As narrativas de jovens universitários das camadas populares sobre suas trajetórias escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.34

Palavras-chave:

educação superior, juventudes, trajetórias escolares, pesquisa autobiográfica

Resumo

Esta pesquisa insere-se no âmbito dos casos de “sucesso escolar improvável” (LAHIRE, 1997), e visa a compreender como as/os jovens das camadas populares da Universidade Federal do Ceará – UFC, beneficiadas/os pelo Programa de Residência Universitária, constroem suas trajetórias escolares e vivenciam suas experiências desde a educação básica até o ensino superior. É uma pesquisa qualitativa, tendo como base os fundamentos e procedimentos da pesquisa (auto)biográfica. As narrativas das/os jovens estudantes revelam que suas trajetórias escolares são construídas permeadas por diversos desafios, o que faz com que precisem lançar mão de muito esforço e dedicação, além de elaborar diversas estratégias para conseguirem permanecer inseridas/os no sistema de ensino e chegar à universidade. Nesse percurso, a escola, a família, as/os professoras/es, além de influências extrafamiliares e extraescolares são elementos fundamentais. Chegar à UFC se traduz, por um lado, na realização de um sonho e, por outro, em desafios de permanência na instituição, uma vez que a vida universitária apresenta diversas dificuldades às/aos jovens, tanto relacionadas às questões financeiras, quanto às questões de convivência com a vida universitária e sua cultura.

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Biografia do Autor

Celecina de Maria Veras Sales, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Sociologia pela (UFC). Pós-doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Professora da UFC  do Programa de Pós-Graduação de Avaliação de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Diretório de pesquisa CNPq  Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Idade e Família - NEGIF/UFC

Francisca Lidiane Araújo de Souza, Secreataria Municipal de Educação de Sobral

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Rede Municipal de Ensino de Sobral-CE. Membro do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Gênero, Idade e Família- NEGIF/UFC. 

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

SALES, Celecina de Maria Veras; SOUZA, Francisca Lidiane Araújo de.
As narrativas de jovens universitários das camadas populares sobre suas trajetórias escolares
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 361–391, 13 Jul 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21394. Acesso em: 4 dez 2024.

Edição

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Artigos