http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/issue/feedCadernos de Pesquisa2023-11-15T18:52:55-03:00Francisca Lima/Iran de Maria Nunes/César Castrocadernosdepesquisa@ufma.brOpen Journal Systems<p>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA</p> <p>Missão: é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem por objetivo a divulgação de trabalhos científicos originais, inéditos, multi/interdisciplinares, desde que sejam voltados para área de Educação, produzidos/as por pesquisadores desta Universidade e de outras instituições congêneres, nacionais e internacionais, a fim de possibilitar o intercâmbio científico e institucional.</p> <p>ISSN 2178-2229</p> <p>Periodicidade: Trimestral </p> <p><strong>Qualis/CAPES (2017-2020): A3 </strong></p>http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14601EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL2020-07-27T15:42:47-03:00Aline Thaís Siegelalinesiegel@hotmail.comAna Lúcia Damasio Stacheskiana.stacheski@hotmail.comCamila da Cunha Nunescamila.nunes@unifebe.edu.brJuliana Pedroso Brunsjulianap.bruns@gmail.com<p>No Brasil, a evasão e o abandono escolar preocupam, principalmente no que se refere às escolas públicas, sendo um desafio, não somente da esfera governamental nacional, mas também estadual e municipal. Diante disso, objetiva-se analisar as percepções dos gestores que atuam no ensino fundamental nas escolas municipais de Educação Básica do município de localizada no vale do Itajaí (SC) sobre a problemática da evasão e abandono escolar. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa e de campo. Participaram 17 gestores da Rede de Ensino Municipal de Brusque, das 17 escolas municipais que ofertam o ensino fundamental. Como fonte de dados foi utilizado entrevista semiestruturada com o recurso de gravador, e dados disponíveis no sistema do Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA). A análise e interpretação dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que entre os principais fatores que colaboram para a evasão ou abandono escolar estão a falta de comprometimento da família; desestímulo e desinteresse dos alunos nas atividades; e discrepância entre idade/série ocasionados pela retenção escolar.</p>2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14608COMO FOI QUE EFETIVANDO DIREITOS, PERDEMOS DIREITOS? 2020-07-27T19:03:31-03:00Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assisanaelisasqa@gmail.com<p>Partindo da hipótese de que um cenário estatal de incentivo ao cumprimento de leis e regras nas empresas (<em>compliance</em>), visando frustrar comportamento lucrativo predatório, culminou em ações de responsabilidade social traduzidas em situações que se caracterizam como privatização da educação, criando um processo simultâneo de cumprimento e anulação de direitos, o presente artigo tem como objetivo discutir o referido antagonismo, problematizando o formato da relação estabelecida entre <em>compliance</em> e educação. Mediante diálogo interdisciplinar, expomos a questão central do problema, os conceitos chave e debatemos com base na teoria norte-americana do <em>public function</em>, formas de reverter uma situação colidente de efetivação e perda de direitos, em especial, o direito fundamental à educação pública, laica e socialmente referenciada.</p>2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14911A PRÁTICA DE LEITURA PARA CÃES COTERAPEUTAS: 2020-08-24T23:01:28-03:00Valéria Cristina Christello Coimbracadernosdepesquisa@ufma.brMagda Eliete Lamas Ninoninomagda09@gmail.comHelenara Plaszewskicadernosdepesquisa@ufma.brA presente pesquisa que tem por objetivo descrever a experiência das crianças em relação as suas leituras para os cães coterapeutas que foi realizada em uma escola do interior do estado do RS, através da participação de quatro crianças do 4º ano A e B do Ensino Fundamental com os cães de um projeto de extensão da universidade federal de nosso Estado. O estudo lança-se pela importante contribuição da Educação Assistida por Animais (EAAs) como recurso pedagógico na prática de leitura vinculada à saúde mental, algo que vem sendo muito valorizado em outros países e que no Brasil ainda são poucos estudos em questão, considerando-se ainda mais pelo olhar da criança. Referencial teórico Abrahão (2015); Carvalho (2015), e entre outros. Conexões com Vygotsky e Wallon, por considerar