#LINGUÍSTICA #LITERATURA #LETRAS #ENSINO #LINGUAGEM
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
ATUAL
ARQUIVOS
NOTÍCIAS
SOBRE
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
CADASTRO
ACESSO
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
Publicado:
2023-08-10
Apresentação
LEITURA E ESCRITA: DIFERENTES PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
josé antonio Vieira, Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva
1-5
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.17
Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE
ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO, GISELE BRANDÃO SILVA
05-25
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.18
Compreensão leitora de pessoas com T21:
uma análise racional do teste cloze
Glaubia Ribeiro Moreira, Marian Oliveira
110-134
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.19
A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
Sabrine Amaral Martins Townsend, Kadine Saraiva de Carvalho, Aline Pereira
26-45
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.20
DA ESCRITA À LEITURA:
O DIALOGISMO DO DISCURSO MULTISSEMIÓTICO DE CLARICE FREIRE NO INSTAGRAM
Cristina Mesquita, Roberta Varginha Ramos Caiado
46-65
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.21
Leitura em língua estrangeira no ensino superior:
Experiência com aulas de espanhol no curso de jornalismo
Débora Luise Souza Xavier, Sheila Oliveira Lima Lima
66-88
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.22
RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM ORAL E DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA:
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Marcia Andréa Almeida de Oliveira
86-109
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.23
ASPECTOS DA APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO ESCRITA DO PORTUGUÊS COMO L2 DOS SURDOS
Elton César Soeiro Maramaldo Júnior, Monica Fontenelle Carneiro, Sandra Patrícia Faria do Nascimento
152-171
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.24
LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CLUBE DA LEITURA
CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR
Zilda Dourado Pinheiro
172-186
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.24
EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
Uma proposta de mediação no contexto português
Patrícia Cardoso Batista, Ângela Balça , Sheila Oliveira Lima
205-222
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.26
DO DEBATE AO ARTIGO DE OPINIÃO:
argumentação, intertexualidade e ensino
FABIANA COSTA DE SOUSA, Márcia Suany Dias Cavalcante
435-452
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.36
LEITURA E ESCRITA JUNTO A ALUNO COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE INCLUSÃO
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Eliziane Manosso Streiechen
223-246
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.27
FAKE NEWS NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO DE 2018
Efeitos de sentidos circulantes em sociedade
Andréia Muniz Lisboa, Thiago Barbosa Soares
247-265
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.28
UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA
Valnecy Oliveira Corrêa, Alexia da Silva dos Santos
266-282
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.29
LEITURA COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA
proposição à construção do leitor-problematizador com a Literatura e a Filosofia
Ana Patrícia Sá Martins, Leonardo Silva Sousa
283-306
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.30
APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA NA BNCC
A formação do leitor no ensino fundamental II
Cleber Ferreira Guimarães
307-331
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.31
DA PROPOSTA À REDAÇÃO NOTA MIL DO ENEM 2019:
UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS TEXTOS
Renata Paiva; Sulemi Fabiano
332-351
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.32
Reflexões sobre a interferência da fala na leitura de alunos do oitavo e do nono ano de uma escola pública do município de Imperatriz-MA
Maria da Guia Taveiro-Silva, Laila da Silva Feitosa , Neliane Raquel Macedo Aquino
187-204
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.25
A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO
Márcia Cristina Greco Ohuschi, Lorena Brito de Castro
382-408
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.34
LEITURA NO COTIDIANO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
Keyla Rosa de Faria, Mychelle Walleska Lisboa Lemes, Suely Henrique de Aquino Gomes
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.35
O LEDOR SIMBÓLICO, O ICÔNICO E O INDICIAL
uma proposta de classificação aos agentes da voz do audiolivro
Jaimeson Machado Garcia, Ana Cláudia Munari Domingos Pelisoli, Ângela Cogo Fronckowiak
352-381
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.33
Seção Livre
Observatório de neologismos
um estudo a partir de publicações on-line da revista Mundo Estranho
Estella Maria Bortoncello Munhoz, Kleber Eckert
135-151
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.23
Variação do português brasileiro
a utilização do anime one piece (1999) para a reflexão de língua materna
Maria da Guia Taveiro Silva, Gilberto Freire de Santana, Kezia da Silva Calixto
382-400
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V8N24.2023.39
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
ARTIGOS MAIS LIDOS
FALARES AFRICANOS NO MARANHÃO: UM GLOSSÁRIO AFRO-MARANHENSE
585
MENINO DE ENGENHO E O ENGENHO DO ROMANCE AUTOBIOGRÁFICO
529
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
424
O MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
377
REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE LEITURA E DO MODO DE LER
362
UMA ANÁLISE DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS NOS TEXTOS DE PATATIVA DO ASSARÉ
283
A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS DO ROMANCE O CONTO DA AIA
272
TEORIA DOS CAMPOS LEXICAIS
258
IDENTIDADE E CULTURA NA CRÔNICA “BANHO DE CHEIRO”, DE ENEIDA DE MORAES
196
Resenha da Obra: Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar.
185
PESQUISAR É PRECISO: NOTAS SOBRE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
182
Instrumentos avaliativos no ensino de língua portuguesa: um olhar para a pesquisa e os métodos
163
O DIABO E A REPRESENTAÇÃO DO INFERNO NA TRILOGIA ÉPICA DE SOROR MARIA DE MESQUITA PIMENTEL
161
“CÁLICE”: UMA ANÁLISE DAS MARCAS LINGUÍSTICAS E INTERTEXTUAIS
159
A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE
158
O VENDEDOR DE PASSADOS, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA: MODOS DE COMERCIALIZAR A MEMÓRIA E DE RECORDAÇÃO
156
A DESUMANIZAÇÃO DOS PERSONAGENS DE “VIDAS SECAS” COMO ELEMENTO DA EXPLORAÇÃO SOCIAL
155
LITERATURA E ESPAÇOS DE MEMÓRIA NA ESCRITA DE AUTORIA FEMININA
154
O CORO EM MEDEIA E GOTA D’AGUA: EM VIAS DE EXTINÇÃO OU DE ASSIMILAÇÃO?
137
O ROMANTISMO EM GUPEVA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS: UMA LEITURA HERMENÊUTICA
137