Sobre a Revista
Foco e Escopo
Cadernos de Pesquisa é uma revista publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de periodicidade trimestral, disponibilizada no formato eletrônico. Destina-se à publicação de artigos científicos, inéditos multi/interdisciplinares, voltados para área de Educação, tendo como autores Doutores e, Mestres e alunos de pós-graduação (Mestrandos e Doutorandos) em coautoria com doutores. A revista aceita também textos em inglês, espanhol, francês e italiano.
Processo de Avaliação pelos Pares
- O processo de avaliação pelos pares se dá de forma da seguinte forma:
O artigo é encaminhado para até 3 avaliadores que contenham conhecimento à cerca do tema do artigo; na sua maioria externos à instiuição, no intuito de garantir a exogeneidade. No caso de dois pareceres aceitos, o artigo não é encaminhado para um terceiro avaliador, e o parecer é preparado e enviado aos autores com a comunicação de aceite.
Quando o artigo possui um parecer aceito e outro recusado, a revista Cadernos de Pesquisa envia o artigo para um terceiro avaliador. Se a decisão do terceiro avaliador for de recusa, o parecer final é recusado. No entanto, se o terceiro avaliador aceitar o artigo, a equipe editorial da revista deverá analisar os três pareceres e analisar se o artigo se torna aceito com modificações ou recusado.
Feita a comunicação aos autores de parecer aceito, os mesmos terão um prazo de até 7 dias para envio do artigo com os apontamentos do parecer. Ao enviar o artigo com as correções, a equipe editorial realiza uma análise para validação do artigo com os apontamentos do parecer. Após a validação o artigo é incluído no processo de correções editoriais para publicação (português, referências, inglês, espanhol e diagramação).
- O tempo médio de avaliação é de 10 a 12 meses.
- A revista Cadernos de Pesquisa possui um banco de dados de pareceristas doutores nacionais e internacionais.
A Cadernos de Pesquisa segue as diretrizes sobre conduta em pesquisas e publicações científicas fornecidas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE).
Política de Acesso Livre
A revista Cadernos de Pesquisa não cobra pela submissão de trabalhos, não há custos para os autores.
Esta revista também oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que ao disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, favorece a democratização mundial do conhecimento.
Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Verificação de plágio - CopySpider
Além da Declaração de Responsabilidade e do Termo de Transferências de Direitos Autorais, a revista Cadernos de Pesquisa utiliza da ferramenta CopySpider para auxiliar na política anti-plágio da revista. Busca-se verificar a autenticidade do artigo, ou seja, se é original e inédito e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, não tenha sido publicado em outros periódico em formato impresso ou eletrônico.
Biografia e currículo dos autores
Para realização da avaliação inicial do artigo, é obrigatório o cadastro na página da revista com a inclusão da biografia resumida de todos os autores, informando a titulação (com, no máximo, 700 caracteres com espaços) e os links de acesso ao currículo na Plataforma Lattes e ao ORCID.
Normas para publicação: instruções aos autores
INFORMAÇÕES GERAIS
Cadernos de Pesquisa é uma revista publicada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de periodicidade trimestral e circulação nacional e internacional, disponibilizada no formato eletrônico. Destina-se à publicação de trabalhos científicos, inéditos multi/interdisciplinares desde que sejam voltados para área de Educação, sob a forma de artigo. A revista aceita também, texto em inglês e espanhol.
A publicação dos trabalhos depende da decisão da Comissão Editorial, após o parecer de pelo menos dois revisores do quadro de colaboradores da revista, em procedimento sigiloso quanto à identidade do(s) autor(es) e revisor(es).
A revista aceita artigos de Doutores, Mestres e alunos de pós-graduação (Mestrandos e Doutorandos) em coautoria do professor doutor orientador. O quantitativo de autores por artigo deve ser de, no máximo, de quatro (04), sendo, no mínimo, um (01) Doutor. Os autores são responsáveis pelas informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão para uso das ilustrações ou tabelas publicadas de outras fontes.
ORCID OBRIGATÓRIO
O autor deve estar cadastrado na base de dados ORCID e informá-lo no metadados da submissão.
A Declaração de Responsabilidade de publicação (conforme modelo disponível), assinado pelo(s) autor(es), deverá ser inserido no sistema como documentos suplementar, em pdf, no ato da submissão.