a afetividade e a cognição como processos dinâmicos da consciência, que estão em constante movimento, por toda a vida do indivíduo, bem como se complementam e são indissociáveis. Metodologicamente utilizamos o Método Criativo e Sensível por dar voz às crianças, investigando-as não como objetos de análise, mas como sujeitos participativos/investigadores, num processo de busca e conhecimento de si mesmos através da criação. Concluímos, as crianças se perceberam mais confiantes na prática de leitura pelo prazer proporcionado ao lerem para os cães, momento de alegria e descontração e oxigenação social. Elas ficaram mais abertas ao diálogo, expondo suas preocupações, conquistas e desejos.<strong> </strong>2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15145 PROPOSTAS CURRICULARES DE HISTÓRIA EM PERSPECTIVA: 2020-09-15T21:57:11-03:00Miriã Lúcia Luizmirialuiz@gmail.comAilton Marco dos Reisailtonreis22@gmail.com<p>Analisa propostas curriculares de História elaboradas pela secretaria estadual de educação do Espírito Santo em 1975 e 2009. Com base no método regressivo (BLOCH, 2001), busca aspectos convergentes e divergentes expressos nessas expectativas curriculares oficializadas. Ao considerar o intervalo de mais de três décadas entre as publicações, o artigo analisa os documentos prescritivos a partir de seu conteúdo pedagógico e das narrativas historiográficas privilegiadas. Em meio à trajetória do Ensino de História no Brasil, os documentos prescritivos analisados são entendidos como parte de um movimento de unificação e de padronização dos conteúdos e métodos de ensino de História. Por meio da análise das fontes, identificou-se: a) “marcas” dos contextos de produção em seus elementos pedagógicos e historiográficos, apontando também, para sua atuação como mecanismo produtor de resultados, ao influenciar práticas e efeitos políticos; b) embora distintos em seu conteúdo pedagógico e historiográfico, em função dos contextos nos quais foram produzidos, há a explícita preocupação dos elaboradores em imprimir nos documentos suas perspectivas teórico-metodológicas e políticas, o que revela a formação pretendida para determinado projeto de país.</p>2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15720BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: 2020-12-04T15:13:26-03:00Vanessa Giovanella Fagundesvanessagiovanella@gmail.comRosania Camposzana.c2001@gmail.comMelissa Daiane Hans Sassonmelissa.daiane@gmail.comCom a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ano de 2017, muitas foram as discussões e análises tanto pelo modo como o documento foi finalizado quanto pelas alterações e modificações que o mesmo sofreu. A partir de uma análise documental e de entrevistas com consultoras da 1ª e 2ª versões da BNNC, esse artigo buscou compreender quais as concepções norteadoras na versão final da BNCC e quais as possíveis implicações para a Educação Infantil. Os resultados das análises apontam que o currículo para a Educação Infantil na versão final da BNCC tem como foco os objetivos de aprendizagem atrelados a lógica de educação por competências, o que rompe com a 1ª e 2ª versão da BNCC. Embora não seja possível avaliar ainda os desdobramentos da BNCC e do currículo no cotidiano das instituições de Educação Infantil, a formatação da versão final do documento, sua filiação conceitual, nos dão pistas de alguns impactos que poderão ocorrer na Educação Infantil, entre os quais destacamos: a possibilidade de os Campos de Experiência serem tomados como disciplina, de o currículo ser concebido enquanto documento prescritivo, da centralidade no processo de aquisição da linguagem escrita e indícios da implementação de avaliação em larga escala para esta etapa. Destacamos que esses impactos estão em desencontro com o que defendemos e pensamos como um currículo adequado para a Educação Infantil.2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15609ENSINAR E APRENDER A CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA DE VIGOTSKI2020-11-23T14:25:22-03:00Bruno Nicolau Cerine da Cruzbruno-piaui@hotmail.comTelma Adriana Pacifico Martinelitapmartineli@hotmail.comGabriel Ferezin Camargogafcamargo@gmail.com<p>Este artigo analisou a atividade de ensino e o processo de aprendizagem na Teoria Histórico-Cultural na área da Educação Física, a partir dos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Educação Física, Arte