A permanência estudantil em universidades privadas para alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.31

Palavras-chave:

ProUni, universidade, permanência

Resumo

Este artigo explora a oferta de apoio social e de atividades extracurriculares destinada aos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) nas universidades privadas. Além disso, expõe resultados de uma pesquisa nos sítios institucionais de 57 universidades sem fins lucrativos de maneira a apresentar um inventário de como essas instituições oferecem ações de permanência. Os resultados indicam que somente uma parcela muito pequena dos bolsistas do ProUni tem acesso a ações relacionadas à permanência, número que decai ainda mais quando se consideram atividades com algum tipo de remuneração. Há diferenças muito grandes em favor do segmento não lucrativo em relação ao lucrativo. Outras dimensões, como moradia, transporte e alimentação, embora fundamentais, são praticamente inexistentes nas IES consultadas. Espera-se contribuir para o debate sobre a permanência dos bolsistas do ProUni, com destaque para a necessidade de se ampliarem ações sobre essas questões no segmento privado.

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Biografia do Autor

André Pires, Universidade de Sorocaba

Doutor em Ciências Sociais. Professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Sorocaba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas de Educação Superior - GEPES-Uniso

Maynara de Oliveira Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do grupo de pesquisa GRAPSE - Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais

Henrique Prinhorato, Universidade de Sorocaba

Bacharel em Administração pela Universidade de Sorocaba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas de Educação Superior - GEPES-Uniso

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

PIRES, A.; RIBEIRO, M. de O.; PRINHORATO, H. A permanência estudantil em universidades privadas para alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni). Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 275–301, 2023. DOI: 10.18764/2358-4319v16n2.2023.31. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20965. Acesso em: 22 fev. 2024.

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Seção

Artigos