REFLEXÕES SOBRE A INTERFERÊNCIA DA FALA NA LEITURA DE ALUNOS DO OITAVO E DO NONO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.34Palavras-chave:
Sociolinguística, variação linguística, leituraResumo
Essa pesquisa investigou os fenômenos que ocorrem na oralidade de alunos do oitavo e nono ano de uma escola pública periférica no município de Imperatriz – Maranhão. Analisou se quando o aluno lê, transfere marcas da oralidade para a leitura ou se tem uma leitura monitorada e é fiel ao que está escrito. Analisou também como é tratada a variedade linguística em sala de aula e a postura do professor e dos alunos em relação à variação linguística presente no âmbito escolar, posto que esta análise se liga diretamente a contextos de fala e leitura. Para tanto, a análise é fundamentada em teóricos como Labov (1972/2008); Bortoni-Ricardo, (2004, 2005, 2006); Bagno (2002, 2003, 2007, 2012, 2013), interallia e dados do INEP/MEC. A pesquisa mostra os traços de oralidade mais frequentes na leitura dos alunos que foram observados. Os alunos colaboradores foram de escolas periféricas, que têm menos acesso à linguagem considerada como culta, por isso, tendem a variar mais ao usar a língua de forma oral, mesmo quando leem. Cabe, então, ao professor acompanhar esta atividade para mediar o uso da língua culta, que é responsabilidade da escola ensiná-la. Quando o aluno entende mais os aspectos linguísticos, quando lê e compreende, ele pode sair-se melhor em todos os componentes curriculares. Ele dominará melhor o uso da modalidade culta da fala, da escrita e será mais fiel ao que está escrito, quando for ler. Este estudo é considerado relevante não só porque a legislação oficial concernente ao ensino de língua na educação básica mostra a necessidade de se refletir sobre os fenômenos da linguagem, em especial os relacionados à questão da variedade e variação linguística, mas por poder colaborar com o trabalho docente, apresentado reflexões sobre o uso que os alunos fazem da língua.
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Referências
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