QUEM SÃO OS ATUAIS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NO BRASIL? Perfil socioeconômico e relação com o magistério

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p225-243

Palavras-chave:

Formação de professores, Licenciaturas, Perfil dos estudantes,

Resumo

O artigo analisa o perfil dos estudantes de licenciatura no Brasil, considerando, especialmente, as condições socioeconômicas e a relação com o magistério. O objetivo é relacionar informações atuais referentes aos estudantes de licenciaturas, avaliando o contexto do trabalho docente e a formação inicial de professores. A pesquisa reuniu dados junto a cinco licenciaturas de todo o país: pedagogia, história, matemática, educação física e biologia, a partir das respostas dadas ao questionário do estudante do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade/2014-2017). Constata-se um perfil de estudante trabalhador, com renda familiar baixa, egresso de escola pública e que, em sua maioria, afirma ter escolhido o magistério pela vocação ou pela importância da profissão.

WHO ARE THE TEACHER EDUCATION STUDENTS IN BRAZIL TODAY? socioeconomic profile and their relationship with teaching

Abstract

This article analyzes the profile of undergraduate students from teacher education programs in Brazil, considering their socioeconomic conditions and the relationship with the teaching profession. The objective is to relate current information regarding undergraduate students, assessing the context of teaching work and initial teacher education.  The survey gathered data from five undergraduate degrees across the country: pedagogy, history, mathematics, physical education and biology, from the replies to the questionnaire of the National Survey of Student Performance (Enade/2014-2017). We can observe a profile of a student worker, with a low family income, who graduated from a public school and who, for the most part, claims to have chosen the magisterium by vocation or importance of the profession.

Keywords: teacher education; teacher education programs; students’ profile.

¿QUIÉNES SON LOS ACTUALES ESTUDIANTES DE LICENCIA EN BRASIL? Perfil socioeconómico y relación con la profesión docente

Resumen

El artículo analiza el perfil de los estudiantes de licenciatura en Brasil, considerando, especialmente, las condiciones socioeconómicas y la relación con el magisterio. El objetivo es relacionar informaciones actuales referentes a los estudiantes de licenciaturas, evaluando el contexto del trabajo docente y la formación inicial de profesores. La encuesta reunió datos junto a cinco licenciaturas en todo el país: pedagogía, historia, matemáticas, educación física y biología, a partir de las respuestas dadas al cuestionario del estudiante del Examen Nacional del Desempeño del Estudiante (Enade / 2014-2017). Se constata un perfil de estudiante trabajador, con renta familiar baja, egresado de escuela pública y que, en su mayoría, afirma haber escogido el magisterio por la vocación o por la importancia de la profesión.

Palabras clave: formación de profesores; licenciaturas, perfil de los estudiantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleomar Locatelli, Universidade Federal do Tocantins (UFT).Tocantinópolis - TO

Doutor e Políticas Públicas, Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia. Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte - MG

Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Wisconsin, em Madison, nos Estados Unidos e Professor do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

Downloads

Publicado

2019-11-18

Como Citar

LOCATELLI, Cleomar; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio.
QUEM SÃO OS ATUAIS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NO BRASIL? Perfil socioeconômico e relação com o magistério
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 225–243, 18 Nov 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12767. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos