CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE EM REGIME DE DEDICAÇÃO PLENA E INTEGRAL NA REDE DE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.30

Palavras-chave:

condições de trabalho docente, jornada de trabalho, regime de dedicação plena e integral, rede estadual de ensino de São Paulo

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas nas condições de trabalho docente após a implementação do Regime de Dedicação Plena e Integral (RDPI) no contexto do Programa Ensino Integral (PEI). Para análise da temática foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre o PEI e, em especial, sobre suas estratégias e diretrizes em relação à jornada de trabalho docente em RDPI. Além disso, foram desenvolvidas duas pesquisas de levantamento de opinião (survey): uma dirigida a gestores e outra dirigida a professores. A pesquisa possibilitou analisar as condições de trabalho dos profissionais que atuam em RDPI, com foco nos seguintes aspectos: contribuições do RDPI e da Gratificação de Dedicação Plena e Integral (GDPI) para o trabalho docente; aspectos positivos e negativos do RDPI; motivos de desistência e exclusão de docentes em RDPI. A pesquisa mostrou que, na visão dos participantes da pesquisa, a valorização dos profissionais da educação, um dos princípios constitucionais, tem se materializado por meio da implementação do RDPI nas escolas participantes do PEI, ainda que sejam ações residuais, que não abrangem a totalidade das escolas e professores da rede estadual de ensino de São Paulo.

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Biografia do Autor

Zelina Cardoso Grund, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Educação (UNESP/Presidente Prudente). Professora aposentada da rede estadual de ensino de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais da UNESP.

Cláudia da Mota Darós Parente, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Marília. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, com Pós-Doutorado na Universidad de Salamanca, Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Grund, Z. C., & Parente, C. da M. D. (2022). CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE EM REGIME DE DEDICAÇÃO PLENA E INTEGRAL NA REDE DE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. Cadernos De Pesquisa, 29(2), 185–205. https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.30