v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"

					Visualizar v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"
Publicado: 2022-07-05

Edição completa

Expediente e Sumário

Editorial

  • EDITORIAL

    César Augusto Castro, Francisca das Chagas Silva Lima, Iran de Maria Leitão Nunes
    9-12

Artigos

  • A EVASÃO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

    Rosimeire Aparecida Soares Borges, Flavio da Silva, Emanuela Francisca Ferreira Silva
    13-31
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.23
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO que encruzilhada é esta? para quê? para quem?

    José Ernandi Mendes, Francisca Valkiria Gomes de Medeiros
    33-57
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.24
  • A REALIDADE AUMENTADA COMO PERSPECTIVA DE INTERAÇÃO MISTA ENTRE O LEITOR E O LIVRO DIDÁTICO

    João Ferreira Sobrinho Júnior, Nyuara Araújo da Silva Mesquita
    59-78
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.25
  • ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA E ANÁLISE DE CONTEÚDO proximidades e aplicabilidades em produções textuais

    Maria Aldinete de Almeida Reinaldi, Annecy Tojeiro Giordani
    79-98
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.26
  • EVIDÊNCIAS DE VALIDADE BASEADAS NO CONTEÚDO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA

    Marcelo Alves Coppi, Isabel Fialho, Marília Cid
    99-127
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.27
  • ENSINAR E APRENDER INGLÊS NO NORTE DO BRASIL um estudo a partir das habilidades linguísticas listening e speaking

    Francisco Valterlei Guedes Freitas, Juracy Machado Pacífico
    129-153
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.28
  • FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA reflexões e ações complementares

    Sueli Fanizzi
    155-183
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.29
  • CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE EM REGIME DE DEDICAÇÃO PLENA E INTEGRAL NA REDE DE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

    Zelina Cardoso Grund, Cláudia da Mota Darós Parente
    185-205
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.30
  • “POR FAVOR, AGORA PODEMOS FALAR?” - O OLHAR DAS FAMÍLIAS SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E SUA PARTICIPAÇÃO NO ÂMBITO INSTITUCIONAL

    Valdirene Eliane Bailon Souza, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Maria de Lourdes Mattos Barreto
    207-227
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.31
  • A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR

    Adriana Tereza de Alencar Araripe Wanderley, Fernanda Ramos de Souza, Tícia Ferro Cavalcante
    229-253
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.32

Dossiê

  • DOSSIÊ “DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: HISTÓRICO, E CONSELHOS ESTADUAIS” apresentação

    Ana Lúcia Cunha Duarte, Andreliza Cristina Souza , Joelma dos Santos Bernardes
    255-257
  • AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PERSPECTIVA COMPARADA

    José Emílio Díaz Ballén, Marilda Pascoal Scheineider, Camila Regina Rostirola
    259-278
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.33
  • EXPERIÊNCIAS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS a produção científica dos anos 1990

    Regilson Maciel Borges, Mary Ângela Teixeira Brandalise
    279-301
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.34
  • AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL - CARACTERIZAÇÃO E PERSPECTIVAS

    Andreliza Cristina Souza , Ana Lúcia Cunha Duarte, Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert
    303-322
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.35
  • O USO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PELA UEMA A PARTIR DA REGULAÇÃO CEE

    Fabíola de Jesus Soares Santana, Nadja Fonsêca da Silva
    323-348
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.36
  • CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA entre a história e a produção acadêmica

    Karen Cristina Jensen , Simone de Fátima Flach
    349-372
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.37
  • AS CONTRIBUIÇÕES DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO NA GESTÃO EDUCACIONAL DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

    Joelma dos Santos Bernardes
    373-390
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.38
  • CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO avaliação e regulação do Ensino Superior no Paraná

    Clícia Bühher Martins , Elismara Zaias Kailer, Graciete Tozetto Goes
    391-409
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.39
  • A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL um estudo documental (1998-2018) a partir da área da Educação

    Maria Eliza Nogueira Oliveira, José Carlos Rothen
    411-439
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.40