Reforma do Ensino Médio e a identidade profissional dos professores dos Institutos Federais

um estudo de revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.32

Palavras-chave:

reforma do ensino médio, educação profissional, identidade profissional docente

Resumo

Neste artigo, apresentaremos parte de um estudo de revisão sistemática que segue com o objetivo de cartografar a tipologia de pesquisas que investigam os impactos da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.145/17) para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFs, e focalizam as discussões na figura do Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT dos IFs, em especial para a configuração identitária profissional desse professorado. O estudo envolveu análise documental e bibliográfica, com buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, e no Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2023. As 10 etapas de busca geraram 16 resultados, e, após a pré-análise, foram integralizados três trabalhos. A análise dos resultados evidencia a pertinência de que sejam realizadas pesquisas futuras sobre a temática, pois, até o momento, há carência de estudos publicados. E os escassos trabalhos publicados apresentam resultados divergentes: enquanto um trabalho afirma que a Reforma do Ensino Médio não impactou os Institutos Federais, outro relata a experiência de reformulação de um curso de Ensino Médio integrado ao ensino profissional, em uma unidade de um Instituto Federal - IF; e ainda, outro estudo indica resistência para a implementação da Reforma em outra unidade dessa instituição, em consonância com o posicionamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF, de que a Reforma é contrária à identidade institucional dos Institutos Federais.

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Biografia do Autor

Solema Sanches Valverde, Universidade de São Paulo

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Educação no programa de pós graduação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em psicologia pela UNIFESP

Maria de Lourdes Ramos da Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em Filosofia e Ciências de Educação pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Mestre em História e Filosofia da Educação (USP/SP). Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

VALVERDE, Solema Sanches; SILVA, Maria de Lourdes Ramos da.
Reforma do Ensino Médio e a identidade profissional dos professores dos Institutos Federais: um estudo de revisão sistemática
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 302–331, 13 Jul 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21131. Acesso em: 4 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos