PROTAGONISMO DE ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO NO SUL DE MATO GROSSO:

histórias e memórias de 1920 a 1960

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.27

Palavras-chave:

Fontes memorialísticas, Ensino secundário, Classe trabalhadora.

Resumo

Este artigo apresenta contribuições para a história da educação, expõe reflexões sobre o uso de fontes memorialísticase o papel protagonista de agentes da classe trabalhadora no ensino secundário, no processo de urbanização da cidade de Campo Grande entre as décadas de 1920 a 1970. Mobilizam-se as análises em obras autobiográficas e biográficas de quatro estudantes oriundos de meios populares. Numa perspectiva histórica e social, os resultados obtidos possibilitaram compreender que agentes sociais oriundos de classes menos privilegiadas, mesmo que em menor número,  acessaram ao ensino secundário, reconhecido socialmente como um tipo de ensino elitizado, por meio de investimento da municipalidade e ações familiares. As formações educacionais distintas possibilitadas pelo acesso à escolarização em  instituições escolares privadas resultaram em trajetórias longas de escolaridade e inserções em diferentes setores da sociedade, tais como: no judiciário, na política, em cartório dentre outros.

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Biografia do Autor

Adriana Espindola Britez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).  Bolsista CAPES/Demanda Social. LATTES: http://lattes.cnpq.br/4435571724787916.

Jacira Helena do Valle Pereira Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP).  Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação/UFMS. LATTES: http://lattes.cnpq.br/7174344701638609.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

BRITEZ, Adriana Espindola; ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira.
PROTAGONISMO DE ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO NO SUL DE MATO GROSSO: : histórias e memórias de 1920 a 1960
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 213–231, 30 Jun 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13506. Acesso em: 11 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos