Competência humana e digital - fronteiras ao aprender cooperativo

Autores

  • Silvana Ferreira Pereira
  • Elaine Conte Centro Universitário La Salle - UNILASALLE
  • Márcia Guterres Dias

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n2p122-146

Palavras-chave:

Educação à distância. Competência. Fluência digital.

Resumo

Este artigo discute sobre as competências pedagógicas na educação à distância (EaD), como possibilidade de reflexão reconstrutiva da aprendizagem. Por meio da intercomunicação e da diversidade do saber, em relação às capacidades sempre renovadas do letramento e da fluência digital, visamos oferecer condições para a prática profissional do professor e para desenvolver a competência digital. A inquietação da proposta hermenêutica vem ao encontro da questão das diferenças e da ação processual necessária à constituição das competências de professores para atuarem em diferentes contextos da educação. Concluímos que a combinação de diversas competências da EaD, constitui-se no projetar-se de desafios em contínua transformação às fronteiras do aprender, intrínsecas ao agir socioeducativo.

Palavras-chave: Educação à distância. Competência. Fluência digital.

Human and digital competence - frontiers by cooperative learning

ABSTRACT

This article discusses pedagogical competences in distance education (EaD), as a possibility of reconstructive reflection on learning. Through intercommunication and the diversity of knowledge, in relation to the ever renewed capacities of literacy and digital fluency, we aim to offer the conditions to learn the professional practice of the teacher and to develop the digital competence. The uneasiness of the hermeneutic proposal addresses the issue of differences and procedural action necessary to build the competencies of teachers to act in different contexts of education. We conclude that the combination of several EaD skills consists in projecting challenges that are constantly changing to the boundaries of learning, intrinsic to socio-educational activity.

Keywords: Distance education. Competence. Digital fluency

Competencia humana y digital - fronteiras al aprender cooperativo

RESUMEN

Este artículo discute sobre las competencias pedagógicas en la educación a distancia (EaD), como posibilidad de refl exión reconstructiva del aprendizaje. A través de la intercomunicación y de la diversidad del saber, en relación a las capacidades siempre renovadas del alfabetismo y de la fl uencia digital, pretendemos ofrecer condiciones para la práctica profesional del profesor y para desarrollar la competencia digital. La inquietud de la propuesta hermenéutica viene al encuentro de la cuestión de las diferencias y de la acción procesal necesaria para la constitución de las competencias de profesores para actuaren en diferentes contextos de la educación. Concluimos que la combinación de diversas competencias de la EaD, se constituye en el proyectarse de desafíos en continua transformación a las fronteras del aprendizaje, intrínsecas al actuar socioeducativo.

Palabras clave: Educación a distancia. Competência. Fluidez digital

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvana Ferreira Pereira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle e integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq. E-mail: silvana.fpereira@gmail.com

Elaine Conte, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro Universitário La Salle e Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/UNILASALLE/CNPq). E-mail: elaineconte@yahoo.com.br

Márcia Guterres Dias

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle e integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq. E-mail: marciagutterres@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

PEREIRA, Silvana Ferreira; CONTE, Elaine; DIAS, Márcia Guterres.
Competência humana e digital - fronteiras ao aprender cooperativo
. Revista Educação e Emancipação, p. p.122–146, 1 Ago 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7390. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)