Também deverá ser inserido como DOCUMENTO SUPLEMENTAR, em word, arquivo com os seguintes dados de identificação do(s) autor(es):
Título do artigo.
Nome completo. Titulação. Universidade XX (Sigla). Cidade - Sigla do Estado, País. ORCID: XX. E-mail: XX. (Autores estrangeiros devem indicar o país de origem).
Os autores serão informados sobre a aceitação ou não da submissão, bem como em relação à aprovação ou não para publicação pelos e-mails cadastrados no sistema.
Para efeito de apresentação, padronização e comunicação, os trabalhos enviados deverão seguir rigorosamente as normas especificadas a seguir, sob o risco de não serem aceitos.
NORMAS E CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO
O(s) autor(es) deverão submeter os seus trabalhos de acordo com as exigências de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referente a informação e documentação, adotando sempre as edições mais recentes, a saber:
a) NBR 6022 - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica;
b) NBR 10520 – Citações em documentos;
c) NBR 6023 – Referências;
d) NBR 6028 – Resumo;
e) NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento;
f) NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos;
g) IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.
Os trabalhos submetidos que não estiverem de acordo com as normas supracitadas serão recusados pela Comissão Editorial.
ESTRUTURA
Artigo
a) os artigos devem ter, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 páginas, incluindo as referências;
b) os trabalhos devem apresentar a seguinte sequência:
– título e subtítulo (se houver), respectivamente, em português, inglês e espanhol (Não ultrapassando 100 caracteres);
– resumo informativo (de 100 a 250 palavras), na língua do texto, com Palavras-chave (no máximo de 06 palavras em letras minúsculas, exceto nomes próprios e nomes científicos), separadas entre si por ponto e vírgula, e finalizadas por ponto;
– resumo em língua estrangeira, em inglês (Abstract com Keywords) e em espanhol (Resumen com Palabras clave);
– texto dividido em cinco partes: 1 Introdução; 2 3 4 (Itens de desenvolvimento - mantendo o equlíbrio do número de páginas entre itens) e 5 Conclusão ou Considerações Finais.
- Não se admitem subdivisões dos itens: nem por subtítulos, nem por subseções secundárias (1.2/1.3) e terciárias (1.2.1/1.2.3).
– notas explicativas (se houver);
– Referências;
– Imagens devem ser enviados com resolução em 300dpi.
- Clique aqui para acessar o Template
Declaração de Responsabilidade
No ato da submissão, os autores, individualmente ou em conjunto, deve inserir como "documento suplementar", em pdf, preenchidos e assinados, a Declaração de Responsabilidade no seguinte modelo: (Clique Aqui)
Nome(s) por extenso do(s) autor(es) (na mesma ordem em que aparecem no artigo) e assinatura(s).
Regra gerais de apresentação
Todo o material deve ser estruturado da seguinte forma:
a) os textos devem ser gerados em Word ou Open Office, com a seguinte formatação: papel formato A4, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2,0 cm, recuo de parágrafo (primeira linha) de 2,0 cm; fonte Arial 12; espaço entrelinhas de 1,5, sem espaço entre os parágrafos (zero antes e depois) e sem paginação;
b) os textos devem ser enviados após uma rigorosa revisão ortográfica, gramatical e de normalização;
c) quanto a citações, exige-se utilizar o sistema autor-data, conforme NBR 10520, com as seguintes orientações:
– quando o sobrenome do autor estiver incluído na sentença, deverá ser escrito somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação e página da citação, neste caso, quando for citação direta, da respectiva fonte utilizada. Exemplos: Freire (2010, p. 7), Freire e Matos (2018, p. 7), Freire, Matos e Campos (2020, p. 7) ou Freire et al. (2021, p. 7), este último, quando for de mais de três autores. Nas citações indiretas a indicação do número de página é opcional, conforme exemplo: Freire (2010) ou Freire (2010, p. 7);
– quando o sobrenome do autor não estiver incluído na sentença, deverá ser escrito somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação e página da citação, neste caso, quando for citação direta, da respectiva fonte utilizada, sendo que o(s) autor(es) e o ano devem ser colocado entre parênteses. Exemplos: (Freire, 2010, p. 7), (Freire; Matos, 2018, p. 7), (Freire; Matos; Campos, 2020, p. 7), (Freire et al., 2021, p. 7);