e Cultura (GEFAC) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Política e Prática Pedagógica da Cultura Corporal (GEPPECC). Para tanto, dividiu-se a pesquisa em duas etapas: 1) estudo da concepção de ser social e da educação como pressuposto para o desenvolvimento humano, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski e colaboradores; 2) apresentação e análise dos estudos produzidos e socializados na comunidade científica pelos Grupos GEFAC/GEPPECC sobre o ensinar e aprender a cultura corporal na Educação Física na Educação Básica, a partir dos dados de diretórios e plataformas de registros e seus impactos. Procedeu-se à análise histórica e crítica (NETTO, 2011), orientada pelas categorias de análise e estudo: concepção de formação do homem, de educação e de cultura; concepção de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano; produção científica e experimental e suas repercussões. Considera-se que a Teoria Histórico-Cultural avança na compreensão e proposição do ensino e aprendizagem e constitui-se um importante aporte para o processo pedagógico da Educação Física na Educação Básica. Os Grupos GEFAC/GEPPECC, subsidiando suas pesquisas e intervenções nesta teoria tem confirmado sua importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento das funções psicológicas superiores e da apropriação da cultura corporal.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Cultura Corporal. Educação Física Escolar. Educação Básica. Ensinar e Aprender. Teoria Histórico-Cultural.</p>2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15561EXPERIÊNCIAS REFERENCIAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA BRASILEIRA2020-11-18T07:46:58-03:00Jose Manuel Ribeiro Meirelesmecameireles@gmail.com<p><span lang="PT-BR">O artigo apresenta o conceito de escola referencial, marca original deste trabalho, discorre sobre este termo principalmente ao abordar as escolas referenciais como tais, por balancearem o ensino do conhecimento ocidental com o tradicional. Apresenta também escolas indígenas referenciais em três regiões brasileiras distintas.Traz a discussão sobre a necessidade de se ensinar o conhecimento tradicional nas escolas indígenas e não somente o universal como é defendido por uma tendência dos estudos sobre a educação escolar indígena.O ponto de partida histórico da educação escolar indígena aconteceu no Acre. Tanto lá quanto em outras regiões, o método desenvolvido nas escolas ditas referenciais foi o de Paulo Freire.A importância da educação escolar indígena foi primordial na formação de organizações indígenas, responsáveis pelo avanço dos direitos indígenas contidos na Constituição Federal de 1988.</span></p>2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20439GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-192022-12-01T16:46:22-03:00MARGARIDA ESPÍRITO SANTO CUNHA GORDOmargaridagordo@yahoo.com.brMARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARESliliacolaress@gmail.comLUCIANA ALVES COELHO NOGUEIRAluluacoelho@gmail.comMARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZOmaria.cardozo@ufma.br<p>De que forma os gestores escolares e os coordenadores pedagógicos enfrentaram o desafio das aulas remotas com todas as dificuldades que se apresentaram? É a questão principal que buscamos responder neste artigo, que tem como objetivo apontar reflexões sobre a gestão escolar, tendo como foco o trabalho dos gestores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas em tempo de aulas remotas. Os caminhos metodológicos se enquadram na pesquisa qualitativa, fazendo uso de um estudo descritivo analítico do tipo relato de experiência de atividades online realizadas por coordenadores(as) e gestores(as) das escolas públicas municipais e estaduais de São Luís (MA) e da disciplina Estágio em Gestão Escolar do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste Pará (UFOPA). Este artigo divide-se em dois tópicos, no primeiro: a pandemia do Covid-19 e a educação brasileira; no segundo: gestão escolar – desafios em tempos de pandemia. Chegamos à conclusão do quão importante foi a atuação dos coordenadores pedagógicos para manterem a escola funcionando, mesmo que remotamente, pois coube a eles a articulação entre a escola com os docentes, com os alunos e com as famílias.