A miséria do saber

considerações sobre a Reforma do Ensino Médio em tempos de crise prolongada do capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.27

Palavras-chave:

reforma do ensino médio, crise do capital, miséria do saber

Resumo

O artigo pretendeu examinar em linhas gerais as relações entre a crise do capital e o fenômeno educacional, precisamente, as manifestações da crise no contexto da Reforma do Ensino Médio. Em nossas análises e argumentações fora possível estabelecer nexos entre as novas morfologias do trabalho no Brasil, estampadas na Reforma Trabalhista, com o conjunto de proposições que aprofundam o caráter utilitarista da educação nestas primeiras décadas do século XXI. Sustentamos que a dinâmica da crise do capital, em suas especificidades na concreta conjuntura brasileira, aponta para o recrudescimento da racionalidade neoliberal dinamizando, como tal, os processos de mercadorização e mercantilização da educação e, não obstante, considerando o caráter autocrático da formação do Estado no Brasil, impulsionando o avanço de elementos conservadores e mesmo fascistizantes sobre a escola, processo que denominamos de miséria do saber.

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Biografia do Autor

Helton Messini da Costa, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com bolsa CAPES. Doutorando em Educação pela UFF com bolsa CNPq. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação - NuFiPE vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Grupo de Pesquisa Trabalho, Arte e Educação, vinculado ao Instituto Benjamin Constant - IBC e do Grupo de Estudos e Pesquisa Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira, da UFF. Integrante da Coordenação Nacional da International Gramsci Society do Brasil (IGS/Brasil)

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

COSTA, Helton Messini da.
A miséria do saber: considerações sobre a Reforma do Ensino Médio em tempos de crise prolongada do capital
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 168–198, 13 Jul 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21255. Acesso em: 4 dez 2024.

Edição

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Artigos