CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

avaliação e regulação do Ensino Superior no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.39

Palavras-chave:

Conselho Estadual de Educação, avaliação, regulação, Ensino Superior

Resumo

Os processos de regulação e avaliação das Instituições de Ensino Superior estaduais, universidades, faculdades e centros de ensino superior são normatizados pelos conselhos estaduais de educação nos quais eles se inserem, considerando as características regionais e autonomia dos estados na esfera da educação superior que ofertam, ao mesmo tempo em que atendem às diretrizes emanadas do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação, sobretudo aos processos de avaliação e regulação previstos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender o papel do Conselho Estadual de Educação na avaliação e regulação do ensino superior no estado do Paraná, em entrevistas semiestruturadas com os representantes do conselho estadual de educação. Para discussão dos temas relativos à avaliação, conselhos estaduais de educação e regulação, as discussões foram pautadas em autores como Dias Sobrinho (2003), Barroso (2005), Cury (2006, 2020), entre outros. Considerando o estudo realizado, é possível afirmar que o CEE Pr ao longo do tempo tem conseguido maior proximidade e diálogo com as instituições, além de apontar direções para a melhoria da qualidade dos cursos ofertados sem minimizar seu papel na avaliação e regulação do ensino superior, na percepção dos conselheiros.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

MARTINS , Clícia Bühher; KAILER, Elismara Zaias; GOES, Graciete Tozetto.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: avaliação e regulação do Ensino Superior no Paraná
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 391–409, 5 Jul 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19496. Acesso em: 5 nov 2024.