Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
ATUAL
ARQUIVOS
NOTÍCIAS
SOBRE
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
CADASTRO
ACESSO
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
Publicado:
2023-08-10
Apresentação
LEITURA E ESCRITA: DIFERENTES PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
José Antonio Vieira, Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva
1-7
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.17
Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE
Ana Cristina Santos Peixoto, Gisele Brandão Silva
05-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.18
A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
Sabrine Amaral Martins Townsend, Kadine Saraiva de Carvalho, Aline Pereira
27-48
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.20
DA ESCRITA À LEITURA:
O DIALOGISMO DO DISCURSO MULTISSEMIÓTICO DE CLARICE FREIRE NO INSTAGRAM
Cristina Albert Mesquita, Roberta Varginha Ramos Caiado
49-70
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.21
LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR:
EXPERIÊNCIA COM AULAS DE ESPANHOL NO CURSO DE JORNALISMO
Débora Luise Souza Xavier, Sheila Oliveira Lima
71-95
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.22
RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM ORAL E DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA:
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Márcia Andréa Almeida de Oliveira
96-120
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.23
COMPREENSÃO LEITORA DE PESSOA COM T21:
UMA ANÁLISE RACIONAL DO TESTE CLOZE
Glaubia Ribeiro Moreira, Marian Oliveira
121-145
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.19
ASPECTOS DA APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO ESCRITA DO PORTUGUÊS COMO L2 DOS SURDOS
Elton César Soeiro Maramaldo Júnior, Monica Fontenelle Carneiro, Sandra Patrícia Faria do Nascimento
146-166
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.24
LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CLUBE DA LEITURA:
CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR
Zilda Dourado Pinheiro
167-181
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.25
EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO NO CONTEXTO PORTUGUÊS
Patrícia Cardoso Batista, Ângela Balça , Sheila Oliveira Lima
182-200
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.26
DO DEBATE AO ARTIGO DE OPINIÃO:
ARGUMENTAÇÃO, INTERTEXTUALIDADE E ENSINO
Fabiana Costa de Sousa, Márcia Suany Dias Cavalcante
201-219
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.27
LEITURA E ESCRITA JUNTO A ALUNO COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE INCLUSÃO
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Eliziane Manosso Streiechen
220-243
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.28
FAKE NEWS NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO DE 2018:
EFEITOS DE SENTIDOS CIRCULANTES EM SOCIEDADE
Andréia Muniz Lisboa, Thiago Barbosa Soares
244-262
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.29
UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA
Valnecy Oliveira Corrêa Santos, Alexia da Silva dos Santos
262-281
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.30
LEITURA COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA:
PROPOSIÇÃO À CONSTRUÇÃO DO LEITOR-PROBLEMATIZADOR COM A LITERATURA E A FILOSOFIA
Ana Patrícia Sá Martins, Leonardo Silva Sousa
282-306
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.31
APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA NA BNCC:
A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Cleber Ferreira Guimarães
307-331
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.32
DA PROPOSTA À REDAÇÃO NOTA MIL DO ENEM 2019:
UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS TEXTOS
Renata Ingrid de Souza Paiva; Sulemi Fabiano Campos
332-352
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.33
REFLEXÕES SOBRE A INTERFERÊNCIA DA FALA NA LEITURA DE ALUNOS DO OITAVO E DO NONO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA
Maria da Guia Taveiro-Silva, Laila da Silva Feitosa , Neliane Raquel Macedo Aquino
353-377
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.34
A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO
Márcia Cristina Greco Ohuschi, Lorena Brito de Castro
378-404
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.35
LEITURA NO COTIDIANO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
Keyla Rosa de Faria, Mychelle Walleska Lisboa Lemes, Suely Henrique de Aquino Gomes
405-429
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.36
O LEDOR SIMBÓLICO, O ICÔNICO E O INDICIAL:
UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO AOS AGENTES DA VOZ DO AUDIOLIVRO
Jaimeson Machado Garcia, Ana Cláudia Munari Domingos Pelisoli, Ângela Cogo Fronckowiak
430-459
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.37
Seção Livre
OBSERVATÓRIO DE NEOLOGISMOS:
UM ESTUDO A PARTIR DE PUBLICAÇÕES ON-LINE DA REVISTA MUNDO ESTRANHO
Estella Maria Bortoncello Munhoz, Kleber Eckert
459-475
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.38
VARIAÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO:
A UTILIZAÇÃO DOANIME ONE PIECE (1999) PARA A REFLEXÃO DE LÍNGUA MATERNA
Maria da Guia Taveiro-Silva, Gilberto Freire de Santana, Kezia da Silva Calixto
476-494
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.39
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
ARTIGOS MAIS LIDOS
FALARES AFRICANOS NO MARANHÃO: UM GLOSSÁRIO AFRO-MARANHENSE
643
MENINO DE ENGENHO E O ENGENHO DO ROMANCE AUTOBIOGRÁFICO
577
O MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
450
REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE LEITURA E DO MODO DE LER
425
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
386
THEORY OF LEXICAL FIELDS
297
A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS DO ROMANCE O CONTO DA AIA
243
CULTURE ANDIDENTITYIN THE CHRONICLE "BANHO DE CHEIRO", BY ENEIDA DE MORAES
236
UMA ANÁLISE DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS NOS TEXTOS DE PATATIVA DO ASSARÉ
229
THE READING APPROACH, IN THE TEACHER’S PEDAGOGICAL PRACTICE, AS AN INTERVENTION INSTRUMENT FOR THE DEVELOPMENT OF THE STUDENT´S READING AUTONOMY
195
Instrumentos avaliativos no ensino de língua portuguesa: um olhar para a pesquisa e os métodos
187
O VENDEDOR DE PASSADOS, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA: MODOS DE COMERCIALIZAR A MEMÓRIA E DE RECORDAÇÃO
187
Tom Bombadil e a Instauração do Fantástico no Maravilhoso
177
SHARED BOOK READING AS STRATEGY TO BILINGUAL DEVELOPMENT IN PRESCHOOL AND EARLY CHILDHOOD EDUCATION
174
PESQUISAR É PRECISO: NOTAS SOBRE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
174
A DESUMANIZAÇÃO DOS PERSONAGENS DE “VIDAS SECAS” COMO ELEMENTO DA EXPLORAÇÃO SOCIAL
166
O DIABO E A REPRESENTAÇÃO DO INFERNO NA TRILOGIA ÉPICA DE SOROR MARIA DE MESQUITA PIMENTEL
165
Resenha da Obra: Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar.
157
FROM WRITING TO READING:
152
“CÁLICE”: UMA ANÁLISE DAS MARCAS LINGUÍSTICAS E INTERTEXTUAIS
151