Competências Pedagógicas em Masetto

um estudo bibliométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.28

Palavras-chave:

competências pedagógicas, ensino superior, docência no ensino superior

Resumo

As Competências Pedagógicas são essenciais para que os professores do Ensino Superior cumpram sua função docente de formar profissionais qualificados. O objetivo da pesquisa é analisar quais tipos de publicações, em quais áreas de conhecimento, qual ano de publicação e quais citações possuem o termo “Competências Pedagógicas” no título, e/ou resumo e/ou palavras-chave. A escolha do termo “Competências Pedagógicas” em Masetto deu-se porque foi o autor que cunhou o termo e o conceito, pois compreende a necessidade de todos os professores universitários terem essa formação para poderem cumprir com suas funções de ensino. A pesquisa bibliométrica pretende analisar as produções científicas sobre a temática Competências Pedagógicas, a partir de Masetto. A presente pesquisa é caracterizada quanto à sua natureza descritiva de abordagens quantitativas e qualitativas. A análise ponderou os seguintes elementos: evolução temporal, número total de publicações, principais citações. Como método para análise dos dados, utilizou-se a tabela do Excel para a construção das nuvens de palavras-chave e dos resumos. Os resultados da pesquisa evidenciam que o tema é oportuno, uma vez que vem crescendo de forma significativa no decorrer dos anos. Conclui-se que a temática sobre as Competências Pedagógicas possui uma maior quantidade de produções científicas sem filtrar um autor específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Estela Maris Giordani, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Grupo de Pesquisa Pedagogia Ontopsicológica. Docente da Universidade Federal de Santa Maria - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública.

Nandria Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista da Capes.

Thays Corrêa Ramires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista da Capes

Referências

ALVES, D. C. L. A percepção dos professores sobre o uso das mídias e tecnologias na prática docente e suas contribuições no Ifsuldeminas. 2019. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/191577. Acesso em: 10 dez. 2022.

COSTA, A. F. G. da. Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: implicações da formação inicial e do início da carreira. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/234638. Acesso em: 10 dez. 2022.

CHUEKE, G. V.; AMATUCCI, M. O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum. Internext, v. 10, n. 2, p. 1-5, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.18568/1980-4865.1021-5.

CUNHA, M. I. da (org.). Trajetórias e Lugares de Formação da Docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CAPES: CNPQ, 2010.

DEMO, P. Saber pensar. São Paulo: Cortez, p. 21, 1998.

ESTEVES, M. Construção e desenvolvimento das competências profissionais dos professores. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 37-48, jan./abr. 2009. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/132. Acesso em: 10 dez. 2022.

FLEURY, A. C. C.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: Um Quebra-Cabeça Caleidoscópio da Indústria Brasileira. São Paulo: Atlas. 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRES, T.; MORGADO, J. C.; BENTO, M. Tecnologias móveis como estratégia de desenvolvimento e (re)encantamento profissional docente: O que pensam os professores veteranos. Revista Portuguesa de Educação, v. 35, n. 1, p. 428-448, 2022. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.24177.

GAETA, C.; MASETTO, M. T. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. Editora Senac São Paulo, 2019.

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100002.

PANIAGO, L. Os saberes pedagógicos específicos para a docência no Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação, v. 26, 2021.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, p. 19.

KENSKI, V. M.; MEDEIROS, R. A.; ORDÉAS, J. Ensino superior em tempos mediados pelas tecnologias digitais. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 141-152, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9872. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9872. Acesso em: 12 dez. 2022.

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a Competência dos Profissionais. São Paulo: Artmed editora. 2003.

LEITE, D. (org). Avaliação da Educação Superior. In: MOROSINI, M. C. (org.). Enciclopédia de pedagogia universitária: glossário. Porto Alegre: FAPERGS: RIES, 2006. v. 2, p. 459-507.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl. Goiânia: MF Livros, 2008.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MASETTO, M. T.; GAETA, C. Os desafios para a formação de professores do ensino superior. Revista Triângulo, Uberaba, v. 8, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v8i2.1550. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1550. Acesso em: 13 dez. 2022.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012.

MASETTO, M. T. Trilhas abertas na universidade: inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. [S. l.]: Summus Editorial, 2018.

MELO, M. C. M. O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13029. Acesso em: 10 dez. 2022.

MONTEIRO, A. R. Prática docente inspirada em Paulo Freire: um estudo desenvolvido na disciplina Didática em uma universidade comunitária. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22017. Acesso em: 10 dez. 2022.

MORAES, R. Percursos de Formação de Professores de Ciências: histórias de formação e profissionalização. [S. l.]: Editora Appris, 2021.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

OLIVEIRA, C. O. de; CAVALCANTI, A. C. D. S. Desafios e caminhos da formação de professores e sua prática de ensino: ensino superior e mestre-escola. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE, 4., 2021. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2021. Tema: intersecção entre universidade e escola. p. 1-10.

OTA, M. A. Adaptatividade em ambientes virtuais: Uma proposta para personalizar a aprendizagem em cursos híbridos de ensino superior. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2018. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7370. Acesso em: 10 dez. 2022.

REZENDE, A. G. Percepções de professores e alunos sobre a escrita colaborativa em curso técnico EAD. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2018.

ROMAN, C.; ELLWANGER, J.; BECKER, G. C.; SILVEIRA, A. D. da; MACHADO, C. L. B.; MANFROI, W. C. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clinical and biomedical research, Porto Alegre, v. 37, n. 4, p. 349-357, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/73911. Acesso em: 10 dez. 2022.

SORDI, M. R.; SILVA, M. M. O exercício competente da docência universitária em tempos de incompetências sociais. In: Rovai, E. (org.). Competência e competências: contribuição crítica ao debate. São Paulo: Cortez, 2010. p. 34-100.

VENDRUSCOLO, M. I. Modelo pedagógico para o desenvolvimento de competências docentes em Contabilidade por educação à distância. 2015. 255f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

VIANNA, C.; OLIVEIRA PAVÃO, S. M. de; SANTOS CÁ, T. G. dos. Distanciamentos e aproximações da família no ensino remoto. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 1-10, 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41102.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

GIORDANI, Estela Maris; SCHERER, Nandria; RAMIRES, Thays Corrêa.
Competências Pedagógicas em Masetto: um estudo bibliométrico
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 199–221, 13 Jul 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20786. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos