Formação de professores para a educação profissional e tecnológica

adversidades e instrumentalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.29

Palavras-chave:

formação de professores, docência da educação profissional e tecnológica, instrumentalidade da formação docente

Resumo

A formação de professores é tema recorrente em pesquisas de diversas áreas, sendo considerado instrumento indispensável para democratizar o acesso das pessoas à cultura, à informação e ao trabalho. Este ensaio tem como foco o processo de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) diante dos desafios atuais para o desenvolvimento desta modalidade de educação com a finalidade de aprimorar esse processo. Parte-se da inferência que a atividade docente e a formação de professores para a EPT têm sofrido impactos provenientes da intervenção estatal sobre a legislação educacional numa tentativa de alinhá-las aos interesses dos processos produtivos e econômicos. Constituído por meio de uma pesquisa bibliográfica seguindo uma abordagem qualitativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica envolvendo os autores: Alves (2007), Bald; Fassini (2018), Barros (1986), Castro (2016), Costa; Coutinho (2017), Freitas (2002), Gauer (1996), Imbernón (2011), Kuenzer (2011), Libâneo, Oliveira e Toschi (2017), Machado (2008, 2011), Marcelo (2009), Nóvoa (1991, 1992, 1995), Pimenta; Anastasiou (2002), Ramos (2017), Santos; Oliveira (2017) entre outros. Por se tratar de tema extenso, encontra-se estruturado apresentando uma retrospectiva da formação de professores no Brasil, desafios atuais e a instrumentalidade na formação de professores para a EPT. Esses pontos, apresentados de forma interligada e interdependente, indicam que, para atender os princípios de uma educação omnilateral, os professores da EPT devem construir sua identidade profissional, instrumentalizando seu fazer e encontrando formas de enfrentar os desafios atuais que se impõem ao processo ensino-aprendizagem, direcionando as políticas educacionais para uma nova perspectiva.

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Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação. Professor do ensino básico, técnico e tecnológico (área de Pedagogia) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. Membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Daize Duarte Sampaio, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Educação Profissional e Tecnológica. Técnica na Universidade Federal de Pelotas.

Gisele Santos de Oliveira

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). 

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

VIEIRA, Josimar de Aparecido; SAMPAIO, Daize Duarte; OLIVEIRA, Gisele Santos de.
Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: adversidades e instrumentalidade
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 222–248, 13 Jul 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20847. Acesso em: 31 mai 2025.

Edição

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Artigos