A permanência estudantil em universidades privadas para alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.31

Palavras-chave:

ProUni, universidade, permanência

Resumo

Este artigo explora a oferta de apoio social e de atividades extracurriculares destinada aos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) nas universidades privadas. Além disso, expõe resultados de uma pesquisa nos sítios institucionais de 57 universidades sem fins lucrativos de maneira a apresentar um inventário de como essas instituições oferecem ações de permanência. Os resultados indicam que somente uma parcela muito pequena dos bolsistas do ProUni tem acesso a ações relacionadas à permanência, número que decai ainda mais quando se consideram atividades com algum tipo de remuneração. Há diferenças muito grandes em favor do segmento não lucrativo em relação ao lucrativo. Outras dimensões, como moradia, transporte e alimentação, embora fundamentais, são praticamente inexistentes nas IES consultadas. Espera-se contribuir para o debate sobre a permanência dos bolsistas do ProUni, com destaque para a necessidade de se ampliarem ações sobre essas questões no segmento privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Pires, Universidade de Sorocaba

Doutor em Ciências Sociais. Professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Sorocaba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas de Educação Superior - GEPES-Uniso

Maynara de Oliveira Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do grupo de pesquisa GRAPSE - Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais

Henrique Prinhorato, Universidade de Sorocaba

Bacharel em Administração pela Universidade de Sorocaba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas de Educação Superior - GEPES-Uniso

Referências

ABDAL, Alexandre; NAVARRA, Julia. Uni por Uni, eu escolhi a que era do lado da minha casa: Deslocamentos cotidianos e o acesso, a permanência e a fruição da universidade por bolsistas do ProUni no Ensino Superior privado. Novos estud. - CEBRAP [online], [S.l.], n. 99, p. 65-87, julho. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002014000200065&script=sci_arttext. Acesso em: 06 jul. 2020.

ALMEIDA, Wilson Mesquita de. ProUni e o ensino superior privado lucrativo em São Paulo: Uma análise sociológica. São Paulo: Musa/Fapesp, 2014.

ANDRADE, Lucas Bressan de. Financeirização na Educação Privada Brasileira: permanência por endividamento, expansão por benefício público. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

ANDRIOLA, Wagner Bandeira; BARROZO FILHO, José Liberato. Avaliação de Políticas Públicas para a Educação Superior: o caso do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 25, n. 3, p. 594–621, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/yF8fSy9jbSG78hFspPdNkcL/?lang=pt#. Acesso em: 28 jun. 2023.

BECKER, Kalinca Leia; MENDONÇA, Mario Jorge Cardoso de. Avaliação do impacto do Prouni na nota Enade dos estudantes. Economia Aplicada, [S.l.], v. 25, n. 4, p. 521-544, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/161118. Acesso em: 28 jun. 2023.

BORBA, Thamires Mielle. Desigualdades na educação superior: acesso e permanência de bolsistas ProUni na PUC-RS. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BRASIL. Bolsas concedidas e perfil dos beneficiários do ProUni - 2020. Portal de Dados Abertos do Ministério da Educação, Brasília, 2021. Disponível em: http://dadosabertos.mec.gov.br/prouni/item/124-bolsas-e-perfil-2020. Acesso em: 22 jul. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11096.htm. Acesso em: 21 jul. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009. Dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social; regula os procedimentos de isenção de contribuições para a seguridade social; altera a Lei no 8.742, de 7 de dezembro de 1993; revoga dispositivos das Leis nos 8.212, de 24 de julho de 1991, 9.429, de 26 de dezembro de 1996, 9.732, de 11 de dezembro de 1998, 10.684, de 30 de maio de 2003, e da Medida Provisória no 2.187-13, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Brasília, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12101.htm. Acesso em: 16 jul. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.853, de 8 de julho de 2019. Altera a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, para dispor sobre a proteção de dados pessoais e para criar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados; e dá outras providências. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13853.htm. Acesso em: 02 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 14.350, de 25 de maio de 2022. Altera as Leis nºs 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e 11.128, de 28 de junho de 2005, e a Lei Complementar nº 187, de 16 de dezembro de 2021, para aperfeiçoar a sistemática de operação do Programa Universidade para Todos (Prouni). Brasília, 2022. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/1513912257/lei-14350-22. Acesso em: 16 jul. 2022.

BRASIL. Microdados do Censo da Educação Superior - 2019. INEP/MEC, 2020. Disponível em: http://inep.gov.br/microdados. Acesso em: 22 jul. 2021.

BRASIL. Portaria nº 92, de 31 de janeiro de 2014. Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. Brasília, 2014. Disponível em: http://intranet.ctd.ifsp.edu.br/cpa/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=7. Acesso em: 16 jul. 2022.

BRASIL. PROUNI. Dados abertos do Ministério da Educação, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13853.htm. Acesso em: 02 mar. 2023.

BRASIL. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília, 2018. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 16 jul. 2022.

CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. O PROUNI no governo Lula e o jogo político em torno do acesso ao ensino superior. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 979-1000, out. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/PWLcgtgCgvYP9tXx6NPfsHf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2022.

CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. Uma análise crítica do financiamento do PROUNI: instrumento de estímulo à iniciativa privada e/ou democratização do acesso à educação superior? Trabalhos GT11 - Política de Educação Superior, ANPED – Centro de Convenções de Natal - RN, 2011. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=113:trabalhos-gt11-politica-de-educacao-superior&catid=47:trabalhos&Itemid=59. Acesso em: 15 jul. 2022.

CASEIRO, Luiz Carlos Zalaf. Desigualdade de acesso à educação superior no Brasil e o Plano Nacional de Educação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2016.

