EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO NO CONTEXTO PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.26Palavras-chave:
Formação de leitores, Livro-álbum, CançãoResumo
O presente artigo discorre sobre uma proposta de mediação de leitura realizada em uma turma de 1º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico, em uma escola pública portuguesa, cujos objetivos foram contribuir para o desenvolvimento da capacidade dos estudantes de ler textos de diferentes
linguagens e expandir o seu repertório literário, cultural e artístico. Para isso, baseamo-nos em pressupostos metodológicos do Literature based reading program (Yopp; Yopp, 2014), e elegemos duas obras brasileiras: o livro-álbum O voo da asa branca (Soud, 2012) e a canção Asa branca
(Gonzaga; Teixeira, 1947). Como resultados, as crianças realizaram procedimentos de leitura dos
textos não-verbais de forma sofisticada e repleta de subjetividade, preenchendo as lacunas do texto
e relacionando-o com a própria vida
Downloads
Referências
AZEVEDO, F; BALÇA, A. Educação literária e formação de leitores. In: AZEVEDO, F; BALÇA, A. (org.). Leitura e Educação literária. Lisboa: Pactor, 2016, p. 1-13.
BALÇA, A. Educação literária na escola. Antares, [s.l], v. 15, n. 36, (no prelo).
BALÇA, A. Relatório da unidade curricular: Educação Literária. Provas de Agregação em Ciências da Educação. 2020.
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COLOMER, T. De la enseñanza de la literatura a la educación literária. Comunicación, Lenguaje y Educación, n. 9, 21-31, jan./mar. 1991. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=126236. Acesso em: 17 abr. 2023.
GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Asa-Branca. 1947. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MhMIsfsoymg. Acesso em: 17 dez. 2022.
JOUVE, V. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 53-65.
MELLO, C. Sociabilidade literária. Anais do XXXV ENANPOLL, online, 2020.
ROUXEL, A. Lecture subjective: implication émotionnelle et cognitive du sujet lecteur. Eutomia, Recife-PE, v. 1, n. 22, p. 235-252, 2018. DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i22p235-252.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUD, R. O voo da asa branca. São Paulo: Prumo, 2012.
TRIVIÑOS, A, N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
YOPP, H. K.; YOPP, R. H. Literature-Based Reading Activities. 6. ed. Nova Jersey: Pearson, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Afluente: Revista de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.