CURRÍCULO SOCIOAMBIENTAL E HORTA ESCOLAR:
perspectivas de ensino sobre uma escola em Belém (PA)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.32Palavras-chave:
Geografia, Agronomia, Ciências Biológicas.Resumo
O presente artigo que faz recorte de uma pesquisa de dissertação de Mestrado Profissional realizada no período de 2019 a 2020, pertencente ao Programa de Pós-Graduação Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental - PPGC/UNAMA, intitulado “Currículo socioambiental e horta escolar para oferecer proposta pedagógica de ensino para uma escola em Belém (PA)”, apresenta e discute perspectivas de práticas pedagógicas, por meio do entrelaçamento do currículo socioambiental e horta escolar. Tratou de uma pesquisa de campo exploratória e descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa. O instrumento da pesquisa aplicado foi o questionário semiestruturado aplicado para 23 participantes, sendo 4 professores da Educação Infantil, 12 professores do Ensino Fundamental séries iniciais, 6 coordenadores e 1 gestor. Neste artigo, são apresentados quatro participantes. Tem como destaque, alguns resultados da pesquisa, no sentido que a escola pesquisada não tem vivências com horta, porém dispõe de um espaço ocioso que possibilita o cultivo de diversas hortaliças. E, com ganhos de transformar esse espaço antes inativo, em ambiente agradável e favorável à construção de aprendizagens envolto em um currículo socioambiental, tornando-se laboratório vivo para os alunos, oportunizando o contato com a natureza e promovendo uma maior aceitabilidade dos alimentos produzidos na horta da escola que se beneficiará, tendo uma horta como ferramenta didático-pedagógica que aborde a necessidade de uma alimentação saudável, uma educação sustentável que vise a preservação e a conservação do meio ambiente para todos os envolvidos na comunidade escolar.
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