Aprendizagem autoral no contexto das TDICS: análise de uma Plataforma Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.34

Palavras-chave:

protagonismo responsável, tecnologia educacional, recursos pedagógicos

Resumo

O artigo problematiza a aprendizagem autoral no contexto de uma Plataforma Educacional (PE). O objetivo da pesquisa é analisar se, na visão de profissionais que atuam na área da Educação, as ferramentas, que integram a PE investigada, possibilitam interação, usabilidade, engajamento  e comprometimento entre os sujeitos, promovendo a autoralidade do aprendiz. É fundamental entender que o processo de aprendizagem é orientado pelas habilidades, conhecimentos e atitudes de cada indivíduo (Brasil, 2018), sendo papel da educação potencializar esse conjunto de competências. Isso é possível através do educar pela/para a pesquisa, no qual, dentre seus princípios, estão a autoralidade, autenticidade e protagonismo do aprendiz, garantidos no paradigma da aprendizagem (Demo, 2011; 2018). A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa, caracterizada como exploratória de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, com doze  profissionais da educação, denominados Especialistas. Os resultados demonstraram que, na compreensão dos Especialistas, a PE avaliada tem potencial para transformar as práticas pedagógicas, possibilitando a autoralidade dos aprendizes e o protagonismo responsável, em suas aprendizagens. Pretende-se, com a pesquisa, contribuir para as discussões a respeito da aprendizagem autoral, especialmente na sua relação com as tecnologias. Ainda pode fornecer parâmetros de análise a Plataformas Educacionais a serem implementadas em sistemas públicos e privados de educação, seguindo a Política Nacional de Educação Digital (PNED) (Brasil, 2023).

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Biografia do Autor

Lara Gabriela Matoso, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Identitá Formação e Pesquisa Interdisciplinar Ltda. 

Estela Maris Giordani, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo Pesquisa CNPq Pedagogia Ontopsicológica.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

MATOSO, Lara Gabriela; GIORDANI, Estela Maris.
Aprendizagem autoral no contexto das TDICS: análise de uma Plataforma Educacional
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 372–391, 15 Ago 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22690. Acesso em: 21 dez 2024.

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