CATANI, Afrânio Mendes; HEY, Ana Paula; GILIOLI, Renato de Sousa Porto. PROUNI: democratização do acesso às Instituições de Ensino Superior? Educ. rev. [online], [S.l.], n. 28, p. 125-140, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602006000200009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 06 jul. 2020.

CORREA, Márcio Donizetti. Programa Universidade para Todos (ProUni): Satisfação, expectativa, evasão e permanência de bolsistas em uma faculdade particular de Presidente Prudente (SP). 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.

DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos; TOTI, Michelle Cristine da Silva; SAMPAIO, Helena; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João, 2020.

GUERREIRO-CASANOVA, Daniela; POLYDORO, Soely. Integração ao ensino superior: relações ao longo do primeiro ano de graduação. Psicologia: ensino & formação [online], [S.l.], v. 1, n. 2, p. 85-96, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2177-20612010000200008. Acesso em: 24 jun. 2022.

IKUTA, Camila Yuri Santana; BARREYRO, Gladys Beatriz. ANÁLISE DA QUALIDADE DOS CURSOS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 30, n. 61, p. 344-363, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-70432021000100344&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 jun. 2023.

MENDES, Wesley de Almeida; FERREIRA, Marco Aurélio Marques; MENDES, Wanderson de Almeida. Relação entre o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o mercado de trabalho municipal. Novos Cadernos NAEA, [S.l.], v. 26, n. 1, p. 123-143, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/11907. Acesso em: 16 jun. 2023.

PAIVA, Andressa Jackeline de Oliveira Mario e. Análise Censitária do Perfil Socioeconômico e Desempenho Acadêmico dos Estudantes ProUni das Instituições de Ensino Superior Privadas Sem Fins Lucrativos no Enade (2010-2017). 2020. 257 f. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2020.

PEDROSO, Polyana Raquel; GISI, Maria Lourdes. O Programa Universidade para Todos: um estudo sobre a produção acadêmica – 2007-2019. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 138-148, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13988. Acesso em: 16 jun. 2023.

PIRES, André; RIBEIRO, Maynara de Oliveira. Produções bibliográficas sobre o programa Universidade Para Todos (ProUni) entre 2005 e 2018. Revista HISTEDBR. [On-Line], Campinas, v. 20, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8657166. Acesso em: 15 jul. 2022.

RISTOFF, Dilvo. Democratização do campus: Impacto dos programas de inclusão sobre o perfil da graduação. Rio de Janeiro: Flacso, 2016.

ROMÃO, Paulo Cesar Ricci. Vivências dos ex-beneficiários do Programa Bolsa Família e bolsistas do Prouni que frequentam cursos de graduação com maior e menor prestígio em universidade do interior do Estado de São Paulo. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2018.

SANTOS, Diego Augusto Rivas dos. A questão da permanência de estudante beneficiários do Programa Universidade para Todos – ProUni: Um estudo do Curso de Serviço Social da UNIGRANRIO. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

SANTOS, Dyane Brito Reis. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. 2009. 215 f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação da UFBA, 2009.

SANTOS, Géssica. ProUni: MEC iniciou pagamento da Bolsa Permanência do mês de março. Educa + Brasil, [S.l.], 2021. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/prouni/prouni-mec-iniciou-pagamento-da-bolsa-permanencia-do-mes-de-marco. Acesso em: 24 jul. 2021.

SILVA, Camila da. Quando nem bolsa integral basta para sonho da faculdade. UOL Educação, [S.l.], 2019. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/bbc/2019/08/08/quando-nem-bolsa-integral-basta-para-sonho-da-faculdade.htm. Acesso em: 24 jul. 2021.

SILVA, Rodrigo Monteiro da; CUNHA, Marina Silva da. Impacto do Prouni no desempenho acadêmico: uma análise de gênero e raça. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 76, p. 164–194, 2021. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/6929. Acesso em: 28 jun. 2023.

SORIA, Krista M. Welcoming Blue-Collar Scholars into Ivory Tower. Twin Cities: University of Minnesota, 2015.

TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; DIAS, Ana Cristina Garcia; WOTTRICH, Shana Hastenpflug; OLIVEIRA, Adriano Machado. Adaptação à universidade em jovens calouros: Adaptação à universidade. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), [S.l.], p. 185-202, 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-85572008000100013&script=sci_abstract#:~:text=Os%20resultados%20indicam%20que%20a,ligados%20diretamente%20ao%20contexto%20acad%C3%AAmico. Acesso em: 15 jul. 2022.

VARGAS, Hustana; HERINGER, Rosana. Políticas de Permanência e assistência estudantil nas universidades federais brasileiras: uma análise a partir dos websites. In: CARMO, G. T. D. Sentidos da permanência na educação: O anúncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, p. 197-223, 2016.

VARGAS, Hustana; HERINGER, Rosana. Políticas de Permanência no Ensino Superior Público em Perspectiva Comparada: Argentina, Brasil e Chile. Education Policy Analysis Archives, [S.l.], v. 25, n. 72, p. 1-32, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=275050047114. Acesso em: 15 jul. 2022.

WARGAS, Bruna Mara S.; ALTMANN, Helena. Programa Universidade para Todos: mudanças no perfil dos beneficiários e a expansão da modalidade EAD (2005-2020). GT11 - Política de Educação Superior, ANPED – Universidade Federal do Pará (UFPA), p. 1-6, 2021. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_12_27. Acesso em: 28 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

PIRES, André; RIBEIRO, Maynara de Oliveira; PRINHORATO, Henrique.
A permanência estudantil em universidades privadas para alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni)
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 275–301, 13 Jul 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20965. Acesso em: 22 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos