v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções

					Visualizar v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
Publicado: 2023-08-10

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções

  • A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE

    ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO, GISELE
    05-25
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n22.2023.16
  • A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

    Sabrine Amaral Martins Townsend, Kadine Saraiva de Carvalho, Aline Pereira
    26-45
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.17
  • DA ESCRITA À LEITURA: O DIALOGISMO DO DISCURSO MULTISSEMIÓTICO DE CLARICE FREIRE NO INSTAGRAM

    Cristina Mesquita, Roberta Varginha Ramos Caiado
    46-65
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.18
  • Leitura em língua estrangeira no ensino superior: Experiência com aulas de espanhol no curso de jornalismo

    Débora Luise Souza Xavier, Sheila Oliveira Lima Lima
    66-88
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.19
  • RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM ORAL E DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

    Marcia Andréa Almeida de Oliveira
    86-109
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.21
  • Compreensão leitora de pessoas com T21: uma análise racional do teste cloze

    Glaubia Ribeiro Moreira, Marian Oliveira
    110-134
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.22
  • ASPECTOS DA APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO ESCRITA DO PORTUGUÊS COMO L2 DOS SURDOS

    Elton César Soeiro Maramaldo Júnior, Monica Fontenelle Carneiro, Sandra Patrícia Faria do Nascimento
    152-171
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.20
  • LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CLUBE DA LEITURA CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR

    Zilda Dourado Pinheiro
    172-186
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.24
  • EDUCAÇÃO LITERÁRIA: Uma proposta de mediação no contexto português

    Patrícia Cardoso Batista, Ângela Balça , Sheila Oliveira Lima
    205-222
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.26
  • LEITURA E ESCRITA JUNTO A ALUNO COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE INCLUSÃO

    Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Eliziane Manosso Streiechen
    223-246
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.27
  • FAKE NEWS NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO DE 2018 Efeitos de sentidos circulantes em sociedade

    Andréia Muniz Lisboa, Thiago Barbosa Soares
    247-265
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.28
  • UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA

    Valnecy Oliveira Corrêa, Alexia da Silva dos Santos
    266-282
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.29
  • LEITURA COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA proposição à construção do leitor-problematizador com a Literatura e a Filosofia

    Ana Patrícia Sá Martins, Leonardo Silva Sousa
    283-306
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.30
  • APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA NA BNCC A formação do leitor no ensino fundamental II

    Cleber Ferreira Guimarães
    307-331
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.31
  • DA PROPOSTA À REDAÇÃO NOTA MIL DO ENEM 2019: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS TEXTOS

    Renata Paiva; Sulemi Fabiano
    332-351
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.32
  • Reflexões sobre a interferência da fala na leitura de alunos do oitavo e do nono ano de uma escola pública do município de Imperatriz-MA

    Maria da Guia Taveiro-Silva, Laila da Silva Feitosa , Neliane Raquel Macedo Aquino
    187-204
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.25
  • O LEDOR SIMBÓLICO, O ICÔNICO E O INDICIAL uma proposta de classificação aos agentes da voz do audiolivro

    Jaimeson Machado Garcia, Ana Cláudia Munari Domingos Pelisoli, Ângela Cogo Fronckowiak
    352-381
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.33
  • A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO

    Márcia Cristina Greco Ohuschi, Lorena Brito de Castro
    382-408
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.34
  • LEITURA NO COTIDIANO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

    Keyla Rosa de Faria, Mychelle Walleska Lisboa Lemes, Suely Henrique de Aquino Gomes
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.35

Seção Livre

  • Observatório de neologismos um estudo a partir de publicações on-line da revista Mundo Estranho

    Estella Maria Bortoncello Munhoz, Kleber Eckert
    135-151
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.23