Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Notícias
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Indexadores
Contato
Buscar
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 16, n. 2, maio/ago. 2023
v. 16, n. 2, maio/ago. 2023
Publicado:
2023-07-13
Expediente
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Editorial
Editorial
Lélia Cristina Silveira de Moraes
12-13
Artigos
Contribuições da educação popular para o trabalho de desconstrução do bolsonarismo no Brasil
Maurício Mogilka
14-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.21
Políticas curriculares da Educação Básica no Brasil
uma reflexão sobre o avanço do neotecnicismo na Base Nacional Comum Curricular e no Novo Ensino Médio
Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Rodrigo Pivetta Werlang, Diego Bechi
33-60
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.22
Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil
Marco Antônio de Oliveira Gomes, José Claudinei Lombardi, Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares
61-86
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.23
Atuação da política de transporte escolar no município de Cuitegi/PB
contribuições para o acesso e permanência
Larissa Amaro dos Santos, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
87-114
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.24
Transtorno do espectro autista em questão
debates acerca da inclusão no ensino regular
Cristiane Gomes, Elaine Conte
115-146
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.25
Educação, emancipação, desenvolvimento e alteridades
um diálogo contemporâneo
Antônio Dias Nascimento, Anaéli Silva Bastos
147-167
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.26
A miséria do saber
considerações sobre a Reforma do Ensino Médio em tempos de crise prolongada do capital
Helton Messini da Costa
168-198
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.27
Competências Pedagógicas em Masetto
um estudo bibliométrico
Estela Maris Giordani, Nandria Scherer, Thays Corrêa Ramires
199-221
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.28
Formação de professores para a educação profissional e tecnológica
adversidades e instrumentalidade
Josimar de Aparecido Vieira, Daize Duarte Sampaio, Gisele Santos de Oliveira
222-248
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.29
Educação Física no ensino remoto
contribuições e reflexões a partir do estágio supervisionado
Renan Santos Furtado, Elane Cristina Pinheiro Monteiro
249-274
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.30
A permanência estudantil em universidades privadas para alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni)
André Pires, Maynara de Oliveira Ribeiro, Henrique Prinhorato
275-301
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.31
Reforma do Ensino Médio e a identidade profissional dos professores dos Institutos Federais
um estudo de revisão sistemática
Solema Sanches Valverde, Maria de Lourdes Ramos da Silva
302-331
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.32
Interações discursivas em uma prática de educação ambiental
a (des)autorização para participação nos debates públicos
Lisiane Abruzzi de Fraga, Dalva Maria Bianchini Bonotto
332-360
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.33
As narrativas de jovens universitários das camadas populares sobre suas trajetórias escolares
Celecina de Maria Veras Sales, Francisca Lidiane Araújo de Souza
361-391
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.34
Inclusão dos estudantes com deficiência visual no ensino superior como objeto de estudo dos grupos de pesquisa de educação especial e educação inclusiva
Elisabete Cristina Pereira Eches
392-417
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.35
A monumentalização de Felipe Tiago Gomes na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (1943-1994)
Arthur Rodrigues de Lima, Fabiana Sena
418-437
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.36
O conhecimento ancestral dos profetas da chuva e sua continuidade ameaçada
onde entra a escola?
Yls Rabelo Câmara
438-465
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.37
Edição Completa
Edição Completa
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Palavras-chave
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Artigos mais lidos
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1195
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
1035
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
905
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
411
Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora
391
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994. 334 p.
361
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
361
Educação e Política
350
Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integral: uma análise a partir da percepção dos professores de uma escola do município de Redenção/CE
291
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
289
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
286
Relações etnico-racias: o pensamento decolonial e a prática pedagógica para uma educação antirracista
273
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
261
As quatro vertentes interpretativas da Filosofia Brasileira
250
Entre insurgências e ataques a educação
241
Tem um aluno autista na minha sala! - desafios da educação inclusiva no curso de Pedagogia da Unemat de Sinop
236
Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC
216
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita
213
Verdadeiro ou falso? Uma análise dos mitos que permeiam a temática das altas habilidades/ superdotação
210
Construção e validação do questionário Bullying na Escola: a percepção dos professores
205