v. 30, n. 2, abr./jun. 2023

					Visualizar v. 30, n. 2, abr./jun. 2023
Publicado: 2023-12-06

Edição completa

Expediente e Sumário

Artigos

  • PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE DIVERSIDADE, DIFERENÇA E A RACIONALIDADE NEOLIBERAL NO MERCADO DE TRABALHO

    Ana Paula Speck Feijó, Paula Regina Costa Ribeiro
    9-30
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.18
  • A RELAÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET

    Fernando Aparecido de Moraes, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
    31-53
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.19
  • A APRENDIZAGEM NO SISTEMA PRISIONAL: o extracurricular

    Rochana Basso, Arnaldo Nogaro, Daniel Pulcherio Fensterseifer
    55-75
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.20
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ESCOLAS DO CAMPO: reflexões em diálogo com o cotidiano docente

    Carina Copatti, Adriana Maria Andreis
    77-100
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.21
  • ENSINO DE DIDÁTICA: um estudo sobre concepções e práticas

    Josélia Maria da Silva Farias, Silvana Malusá, Roberto Bernardino Júnior
    101-121
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.22
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE: qualidade de vida e dignidade ao aluno adolescente

    Fernanda Cristina Foss de Zorzi, Jaqueline Copetti
    123-143
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.23
  • PRÁTICAS DOCENTES INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM CONTEXTOS ESCOLARES

    Maria do Socorro Santos Leal Paixão, Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
    145-169
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.24
  • INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ARTE COM O USO DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA WEBQUEST

    Alessandra Dutra, Ana Paula Herrero, Givan José Ferreira dos Santos, Marilu Martens Oliveira
    171-190
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.25
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: reflexões sobre a resolução de problemas

    Malcus Cassiano Kuhn
    191-211
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.26
  • PROTAGONISMO DE ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO NO SUL DE MATO GROSSO: histórias e memórias de 1920 a 1960

    Adriana Espindola Britez, Jacira Helena do Valle Pereira Assis
    213-231
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.27
  • O CONTEXTO HISTÓRICO BRASILEIRO DA UNIVERSIDADE E O LUGAR DA EDUCAÇÃO POPULAR

    Fernanda dos Santos Paulo, Jaime José Zitkoski
    233-260
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.28
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma experiência em ensino de química no curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio.

    Aline Barbosa de Oliveira, Mali Raiol da Silva, Vânia Mondego Ribeiro, Kiany Sirley Brandão Cavalcante
    261-278
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.29
  • EDUCAÇÃO, NEOCONSERVADORISMO E BARBÁRIE EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITAL

    Celso do Prado Ferraz de Carvalho
    279-301
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.30
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Líllian Franciele Silva Ferreira, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
    303-321
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.31
  • CURRÍCULO SOCIOAMBIENTAL E HORTA ESCOLAR: perspectivas de ensino sobre uma escola em Belém (PA)

    Ana D’Arc Martins de Azevedo, Rita de Cássia Mendes Ribeiro Gomes
    323-341
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.32
  • TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MUSICAL: o uso de softwares e ferramentas digitais para o ensino e aprendizagem da música

    Adriana Rodrigues de Sousa, Ricieri Carlini Zorzal
    343-369
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.33
  • ATIVIDADES AVALIATIVAS E INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM: percepção das tutoras de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância

    Germana Costa Paixão, Jones Baroni Ferreira de Menezes
    397-413
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.35
  • RESERVA DE VAGAS NO COLÉGIO PEDRO II da educação básica à pós-graduação

    Naira Muylaert, Alicia Bonamino
    415-440
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.36
  • FOUCAULT, DELEUZE, ALMODÓVAR: cartografias de Julieta

    Tiago Amaral Sales
    441-461
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.37