</p>2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/22448A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ENQUANTO INSTRUMENTO DE GARANTIA DE PROCESSOS DIALÓGICOS E ACESSO CURRICULAR PARA CRIANÇAS QUE “NÃO FALAM”2023-10-18T18:25:46-03:00Jáima Pinheiro de Oliveiracadernosdepesquisa@ufma.brEmely Kelly Silva Santos Oliveiracadernosdepesquisa@ufma.br<p>Este artigo tem como principal objetivo problematizar concepções de linguagem e de sujeito que possam garantir os processos dialógicos em ambiente escolar para crianças que “não falam”. De maneira específi ca, pretende-se discutir compreensões de defi ciência que circulam nas formações e em produções científi cas, argumentando em favor daquelas que mais se aproximam de uma perspectiva inclusiva. Pretendemos, também, discutir sobre os percursos iniciais e fundamentais de uso desses recursos para que as crianças que se comunicam por meio da fala possam participar das atividades e, consequentemente, acessar o currículo escolar. A apresentação do texto terá três focos: no primeiro, faremos uma discussão sobre os avanços do campo da Educação Especial, as concepções de defi ciência e o processo de inclusão escolar; no segundo, comentaremos sobre os sujeitos com necessidades complexas de comunicação e seu lugar na escola. E, na terceira parte, comentaremos sobre o acesso curricular desses sujeitos a partir do uso de recursos de Comunicação Alternativa. Os argumentos expostos esclarecem a necessidade de se investir em acessibilidade atitudinal e deixam claro que esses recursos são os principais instrumentos capazes de garantir o direito à comunicação e promover a aquisição de linguagem no ambiente escolar e por se tratar de um conhecimento especializado exige um trabalho colaborativo.</p>2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17021ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO PROUNI: 2021-06-08T13:09:56-03:00Taís Buch Pastorizataispastoriza@hotmail.comRosângela Gavioli Prietorosangel@usp.br<p>O Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudos, em instituições de educação superior privadas, a estudantes egressos de escolas públicas, com reserva de vagas para pessoas com deficiência e outros grupos (BRASIL, 2005). Efeitos do Programa é o tema deste artigo, cujos objetivos são: identificar os cursos acessados por estudantes bolsistas com deficiência e analisar a distribuição por curso e sexo, a partir dos dados extraídos do Censo da Educação Superior, de 2011 a 2016, com o uso do software SPSS. Sobre as bolsas por curso e sexo, verificou-se a permanência da divisão sexual do trabalho, particularmente, em Engenharia maioria homens e em Pedagogia, mulheres, repetindo o padrão identificado para o Brasil (BARRETO, 2014; ARTES; RICOLDI, 2016; RICOLDI; ARTES, 2016).</p>2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17002 NVIVO COMO INSTRUMENTO DE APOIO PARA REVISÃO DE LITERATURA2021-06-02T17:59:29-03:00Eliziane Rocha Castroelizianecastro@hotmail.comGabriel Linhares de Sousagabriel.linhares@aluno.uece.brMarcilia Chagas Barretomarcilia.barreto@uece.brJoserlene Lima Pinheirolenofortal01@gmail.com<p>Este artigo descreve como um <em>software</em> de análise qualitativa assistida por computador, o NVivo 12 Plus, foi usado em um processo de condução de uma Revisão de Literatura. Como exemplo ilustrativo da abordagem colocada em prática, apresenta-se uma revisão de literatura sobre o trabalho com tabelas e gráficos no contexto da Educação Básica, na perspectiva do letramento estatístico. Por meio dessa revisão, que foi realizada junto aos anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – XIII ENEM (2019), são oferecidas ponderações e reflexões dos autores, destacando os recursos de gerenciamento, consulta e visualização que facilitam e otimizam uma revisão de literatura. Os resultados extraídos dessa experiência reforçam o potencial desse <em>software</em> na condução e redação de uma revisão de literatura de alta qualidade, pois as ferramentas de organização, análise e visualização do NVivo 12 Plus foram úteis para resumir dados, modelar relações e representar conceitos abstratos de forma clara e intuitiva, favorecendo o rigor científico, a abrangência e a redação da revisão de literatura. As conclusões derivadas do processo de condução da Revisão de Literatura reforçam que as ferramentas e funcionalidades do NVivo 12 Plus auxiliam o pesquisador a superar as suas limitações de codificação, organização e armazenamento da literatura revisada, potencializando o desenvolvimento dessas atividades, em tempo mais curto do que aquele necessário à realização do trabalho manual.