ENSINAR E APRENDER INGLÊS NO NORTE DO BRASIL
um estudo a partir das habilidades linguísticas listening e speaking
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.28Palavras-chave:
educação escolar, práticas pedagógicas, abordagens colaborativa e comunicativa, habilidades linguísticas listening e speaking, língua inglesa, psicologia histórico-culturalResumo
Este artigo foi produzido a partir da conclusão da pesquisa de mestrado por meio do Programa de Pós-Graduação (retirado para garantir avaliação cega por pares). A pesquisa partiu da seguinte questão: é possível que as habilidades linguísticas listening e speaking sejam propulsoras no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública? Noutras palavras: é possível que o aluno da escola pública apresente melhores resultados no processo de aprendizagem da Língua Inglesa por intermédio das habilidades linguísticas listening e speaking como protagonistas no processo de ensino? Esse questionamento levou ao objetivo de analisar as potencialidades das habilidades de compreensão e produção oral, como habilidades linguísticas protagonistas para ensinar e aprender Inglês na escola pública a partir dos fundamentos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural (VIGOTSKY, 1998), da abordagem colaborativa (FIGUEIREDO, 2006) e da comunicativa (ALMEIDA FILHO, 2013). Para alcançar os objetivos, definiu-se pela abordagem qualitativa e pesquisa-ação. Como instrumentos para registro e produção de dados, foram utilizados diários de bordo, gravações em vídeo e áudio e a observação não estruturada e participante. O 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais) foi o público-alvo. Os resultados apontam para a relevância das habilidades linguísticas listening e speaking, como instrumentos metodológicos essenciais ao ensino da Língua Inglesa na escola pública capazes de melhorar o ensino e a aprendizagem, transformando a prática docente. Conclui-se que os diálogos interativos possibilitaram crescimento profissional significativo, tanto dos participantes, quanto do pesquisador.
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