ENSINAR E APRENDER INGLÊS NO NORTE DO BRASIL

um estudo a partir das habilidades linguísticas listening e speaking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.28

Palavras-chave:

educação escolar, práticas pedagógicas, abordagens colaborativa e comunicativa, habilidades linguísticas listening e speaking, língua inglesa, psicologia histórico-cultural

Resumo

Este artigo foi produzido a partir da conclusão da pesquisa de mestrado por meio do Programa de Pós-Graduação (retirado para garantir avaliação cega por pares). A pesquisa partiu da seguinte questão: é possível que as habilidades linguísticas listening e speaking sejam propulsoras no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública? Noutras palavras: é possível que o aluno da escola pública apresente melhores resultados no processo de aprendizagem da Língua Inglesa por intermédio das habilidades linguísticas listening e speaking como protagonistas no processo de ensino? Esse questionamento levou ao objetivo de analisar as potencialidades das habilidades de compreensão e produção oral, como habilidades linguísticas protagonistas para ensinar e aprender Inglês na escola pública a partir dos fundamentos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural (VIGOTSKY, 1998), da abordagem colaborativa (FIGUEIREDO, 2006) e da comunicativa (ALMEIDA FILHO, 2013). Para alcançar os objetivos, definiu-se pela abordagem qualitativa e pesquisa-ação. Como instrumentos para registro e produção de dados, foram utilizados diários de bordo, gravações em vídeo e áudio e a observação não estruturada e participante. O 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais) foi o público-alvo. Os resultados apontam para a relevância das habilidades linguísticas listening e speaking, como instrumentos metodológicos essenciais ao ensino da Língua Inglesa na escola pública capazes de melhorar o ensino e a aprendizagem, transformando a prática docente. Conclui-se que os diálogos interativos possibilitaram crescimento profissional significativo, tanto dos participantes, quanto do pesquisador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Valterlei Guedes Freitas, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestre em Educação Escolar por meio do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (UNIR);  Professor de Língua Inglesa da rede Pública do Estado de Rondônia; Graduado em Letras (Licenciatura Plena) , com Habilitação em: Língua e Literatura Inglesa pela Faculdade de Educação de Porto Velho (UNIPEC) (2005); Pós-graduado em Gestão Escolar Integradora: Supervisão, Orientação e Administração escolar pela Faculdade Católica de Rondônia (2012); Participante do Curso de Extensão intitulado "Pacto Nacional pela Fortalecimento do Ensino Médio: Formação Continuada de Professores do Ensino Médio na Escola" pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (2015).

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2010), Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP/2000) e graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR/1996). Atuou, no período de 1989 a 2005, em todas as etapas da Educação Básica, na rede municipal de Porto Velho (SEMED), nas funções de professora, coordenação pedagógica e gestão. Coordenou o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UNIR/UNDIME/MEC) e o Programa Prodocência (UNIR-CAPES). Coordena e supervisiona o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da UNIR desde o ano de 2014. Atualmente é Professora Associada da Fundação Universidade Federal de Rondônia e atua no Curso de Licenciatura em Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional (MEPE), do qual é também Coordenadora. É líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA), Editora da Revista Educa - Revista Multidisciplinar em Educação, e Coordenadora do Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade (LABRINTECA) da UNIR. É membro associada da ANPED, participante do GT07. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: infância; educação infantil; políticas públicas educacionais; gestão escolar; formação docente; alfabetização.

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Pontes. 7. ed. Campinas: SP, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2011.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e

a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma. Formação de Professores de Língua Estrangeira:

princípios e práticas. 2. ed. Goiânia: UFG, 2017. p. 83-169.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. Rio

de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Ver. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. A (re)significação do Ensinar-e-aprender: a pedagogia de projeto em contexto. Marília: Núcleo de Ensino, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília, 2002-2003.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresa, v. 35, p. 57-63, 1995.

GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-149.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 156-168, 2003.

SEBBA, Maria Aparecida Yazbec et al. Formação de Professores de Língua Estrangeira: princípios e práticas. 2. ed. Goiânia: UFG, 2017. p. 83-100.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem,

desenvolvimento e aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2010.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Freitas, F. V. G., & Pacífico, J. M. (2022). ENSINAR E APRENDER INGLÊS NO NORTE DO BRASIL: um estudo a partir das habilidades linguísticas listening e speaking. Cadernos De Pesquisa, 29(2), 129–153. https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.28