos de formação de profissionais da educação no âmbito da pós-graduação stricto sensu, mais precisamente do Mestrado Profissional em Educação do Programa de Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da Universidade Federal da Bahia, e do Mestrado em Educação com especialidade em Inovação Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Apresenta resultados de um estudo delineado metodologicamente pela Pesquisa Contrastiva, traçada por uma bricolagem de abordagem multirreferencial que, em sua primeira fase, objetivou compreender contrastes da inovação pedagógica, conforme expressas nas propostas dos referidos cursos, tendo como esteio a análise documental. Como resultados, destacam-se: 1. a aproximação das concepções de inovação expressas nas propostas pedagógicas e vinculadas à formação objetivada pelos cursos; 2. o distanciamento entre os desenhos curriculares; e 3. as similidades quanto à prospecção de seus impactos sociais, em contrapartida ao espaçamento dos horizontes de intervenção. O estudo destaca, ainda, que ante suas especifidades, ambos os programas se preocupam em alicerçar a produção de conhecimento sobre os/nos percursos de criação de propostas inovadoras nos prórios espaços educativos, ou seja, sobre as inovações pedagógicas em suas dimensões instituintes.
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