http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/issue/feedCadernos de Pesquisa2024-03-28T00:00:00-03:00Francisca Lima/Iran de Maria Nunes/César Castro/Samuel Luis Velázquez Castellanoscadernosdepesquisa@ufma.brOpen Journal Systems<p>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA</p> <p>Missão: é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem por objetivo a divulgação de trabalhos científicos originais, inéditos, multi/interdisciplinares, desde que sejam voltados para área de Educação, produzidos/as por pesquisadores desta Universidade e de outras instituições congêneres, nacionais e internacionais, a fim de possibilitar o intercâmbio científico e institucional.</p> <p>ISSN 2178-2229</p> <p>Periodicidade: Trimestral </p> <p><strong>Qualis/CAPES (2017-2020): A3 </strong></p>http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23176Construções filosóficas e históricas sobre conhecimento, ciência e educação: 2024-02-29T10:44:11-03:00Samuel Luis Velázquez Castellanossamuel.velazquez@ufma.br<p>Neste trabalho abordam-se as reflexões de Inmanuel Kant e Thomas Kuhn sobre o conhecimento em quanto origem, possibilidades e limitações, sem perder de vista o contexto histórico, nem a influência que estas reflexões teóricas têm provocado no pensamento contemporâneo. Analisam-se a partir de Kuhn, como estes saberes têm-se trabalhado no campo científico e as múltiplas situações que originaram reflexões sobre a ciência normal e os paradigmas científicos desde uma perspectiva emantestista e histórica. Transita-se pelas concepções existentes no ato de educar, implícitas no pensamento pedagógico kantiano e de como a concepção kuhniana de paradigma se entrecruza, ainda que contraditoriamente na sua aparência imediata, com este paradigma pedagógico idealista.</p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024