Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Início
Archives
Comité éditorial
Annonces
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Indexadores
Coordonnées
Rechercher
Rechercher
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Rechercher
Rechercher
Accueil
/
Archives
/
v. 16, n. 2, maio/ago. 2023
v. 16, n. 2, maio/ago. 2023
Publié-e:
2023-07-13
Expediente
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
Lélia Cristina Silveira de Moraes
12-13
Artigos
Contribuições da educação popular para o trabalho de desconstrução do bolsonarismo no Brasil
Maurício Mogilka
14-32
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.21
Políticas curriculares da Educação Básica no Brasil
uma reflexão sobre o avanço do neotecnicismo na Base Nacional Comum Curricular e no Novo Ensino Médio
Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Rodrigo Pivetta Werlang, Diego Bechi
33-60
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.22
Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil
Marco Antônio de Oliveira Gomes, José Claudinei Lombardi, Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares
61-86
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.23
Atuação da política de transporte escolar no município de Cuitegi/PB
contribuições para o acesso e permanência
Larissa Amaro dos Santos, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
87-114
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.24
Transtorno do espectro autista em questão
debates acerca da inclusão no ensino regular
Cristiane Gomes, Elaine Conte
115-146
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.25
Educação, emancipação, desenvolvimento e alteridades
um diálogo contemporâneo
Antônio Dias Nascimento, Anaéli Silva Bastos
147-167
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.26
A miséria do saber
considerações sobre a Reforma do Ensino Médio em tempos de crise prolongada do capital
Helton Messini da Costa
168-198
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.27
Competências Pedagógicas em Masetto
um estudo bibliométrico
Estela Maris Giordani, Nandria Scherer, Thays Corrêa Ramires
199-221
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.28
Formação de professores para a educação profissional e tecnológica
adversidades e instrumentalidade
Josimar de Aparecido Vieira, Daize Duarte Sampaio, Gisele Santos de Oliveira
222-248
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.29
Educação Física no ensino remoto
contribuições e reflexões a partir do estágio supervisionado
Renan Santos Furtado, Elane Cristina Pinheiro Monteiro
249-274
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.30
A permanência estudantil em universidades privadas para alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni)
André Pires, Maynara de Oliveira Ribeiro, Henrique Prinhorato
275-301
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.31
Reforma do Ensino Médio e a identidade profissional dos professores dos Institutos Federais
um estudo de revisão sistemática
Solema Sanches Valverde, Maria de Lourdes Ramos da Silva
302-331
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.32
Interações discursivas em uma prática de educação ambiental
a (des)autorização para participação nos debates públicos
Lisiane Abruzzi de Fraga, Dalva Maria Bianchini Bonotto
332-360
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.33
As narrativas de jovens universitários das camadas populares sobre suas trajetórias escolares
Celecina de Maria Veras Sales, Francisca Lidiane Araújo de Souza
361-391
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.34
Inclusão dos estudantes com deficiência visual no ensino superior como objeto de estudo dos grupos de pesquisa de educação especial e educação inclusiva
Elisabete Cristina Pereira Eches
392-417
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.35
A monumentalização de Felipe Tiago Gomes na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (1943-1994)
Arthur Rodrigues de Lima, Fabiana Sena
418-437
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.36
O conhecimento ancestral dos profetas da chuva e sua continuidade ameaçada
onde entra a escola?
Yls Rabelo Câmara
438-465
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.37
Edição Completa
Edição Completa
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF (Português (Brasil))
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Mots-clés
Faire une soumission
Faire une soumission
Block title
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
1179
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
1123
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1039
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
978
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
967
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
749
A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira
741
O Ensino Médio no Brasil: desafios históricos, reformas recentes e perspectivas futuras
567
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
557
Sistema de escrita alfabética: problematizando um sistema conceitual
490
Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades na alfabetização
466
“Eu vou falar de nós ganhando...”: confabulando outros currículosvidas para juventudes LGBTTQIAPNb+ nômadesdissidentes em gênerosexualidades à flor da pele
464
Representações sociais sobre o “ser aluno do Proeja”
456
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental
449
O discurso neoliberal no Ensino Médio: o Projeto de Vida e a construção do empreendedor de si
449
O saber de comunidades tradicionais acerca do uso e preservação de sementes crioulas
448
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
444
Educação escolar de adolescentes privados de liberdade: análise bibliográfica sobre teses e dissertações
442
Interseccionalidade e imagens de controle
375
Capitalismo e Racionalidade Neoliberal: implicações na política educacional e no processo de formação humana
369