</p>2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17674CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA2021-09-06T12:02:46-03:00Joana Peixotocadernosdepesquisa@ufma.brNatalia Carvalhaes de Oliveiranatalia.oliveira@ifgoiano.edu.brEste artigo aborda resultados de uma pesquisa que investigou as concepções de ciência, tecnologia e educação configuradas na produção acadêmica sobre o uso de tecnologias no ensino de Ciências da Natureza. A inserção de tecnologias nas práticas pedagógicas é uma crescente demanda na contemporaneidade, que deve ser investigada em suas determinações para além da dimensão instrumental. A pesquisa analisou, por meio das contradições presentes nas relações entre os elementos investigados, um <em>corpus</em> constituído por 120 artigos publicados em revistas historicamente relevantes para a área no período de 1996 a 2017, para compreender o pensamento acadêmico que compõe e norteia a referida produção. Como resultado da investigação, evidenciamos: a) a ênfase nos processos de ensino em geral, por meio de pesquisas empíricas e bibliográficas; b) a abordagem de práticas educativas sem fundamentação explícita em teorias educacionais; c) a ciência e a tecnologia pouco abordadas em uma perspectiva epistemológica, demonstrando a filiação da maioria à lógica formal e; d) o uso de tecnologias sob uma perspectiva tecnocentrada, o que reflete a racionalidade instrumental da sociedade capitalista. Considerando a relevância da área de ensino de Ciências da Natureza para a formação humana, afirmamos a sua necessária colaboração para a construção de uma educação emancipadora.2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17941IMPRESSÕES DE ESTUDANTES E DOCENTES SOBRE UMA PROPOSTA DE ENSINO PAUTADA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP)2021-10-21T16:59:12-03:00Luciana Passos Saluciana.sa@ufsc.brCatiunaiara Rosa Bittencourtcatiunaiara.bittencourt@posgrad.ufsc.br<p>O presente trabalho teve como propósito investigar as impressões de estudantes e professores acerca do Programa <em>Conectando Saberes</em>, cuja dinâmica se baseia na metodologia “Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)”. Para tanto, buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: quais as potencialidades e limites do Programa <em>Conectando Saberes</em> para a formação de estudantes de um curso técnico de Química? A pesquisa é qualitativa e os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo quatro egressos do Curso Técnico em Química do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Jaraguá do Sul) e dois professores da mesma instituição. Como procedimento de análise foi empregada a Análise Textual Discursiva. Os principais resultados apontam para importantes contribuições do Programa para a formação dos egressos, dentre elas: capacidade de trabalho em grupo, habilidades de pesquisa, desenvolvimento da autonomia e influência na escolha pela carreira.</p>2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15560AVALIAÇÃO EXTERNA DE LARGA ESCALA EM MANAUS: 2020-11-18T01:09:30-03:00Camila Ferreira da Silvaferreira.camilasilva@gmail.comMicaelle Cardoso de Souzasouza.micaellecardoso@gmail.comVictória Soares dos Santossoaresvic709@gmail.com<p>No Brasil, a avaliação educacional externa passou a ser compreendida como um importante instrumento para garantir qualidade ou melhoria do sistema educativo. Nas últimas três décadas acabamos por consolidar um macrossistema de avaliação de larga escala. Este é o cenário de emergência de nosso objeto e deste artigo, o qual busca compreender os sustentáculos históricos, políticos e educacionais da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) na cidade de Manaus/AM e seus efeitos sobre as crianças no cotidiano escolar, ao aliar revisão de literatura, análise sócio histórica da ADE e observação participante da realidade escolar. O estudo revelou uma relação íntima entre os movimentos e sistemas avaliativos internacionais, nacionais, estaduais e municipais, bem como uma efetiva incidência da ADE no dia a dia das escolas manauaras, pelo que esta avaliação tem provocado rupturas tanto para as crianças, quanto para os professores e ainda rupturas de ordem curricular, uma vez que o cotidiano das escolas acaba sendo marcado por uma espécie de “treinamento” para as provas da ADE e, dessa forma, acaba por privilegiar determinados componentes curriculares como língua portuguesa e matemática.