A REALIDADE AUMENTADA COMO PERSPECTIVA DE INTERAÇÃO MISTA ENTRE O LEITOR E O LIVRO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.25Palavras-chave:
inovação pedagógica , realidade aumentada , interação leitor-texto , livro didático , ensino de ciênciasResumo
Se por um lado, nos dias atuais um olhar mais tradicionalista para o ensino já encontra resistências que apontam e instigam modelos mais ativos e tecnológicos, de outro, é necessário se pensar nos instrumentos educacionais que estão presentes hoje nas escolas, isto posto, é relevante trazermos à tona investigações que apresentem opções inovadoras para o uso desses instrumentos. Logo, esta pesquisa se propôs a identificar a possibilidade de inovação pedagógica a partir de uma perspectiva hodierna de interação entre o leitor e o livro didático. Para se obter os resultados requeridos se partiu de pesquisa de natureza aplicada, por meio de levantamento bibliográfico e documental, para consecução referente à coleta e análise dos dados que se dará sob abordagem qualitativa. Como resultado da pesquisa identificamos a perspectiva de interação mista entre o leitor e livro didático. Quanto ao seu conceito, esta se fundamenta em se apropriar de elemento/elementos tanto da interação interna quanto da interação externa de forma síncrona e contínua, fazendo emergir a partir dessa relação, novos componentes que - a priori - não estariam visíveis ao leitor. Na prática para fazer uso dessa perspectiva, utilizar-se-á de um smartphone por meio de um aplicativo utilizando-se da tecnologia de RA. Conclui-se então, que a busca por novas formas de interação entre o leitor e o livro didático não está conclusa, pois, a partir desse estudo, vislumbra-se investigações que permitam outras alternativas viáveis a perspectivas presentes na interação interna, externa e mista, entre o leitor e o livro didático.
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