Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Notícias
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Indexadores
Contato
Buscar
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 16, n. 2, maio/ago. 2023
v. 16, n. 2, maio/ago. 2023
Publicado:
2023-07-13
Expediente
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Editorial
Editorial
Lélia Cristina Silveira de Moraes
12-13
Artigos
Contribuições da educação popular para o trabalho de desconstrução do bolsonarismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.21
Maurício Mogilka
14-32
PDF
Políticas curriculares da Educação Básica no Brasil
uma reflexão sobre o avanço do neotecnicismo na Base Nacional Comum Curricular e no Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.22
Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Rodrigo Pivetta Werlang, Diego Bechi
33-60
PDF
Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.23
Marco Antônio de Oliveira Gomes, José Claudinei Lombardi, Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares
61-86
PDF
Atuação da política de transporte escolar no município de Cuitegi/PB
contribuições para o acesso e permanência
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.24
Larissa Amaro dos Santos, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
87-114
PDF
Transtorno do espectro autista em questão
debates acerca da inclusão no ensino regular
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.25
Cristiane Gomes, Elaine Conte
115-146
PDF
Educação, emancipação, desenvolvimento e alteridades
um diálogo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.26
Antônio Dias Nascimento, Anaéli Silva Bastos
147-167
PDF
A miséria do saber
considerações sobre a Reforma do Ensino Médio em tempos de crise prolongada do capital
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.27
Helton Messini da Costa
168-198
PDF
Competências Pedagógicas em Masetto
um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.28
Estela Maris Giordani, Nandria Scherer, Thays Corrêa Ramires
199-221
PDF
Formação de professores para a educação profissional e tecnológica
adversidades e instrumentalidade
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.29
Josimar de Aparecido Vieira, Daize Duarte Sampaio, Gisele Santos de Oliveira
222-248
PDF
Educação Física no ensino remoto
contribuições e reflexões a partir do estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.30
Renan Santos Furtado, Elane Cristina Pinheiro Monteiro
249-274
PDF
A permanência estudantil em universidades privadas para alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.31
André Pires, Maynara de Oliveira Ribeiro, Henrique Prinhorato
275-301
PDF
Reforma do Ensino Médio e a identidade profissional dos professores dos Institutos Federais
um estudo de revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.32
Solema Sanches Valverde, Maria de Lourdes Ramos da Silva
302-331
PDF
Interações discursivas em uma prática de educação ambiental
a (des)autorização para participação nos debates públicos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.33
Lisiane Abruzzi de Fraga, Dalva Maria Bianchini Bonotto
332-360
PDF
As narrativas de jovens universitários das camadas populares sobre suas trajetórias escolares
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.34
Celecina de Maria Veras Sales, Francisca Lidiane Araújo de Souza
361-391
PDF
Inclusão dos estudantes com deficiência visual no ensino superior como objeto de estudo dos grupos de pesquisa de educação especial e educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.35
Elisabete Cristina Pereira Eches
392-417
PDF
A monumentalização de Felipe Tiago Gomes na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (1943-1994)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.36
Arthur Rodrigues de Lima, Fabiana Sena
418-437
PDF
O conhecimento ancestral dos profetas da chuva e sua continuidade ameaçada
onde entra a escola?
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.37
Yls Rabelo Câmara
438-465
PDF
Edição Completa
Edição Completa
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Palavras-chave
Educação
educação
EJA
currículo
Currículo
BNCC
representações sociais
resistência
Inclusão
Ensino
colonialidade
Enviar Submissão
Enviar Submissão
ARTIGOS MAIS LIDOS DO ANO
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1360
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
1303
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
1020
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
784
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
619
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
586
Os usos do conceito de branquitude para uma educação antirracista no Brasil
424
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental
419
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994. 334 p.
401
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
368
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
362
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita
347
A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira
330
Capitalismo e Racionalidade Neoliberal: implicações na política educacional e no processo de formação humana
320
Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades na alfabetização
277
Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora
274
Interseccionalidade e imagens de controle
259
Verdadeiro ou falso? Uma análise dos mitos que permeiam a temática das altas habilidades/ superdotação
256
Por uma pedagogia antirracista no ensino de Ciências
255
Competências Pedagógicas em Masetto
243