– as citações que contenham até três (3) linhas não serão destacadas com o recuo, devendo permanecer com a mesma fonte do texto e entre aspas duplas, indicando a fonte e a página consultada quando for citação direta;
– as citações de mais de três (3) linhas deverão vir destacadas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, utilizando a mesma fonte do texto, porém em tamanho dez (10), espaçamento simples (1,0) e sem aspas duplas;
– as citações em língua estrangeira deverão ser traduzidas para a língua do texto indicando os créditos da tradução, após a chamada de citação, como o exemplo: (Costa, 2020, p. 10, tradução nossa);
– não usar expressões latinas (Id., Ibid., op. cit., etc.) no texto, exceto apud (citado por) e et al. (e outros). Exemplos: Demo (apud Costa, 2020, p. 10) ou (Demo apud Costa, 2020, p. 10), Costa et al. (2020) ou (Costa et al., 2020);
– as ilustrações (quadros, fotografias, figuras, gráficos etc.), deverão apresentar suas respectivas legendas, conforme item 6.6 da NBR 6022/2018 e em resolução de até 300 mpi (formato jpeg). A indicação da fonte é semelhante à das citações (autoria e ano), exemplo, Fonte: Costa (2011), indicando a fonte nas Referências no final do trabalho. As ilustrações, tabelas e fórmulas deverão vir em preto e branco e inseridas no texto;
– as equações e fórmulas devem ser destacadas no texto, se necessário, numeradas entre parênteses, por exemplo,
x2 + y2 = z2 (1)
– as Tabelas devem ser padronizadas conforme as normas de apresentação tabular do IBGE;
– as notas, de caráter explicativo e numeradas sequencialmente, devem figurar com o uso de nota de rodapé;
e) as referências devem conter somente os autores citados no trabalho, apresentados em ordem alfabética, de acordo com as normas NBR 6023.
NORMAS PARA OS DOSSIÊS
1. Participação por edital ou convite, por meio da apresentação da proposta do Dossiê pelos/as organizadores/as.
2. Na proposta do Dossiê deve constar:
- O título do Dossiê;
- O/s nomes/s dos/as coordenadores/as, com filiação institucional e ORCID;
- A apresentação da proposta, os títulos e os resumos dos artigos, com a indicação da autoria, a filiação institucional e ORCID dos/as autores/as;
3. A organização do dossiê, é responsabilidade dos/as organizadores/as.
4. São publicados de oito a dez artigos por dossiê;
5. Os artigos devem estar em duas línguas:
- Português e espanhol,
- Português e inglês, ou
- Português e francês.
6. Os artigos devem ser oriundos das diferentes regiões do País e que dentre eles conste, pelo menos, um artigo internacional.
7. Os/as autores/as dos artigos devem submetê-los, normalmente, pela RCP, com todos os dados necessários, seguindo as mesmas orientações da RCP para publicação dos artigos:
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/about/sub
missions
8. A normalização dos artigos é responsabilidade dos/as autores/as.
9. A correção gramatical dos artigos nas duas línguas, é responsabilidade dos/as autores/as; com as declarações do/a profissional que as fizeram.
10. Os artigos enviados à sessão Dossiê devem seguir as mesmas regras de elaboração para os artigos livres:
– texto dividido em cinco partes: 1 Introdução; 2 3 4 (Itens de desenvolvimento - mantendo o equlíbrio do número de páginas entre itens) e 5 Conclusão ou Considerações Finais.
- Não se admitem subdivisões dos itens: nem por subtítulos, nem por subseções secundárias (1.2/1.3) e terciárias (1.2.1/1.2.3).
- Clique aqui para acessar o Template
Declaração de Responsabilidade
No ato da submissão, os autores, individualmente ou em conjunto, deve inserir como "documento suplementar", em pdf, preenchidos e assinados, a Declaração de Responsabilidade no seguinte modelo: (Clique Aqui)
Nome(s) por extenso do(s) autor(es) (na mesma ordem em que aparecem no artigo) e assinatura(s).
Observação: Não é necessário enviar qualquer documento relativo à submissão para o e-mail da revista. Todos os arquivos devem ser inseridos no sistema.
Também deverá ser inserido como DOCUMENTO SUPLEMENTAR, em word, arquivo com os seguintes dados de identificação do(s) autor(es):
Título do artigo.
Nome completo. Titulação. Universidade XX (Sigla). Cidade - Sigla do Estado, País. ORCID: XX. E-mail: XX. (Autores estrangeiros devem indicar o país de origem).