O método dialético em pesquisas educacionais: contribuições para investigações histórico-culturais
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.2Palavras-chave:
Método dialético, pesquisa educacional, teoria histórico-culturalResumo
O presente ensaio objetiva tecer contribuições teórico-práticas sobre o uso do método dialético em pesquisas educacionais. Sua relevância se justifica pela escassez de produções com orientações didáticas relacionadas à aplicação do método dialético em pesquisas na área da Educação. Quando direcionadas ao referido método, centram-se em seus aspectos epistemológicos, o que é fundamental, todavia, são pouco explicativas no sentido de orientar os pesquisadores que intencionam utilizá-lo em suas pesquisas quanto aos procedimentos metodológicos a serem adotados, principalmente no que se refere ao processo de análise de dados. Especificamente, as contribuições aqui suscitadas estão relacionadas a pesquisas que se baseiem em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. O texto está organizado, primeiramente, de forma a contextualizar as bases teóricas que sustentam o que se compreende por dialética, com contribuições de autores clássicos e de pesquisadores brasileiros sobre a temática. Na sequência, com fins didáticos, relaciona conceitos-chave da pesquisa qualitativa (lógica formal) e da pesquisa de base dialética (lógica dialética), adotando como exemplos uma pesquisa de doutorado e duas pesquisas de mestrado que fizeram uso do supracitado método em investigações baseadas na Teoria Histórico-Cultural. Nas considerações finais, é enfatizado o teor didático-explicativo do presente ensaio e que o mesmo apresenta contributos que não cessam em si mesmos, mas que abrem espaço para promover mais discussões didático-metodológicas acerca do uso do método dialético em pesquisas educacionais.Downloads
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