A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.32Palavras-chave:
protagonismo, autonomia, escuta, aprendizagem, inclusãoResumo
O presente artigo propõe dialogar com a importância que se tem em oportunizar o protagonismo da criança com deficiência em seu espaço escolar. Para tal, o trabalho mostra os percursos da infância, bem como da integração, inclusão e aprendizagem, fazendo assim, um recorte das conquistas para a inclusão das pessoas com deficiência realizadas ao longo do tempo. Destarte, focamos na escuta dessas crianças por acreditarmos que as mesmas podem contribuir para a prática dos professores. A coleta de dados foi realizada em uma escola da rede Estadual de Pernambuco e tivemos como participantes do estudo duas crianças com deficiência e suas respectivas professoras do 3º e 4° ano do ensino fundamental I. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: (i) observações individuais das duas crianças com deficiência em sala de aula regular; (ii) entrevista semiestruturada com as professoras das crianças; e por fim, (iii) a entrevista com ambas as crianças. A análise demonstra que a escuta dessas crianças com deficiência acaba sendo um diferencial na prática docente, no que atribui autonomia no processo de ensino-aprendizagem.
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