PRINCÍPIOS DE UMA DIDÁTICA MULTIDIMENSIONAL: um estudo a partir de percepções de pós-graduandos em educação

Autores

  • Geovana Ferreira Melo Educação pela Universidade de São Paulo (USP) / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Selma Garrido Pimenta Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n2p53-70

Palavras-chave:

Didática, Docência no Ensino Superior, Didática Multidimensional, Ensino-aprendizagem,

Resumo

O objetivo do presente artigo é evidenciar possíveis contribuições de uma Didática Multidimensional para a prática pedagógica, a partir das percepções de pós-graduandos em Educação. Considerando seus princípios fundamentais, dos quais se destacam: ensinar com pesquisa, relações dialógicas, mediação pedagógica, rede de saberes e processos de práxis. Neste sentido, surge o seguinte questionamento: Quais as percepções de pós-graduandos quanto à complexidade de uma Didática Multidimensional e suas contribuições para a atividade docente? Nesta pesquisa exploratória, participaram nove pós-graduandos em Educação – mestrandos e doutorandos, docentes do ensino superior de diversas áreas. Sendo que, as produções escritas sobre o que a didática ensina à própria área em articulação com os referenciais teóricos – Franco e Pimenta (2016); Pimenta, Franco e Fusari (2015); Libâneo (2014); Charlot (2000); Freire (1997); Veiga (1996); Candau (1983) – compuseram o corpus da pesquisa. O estudo teve como pressupostos o entendimento de que o ensino, objeto da Didática, se configura como uma prática social e um fenômeno complexo. O que demanda diferentes interlocuções entre os saberes a serem, constantemente, reconstruídos pelos professores e exige ruptura com os modelos prescritivos e transmissivos de aula, para uma formação centrada na pesquisa. Assim sendo, professores e estudantes, ao se compreenderem pesquisadores, problematizam a realidade na busca de alternativas de reflexão-transformação.

Abstract

The objective of this article is to evidence possible contributions of a multidimensional didactics for the pedagogical practice. Considering its fundamental principles, which include: teaching with research; dialogical relations; pedagogical mediation, network of knowledge and processes of praxis. Thus, some questions arise, such as: What are the post-graduate students' perceptions regarding the complexity of a Multidimensional Didactics and its contributions to the teaching activity? In this exploratory research, nine postgraduate students participated in Education - masters and doctoral students, teaching higher education in various areas. Thereby, their productions written about what didactics teaches the own area in conjunction with the theoretical - Franco and Pimenta (2016); Pimenta, Franco and Fusari (2015); Libâneo (2014); Charlot (2000); Freire (1997); Veiga (1996); Candau (1983) – comprised the corpus of research. The study had as assumptions the understanding that education, object of didactics, configures itself as a social practice and a complex phenomenon, which requires different interlocutions among knowledges, to be constantly rebuilt by teachers and requires a rupture with the prescriptive models and transmissive classroom, for a training focused on research. In this sense, teachers and students to understand researchers, problematize the reality in the search for alternatives for reflection-transformation.

Keywords: Didactics; Teaching in Higher Education; Multidimensional Didactics; Teaching-learning.

Resumen

El objetivo del presente artículo es evidenciar posibles contribuciones de una Didáctica Multidimensional para la práctica pedagógica. Considerando sus principios fundamentales, de los cuales se destacan: enseñar con investigación; relaciones dialógicas; la mediación pedagógica, red de saberes y procesos de praxis, cuestionamos: ¿Cuáles son las percepciones de postgraduados en cuanto a la complejidad de una Didáctica Multidimensional y sus contribuciones a la actividad docente? Se trata de una investigación exploratoria, en la que participaron nueve postgraduados en Educación - maestrandos y doctorandos, docentes de la enseñanza superior de diversas áreas. Sus producciones escritas sobre lo que la didáctica enseña a la propia área en articulación con los referentes teóricos - Franco y Pimenta (2016); Pimenta, Franco y Fusari (2015); Libâneo (2014); Charlot (2000); Freire (1997); Veiga (1996); Candau (1983) – compusieron el corpus de la investigación. El estudio tuvo como presupuestos el entendimiento de que la enseñanza, objeto de la Didáctica, se configura como una práctica social y un fenómeno complejo, lo que demanda diferentes interlocuciones entre los saberes, a ser constantemente reconstruidos por los profesores y exige ruptura con los modelos prescriptivos y para la formación centrada en la investigación. En ese sentido, profesores y estudiantes, al comprenderse investigadores, problematizan la realidad en la búsqueda de alternativas de reflexión-transformación.

Palabras clave: Didáctica. Docencia en la enseñanza superior. Didáctica Multidimensional. Enseñanza-aprendizaje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovana Ferreira Melo, Educação pela Universidade de São Paulo (USP) / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Católica de Santos. Doutora em
Educação pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba.
Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS).

Selma Garrido Pimenta, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora e Mestre em Educação: Filosofi a da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1965). Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e Professora Assistente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. Coordena (em parceria) o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE). Pesquisadora 1A CNPq.

Downloads

Publicado

2018-07-08

Como Citar

Melo, G. F., & Pimenta, S. G. (2018). PRINCÍPIOS DE UMA DIDÁTICA MULTIDIMENSIONAL: um estudo a partir de percepções de pós-graduandos em educação. Cadernos De Pesquisa, 25(2), 53–70. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n2p53-70

Edição

Seção

Artigos