Transtorno do espectro autista em questão

debates acerca da inclusão no ensino regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.25

Palavras-chave:

transtorno do espectro autista, ensino regular, experiências inclusivas

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um fenômeno complexo e cada vez mais comum no sistema escolar, que envolve diferentes síndromes e múltiplos diagnósticos, com características neurológicas distintas e que demandam uma ampla diversidade de estímulos cognitivos, emocionais e de intencionalidade educativa para o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos com TEA. Esses debates, entretanto, podem gerar um excesso de testes, que retratam as enfermidades de nossa triste época, a ponto de nos indagarmos sobre as dificuldades de comunicação pelo acento às deficiências em detrimento das potencialidades das pessoas, especialmente, para lidar com jogos simbólicos, de acesso à imaginação, limites de socialização ou padrões de comportamentos restritivos de fala e adaptativos. Trata-se de uma revisão de literatura de bases hermenêuticas, interpretativas e compreensivas da diferença como aspecto constitutivo da diversidade humana, sendo evidenciada por meio de investigações do autismo em artigos científicos mapeados na plataforma Scielo, no período de 2010 a 2020, favorecendo as articulações da problemática do campo da educação com as contextualizações atuais. Teve como universo
empírico a elaboração e a aplicação de um questionário semiestruturado com cinco perguntas para os familiares de crianças com TEA, visto que estamos distantes de práticas escolares cooperativas e de diálogo interdisciplinar que respondam, efetivamente, às diferenças biopsicossociais. Concluímos que promover a reflexão sobre TEA com experiências inclusivas no ensino é uma forma de reconciliar os sujeitos com a valorização humana das diferenças, no sentido de enfrentar os estigmas do passado ou atos de exclusão no cenário da educação vigente.

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Biografia do Autor

Cristiane Gomes, Universidade La Salle

Mestra em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle (UNILASALLE). Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE). Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

GOMES, Cristiane; CONTE, Elaine.
Transtorno do espectro autista em questão: debates acerca da inclusão no ensino regular
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 115–146, 13 Jul 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18022. Acesso em: 21 nov 2024.

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