UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.29

Palavras-chave:

Análise do Discurso; Leitura; Formação imaginária; Interdiscursos.

Resumo

A literatura de cordel é representante da cultura popular brasileira e, principalmente, da nordestina. Um dos seus maiores e mais reconhecidos representantes é Antônio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré. Sua obra poética apresenta fortes marcas de regionalidade e por meio de uma linguagem simples, narra situações cotidianas e comuns do sertão nordestino. Considerando esses aspectos, este trabalho tem como objeto a escrita poética de A triste partida, cuja temática é a emigração do nordestino para o sudeste do Brasil. Por meio desta análise, aspiramos responder ao questionamento, como é retratado o nordestino retirante no discurso poético da A triste partida de Patativa do Assaré? O objetivo desta leitura é analisar, por meio da constituição discursiva da imagem do retirante nordestino, como o discurso de crítica social se materializa no poema. Como objetivos específicos pretendemos reconstituir a imagem do nordestino retirante no cordel, tendo como referência o conceito de formação imaginária; investigar se outros discursos atravessam o discurso sobre a imigração no cordel A triste Partida; e por fim examinar se discurso de denúncia social mostra-se no cordel. O corpus é constituído pelo poema A triste Partida que foi analisado com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso. Assim, fundamentam está pesquisa Pêcheux (2009, 2014, 2015, 2015a, 2016), Orlandi (2012, 2012a) e Brandão (2004). Ao realizarmos a leitura do poema, observamos a presença de diferentes discursos como o religioso, o de classe, o patriarcal e da emigração, em passagens do poema que expressam crenças e experiências vivenciadas pelo sujeito.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valnecy Oliveira Corrêa, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí e Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunta II da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do Curso de Letras-Português ofertado pelo de Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UFMA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas do Sujeito e de suas práticas de Leitura e Escritura (GESLE). Desenvolve pesquisas sobre leitura e escritura no ensino superior e na educação básica, tendo como referência os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso.

Alexia da Silva dos Santos , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Letras – Português pela Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Bacabal (CCBa/UFMA). Aluna do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e da Escrita (CEFLE/UFRN), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Sujeito e de suas práticas de Leitura e Escritura (GESLE).

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de Estado (AIE). Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

ASSARÉ, Patativa do. Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Edições UFC, 2006.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 2. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012a.

PECHEUX, Michel. Semântica e discurso. 4. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2009.

PECHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.

PECHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 7. ed. Campinas – SP: Pontes, 2015.

PECHEUX, Michel. Análise do discurso. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015a.

PECHEUX, Michel. Abertura do Colóquio. In: CONEIN, Bernard; COURTINE, Jean-Jacques; GADET, Françoise; MARANDIN, Jean-Marie; PÊCHEUX, Michel (Org.). Materialidades discursivas. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

SANTOS, Valnecy Oliveira Corrêa; DA SILVA DOS SANTOS , Alexia.
UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 266–282, 2 Nov 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções