#LINGUÍSTICA #LITERATURA #LETRAS #ENSINO #LINGUAGEM
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
ATUAL
ARQUIVOS
NOTÍCIAS
SOBRE
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
CADASTRO
ACESSO
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
Publicado:
2023-08-10
Apresentação
LEITURA E ESCRITA: DIFERENTES PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
José Antonio Vieira, Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva
1-7
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.17
Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE
Ana Cristina Santos Peixoto, Gisele Brandão Silva
05-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.18
A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
Sabrine Amaral Martins Townsend, Kadine Saraiva de Carvalho, Aline Pereira
27-48
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.20
DA ESCRITA À LEITURA:
O DIALOGISMO DO DISCURSO MULTISSEMIÓTICO DE CLARICE FREIRE NO INSTAGRAM
Cristina Mesquita, Roberta Varginha Ramos Caiado
49-70
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.21
LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR:
EXPERIÊNCIA COM AULAS DE ESPANHOL NO CURSO DE JORNALISMO
Débora Luise Souza Xavier, Sheila Oliveira Lima Lima
71-95
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.22
RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM ORAL E DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA:
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Márcia Andréa Almeida de Oliveira
96-120
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.23
COMPREENSÃO LEITORA DE PESSOA COM T21
UMA ANÁLISE RACIONAL DO TESTE CLOZE
Glaubia Ribeiro Moreira, Marian Oliveira
121-145
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.19
ASPECTOS DA APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO ESCRITA DO PORTUGUÊS COMO L2 DOS SURDOS
Elton César Soeiro Maramaldo Júnior, Monica Fontenelle Carneiro, Sandra Patrícia Faria do Nascimento
146-166
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.24
LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CLUBE DA LEITURA:
CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR
Zilda Dourado Pinheiro
167-181
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.25
EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO NO CONTEXTO PORTUGUÊS
Patrícia Cardoso Batista, Ângela Balça , Sheila Oliveira Lima
182-200
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.26
DO DEBATE AO ARTIGO DE OPINIÃO:
argumentação, intertexualidade e ensino
FABIANA COSTA DE SOUSA, Márcia Suany Dias Cavalcante
201-219
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.27
LEITURA E ESCRITA JUNTO A ALUNO COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE INCLUSÃO
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Eliziane Manosso Streiechen
220-243
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.28
FAKE NEWS NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO DE 2018
Efeitos de sentidos circulantes em sociedade
Andréia Muniz Lisboa, Thiago Barbosa Soares
244-262
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.29
UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA
Valnecy Oliveira Corrêa, Alexia da Silva dos Santos
262-281
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.30
LEITURA COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA
proposição à construção do leitor-problematizador com a Literatura e a Filosofia
Ana Patrícia Sá Martins, Leonardo Silva Sousa
282-306
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.31
APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA NA BNCC
A formação do leitor no ensino fundamental II
Cleber Ferreira Guimarães
307-331
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.32
DA PROPOSTA À REDAÇÃO NOTA MIL DO ENEM 2019:
UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS TEXTOS
Renata Paiva; Sulemi Fabiano
332-352
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.33
Reflexões sobre a interferência da fala na leitura de alunos do oitavo e do nono ano de uma escola pública do município de Imperatriz-MA
Maria da Guia Taveiro-Silva, Laila da Silva Feitosa , Neliane Raquel Macedo Aquino
353-377
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.34
A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO
Márcia Cristina Greco Ohuschi, Lorena Brito de Castro
378-404
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.35
LEITURA NO COTIDIANO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
Keyla Rosa de Faria, Mychelle Walleska Lisboa Lemes, Suely Henrique de Aquino Gomes
405-429
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.36
O LEDOR SIMBÓLICO, O ICÔNICO E O INDICIAL
uma proposta de classificação aos agentes da voz do audiolivro
Jaimeson Machado Garcia, Ana Cláudia Munari Domingos Pelisoli, Ângela Cogo Fronckowiak
430-459
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.37
Seção Livre
Observatório de neologismos
um estudo a partir de publicações on-line da revista Mundo Estranho
Estella Maria Bortoncello Munhoz, Kleber Eckert
459-475
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.38
Variação do português brasileiro
a utilização do anime one piece (1999) para a reflexão de língua materna
Maria da Guia Taveiro Silva, Gilberto Freire de Santana, Kezia da Silva Calixto
476-494
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.39
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
ARTIGOS MAIS LIDOS
FALARES AFRICANOS NO MARANHÃO: UM GLOSSÁRIO AFRO-MARANHENSE
597
MENINO DE ENGENHO E O ENGENHO DO ROMANCE AUTOBIOGRÁFICO
552
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
433
O MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
393
REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE LEITURA E DO MODO DE LER
372
TEORIA DOS CAMPOS LEXICAIS
275
UMA ANÁLISE DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS NOS TEXTOS DE PATATIVA DO ASSARÉ
270
A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS DO ROMANCE O CONTO DA AIA
266
LITERATURA E ESPAÇOS DE MEMÓRIA NA ESCRITA DE AUTORIA FEMININA
202
IDENTIDADE E CULTURA NA CRÔNICA “BANHO DE CHEIRO”, DE ENEIDA DE MORAES
197
Resenha da Obra: Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar.
185
PESQUISAR É PRECISO: NOTAS SOBRE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
178
A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE
173
“CÁLICE”: UMA ANÁLISE DAS MARCAS LINGUÍSTICAS E INTERTEXTUAIS
164
Instrumentos avaliativos no ensino de língua portuguesa: um olhar para a pesquisa e os métodos
160
O DIABO E A REPRESENTAÇÃO DO INFERNO NA TRILOGIA ÉPICA DE SOROR MARIA DE MESQUITA PIMENTEL
157
O VENDEDOR DE PASSADOS, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA: MODOS DE COMERCIALIZAR A MEMÓRIA E DE RECORDAÇÃO
157
A DESUMANIZAÇÃO DOS PERSONAGENS DE “VIDAS SECAS” COMO ELEMENTO DA EXPLORAÇÃO SOCIAL
155
A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
146
O CORO EM MEDEIA E GOTA D’AGUA: EM VIAS DE EXTINÇÃO OU DE ASSIMILAÇÃO?
144