Políticas curriculares da Educação Básica no Brasil

uma reflexão sobre o avanço do neotecnicismo na Base Nacional Comum Curricular e no Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.22

Palavras-chave:

pedagogia tecnicista, políticas curriculares, educação básica brasileira

Resumo

Este texto é fruto do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior da Unoesc no ano de 2022, em parceria com o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas de Educação Superior — GIEPES - Unicamp. Nesse sentido, nosso objetivo neste artigo foi o de discutir o neotecnicismo presente nas políticas curriculares da Educação Básica no Brasil, que culminou, mais especificamente, na criação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e do Novo Ensino Médio - NEM.  O problema norteador da discussão tem como foco o retorno e a articulação do tecnicismo da década de 70 do século XX às políticas curriculares de educação básica. Este neotecnicismo valoriza os interesses empresariais, cujas reformas provocam a fragmentação do conhecimento em prol do desenvolvimento de competências e habilidades atreladas aos novos parâmetros produtivos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio (NEM). Como resultado, esperamos trazer uma reflexão sobre o contexto histórico educacional brasileiro de 2016 a 2022, tendo como foco a BNCC e o NEM que segundo vários pesquisadores transformam a educação em mercadoria e/ou em business cujo objetivo é somente o lucro (mais-valia), trazido pelo mercado capitalista sob a égide do Estado Neoliberal.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutora em políticas de ciência e tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora docente do PPGEd da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Editora Fundadora e Associada da RIESup. Vice-coordenadora do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas de Educação Superior – GIEPES.

Rodrigo Pivetta Werlang, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em artes pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutorando em educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Pesquisador do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GIEPES.

Diego Bechi, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da UPF (Bolsista Capes). Coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Tapejara (RS). Pesquisador do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas de Educação Superior – GIEPES.

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; WERLANG, Rodrigo Pivetta; BECHI, Diego.
Políticas curriculares da Educação Básica no Brasil: uma reflexão sobre o avanço do neotecnicismo na Base Nacional Comum Curricular e no Novo Ensino Médio
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 33–60, 13 Jul 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20807. Acesso em: 19 dez 2024.

Edição

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Artigos