</p>2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14860A PANDEMIA, TRABALHO DOCENTE E OS NOVOS ENFRENTAMENTOS AO CAPITAL2020-08-18T14:59:53-03:00Arlete Ramos dos SANTOSarlerp@hotmail.comJanaína de Oliveira Menezesjanamez@gmail.comCláudia Batista da Silvasilvaclaudia64@yahoo.com.br<p>Este artigo trata de uma discussão sobre os impactos da pandemia no trabalho docente e toma como base os dados da pesquisa tipo <em>survey,</em> originada do projeto “Os impactos da utilização das tecnologias educacionais por meio do ensino remoto nas atividades escolares, nos municípios localizados no estado da Bahia, no contexto da pandemia do Covid-19”. A referida pesquisa foi realizada entre o período de abril e maio de 2020 e contou com a participação de 756 professores de diversos níveis e modalidades dos sistemas públicos e redes privadas de ensino. Este trabalho foi realizado pelo grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e da Cidade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (GEPEMDECC/UESB). A metodologia do projeto, e sob a qual este texto está orientado, fundamenta-se no pressuposto de que a produção do conhecimento necessita inferir em questões subjacentes às realidades que emergem de um cenário histórico, econômico, político e social que incide, implícita ou explicitamente, na vida dos sujeitos. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário disponibilizado via Google Formulários e aplicado a professores. Os resultados apontam para o registro da investida na proposta de ensino remoto ao mesmo tempo em que desvelam as fragilidades deste projeto na Educação Básica.</p>2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18211INSTITUIÇÕES ESCOLARES E PANDEMIAS: 2021-12-06T17:10:47-03:00Ademir Valdir dos Santosademir.santos@ufsc.brEdvaldo Souza Coutoedvaldo@ufba.brO estudo analisa as pandemias da gripe espanhola de 1918, na cidade do Rio de Janeiro, e da atual Covid-19, mediante aspectos do contexto brasileiro, focalizando o funcionamento escolar e ações para enfrentá-las nos primeiros meses. A metodologia é simultaneamente embasada em pesquisa documental, com o uso de textos de jornais contemporâneos a cada um dos períodos pandêmicos, e na investigação bibliográfica. Os resultados destacam que, na epidemia da gripe espanhola, um conjunto de escolas municipais foi transformado em postos de socorro, com protagonismo dos professores na assistência sanitária à população. Durante os primórdios da epidemia da Covid-19, instituições foram fechadas e passaram a oferecer o ensino remoto. As conclusões sublinham transformações nas finalidades sociais escolares e o protagonismo docente em ambos os períodos.2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/21531MOBILITIES, COMMUNICATION AND INTERCULTURAL EDUCATION:2023-05-31T12:43:13-03:00Maria Natália Ramosmaria.ramos@uab.pt<p>As migrações, o interculturalismo e a comunicação digital e intercultural são domínios fortemente presentes nos discursos sociais e políticos das últimas e primeiras décadas do século XX e XXI, respetivamente, ao nível de vários setores, e nos paradigmas comunicacionais, interculturais e educativos da atualidade. A diversidade cultural, a sociedade multicultural e em rede, a Internet, o desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação, a inserção dessas tecnologias na educação e no ensino deram origem a novas formas de relacionamento, comunicação e aprendizagem. Também deram origem a grandes mudanças na sociedade e nas organizações sociais, em particular na educação, ambientes onde a interculturalidade e a mobilidade estudantil têm vindo a aumentar. Neste artigo serão discutidas algumas destas questões que se colocam no contexto contemporâneo, sendo também analisadas políticas, estratégias e competências que possam ajudar os profissionais que trabalham com migrantes, refugiados e minorias étnicas/culturais a melhor interagir com este população, promovendo o seu acolhimento e inclusão social, bem como promovendo a convivência, a educação e comunicação intercultural e o desenvolvimento e bem-estar de todos, independentemente da sua origem cultural ou social.</p>2023-11-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022