Interações discursivas em uma prática de educação ambiental

a (des)autorização para participação nos debates públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.33

Palavras-chave:

educação ambiental, discursos, pensamento decolonial

Resumo

Considerando a importância de processos educativos que abordem a questão agrária e os problemas socioambientais, faz-se necessário identificar limites e possibilidades envolvendo tais processos. A partir dessa problemática, buscamos analisar, nos discursos de estudantes, as percepções deles a respeito da atuação diante de questões socioambientais, considerando diferentes papéis sociais. Realizamos atividades envolvendo teatro-ação junto a estudantes da educação básica, em que eram problematizadas situações que abarcam algumas dessas questões. Os discursos que ocorriam foram registrados e analisados tendo como referenciais Fairclough e o círculo de Bakhtin. Encontramos, nos enunciados destacados para este artigo, aspectos da colonização de discursos demarcando relações de poder que limitam a participação em debates públicos envolvendo temas socioambientais. Os resultados apontam para a necessidade de decolonização de discursos e do diálogo de saberes (a argumentação) nos debates públicos em detrimento da hierarquização de conhecimentos e modos de ser no mundo, característica dos processos de colonização.

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Biografia do Autor

Lisiane Abruzzi de Fraga, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação pela Unesp/RC. Mestrado em Educação pela Unesp/RC.

Dalva Maria Bianchini Bonotto, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação pelo Centro de Educação e Ciências Humanas/UFSCar. Pós-Doutora junto à Facultad de Pedagogía da Universidad de Barcelona. Livre docente em Educação Ambiental pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Rio Claro).

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

FRAGA, Lisiane Abruzzi de; BONOTTO, Dalva Maria Bianchini.
Interações discursivas em uma prática de educação ambiental: a (des)autorização para participação nos debates públicos
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 332–360, 13 Jul 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20867. Acesso em: 4 dez 2024.

Edição

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Artigos