Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.23

Palavras-chave:

escola profissionalizante, teoria do capital humano, ensino superior, ditadura civil-militar

Resumo

Nesta pesquisa, foram analisados artigos e notícias publicadas nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Correio da Manhã, O Globo e Jornal do Brasil, que expressaram ideologicamente, assim como outros órgãos de imprensa, a defesa da ditadura civil-militar (1984-1985) e a construção de um consenso em torno do projeto de desenvolvimento associado e dependente ao capital financeiro internacional, notadamente o Norte-americano. Verifica-se que as reformas educacionais promovidas pelos governos militares, foram justificadas com base na Teoria do Capital Humano (TCH), da eficiência técnica, do desenvolvimento e das liberdades democráticas. Concomitantemente, a ampliação da escolarização não significou ruptura alguma com o dualismo educacional em nosso país, mas inversamente ocorreu seu aprofundamento, além da precarização das condições de trabalho docente. Por fim, as pesquisas foram realizadas nos bancos de dados dos jornais do período e na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, tomando como parâmetros as análises de Sucupira (2020), Moraes (2014), entre outros.

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Biografia do Autor

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Departamento de Fundamentos da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa "Fundamentos Históricos da Educação" - UEM/CNPq". Participa do Grupo de Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (Histedbr/UNIR) e do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião, Educação e Modernidade (Universidade Estadual de Maringá).

José Claudinei Lombardi, Faculdade de Educação da UNICAMP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Decano da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação (Unicamp). Coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UFOPA).

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

GOMES, Marco Antônio de Oliveira; LOMBARDI, José Claudinei; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa.
Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 61–86, 13 Jul 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20891. Acesso em: 17 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos