Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
ATUAL
ARQUIVOS
NOTÍCIAS
SOBRE
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Buscar
CADASTRO
ACESSO
Buscar
Buscar
Inicio
/
Archivos
/
v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
Publicado:
2023-08-10
Apresentação
LEITURA E ESCRITA: DIFERENTES PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
José Antonio Vieira, Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva
1-7
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.17
Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE
Ana Cristina Santos Peixoto, Gisele Brandão Silva
05-26
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.18
A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
Sabrine Amaral Martins Townsend, Kadine Saraiva de Carvalho, Aline Pereira
27-48
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.20
DA ESCRITA À LEITURA:
O DIALOGISMO DO DISCURSO MULTISSEMIÓTICO DE CLARICE FREIRE NO INSTAGRAM
Cristina Albert Mesquita, Roberta Varginha Ramos Caiado
49-70
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.21
LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR:
EXPERIÊNCIA COM AULAS DE ESPANHOL NO CURSO DE JORNALISMO
Débora Luise Souza Xavier, Sheila Oliveira Lima
71-95
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.22
RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM ORAL E DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA:
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Márcia Andréa Almeida de Oliveira
96-120
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.23
COMPREENSÃO LEITORA DE PESSOA COM T21:
UMA ANÁLISE RACIONAL DO TESTE CLOZE
Glaubia Ribeiro Moreira, Marian Oliveira
121-145
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.19
ASPECTOS DEL APRENDIZAJE Y PRODUCCIÓN ESCRITA DEL PORTUGUÉS COMO SEGUNDA LENGUA PARA SORDOS
Elton César Soeiro Maramaldo Júnior, Monica Fontenelle Carneiro, Sandra Patrícia Faria do Nascimento
146-166
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.24
LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CLUBE DA LEITURA:
CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR
Zilda Dourado Pinheiro
167-181
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.25
EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO NO CONTEXTO PORTUGUÊS
Patrícia Cardoso Batista, Ângela Balça , Sheila Oliveira Lima
182-200
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.26
DO DEBATE AO ARTIGO DE OPINIÃO:
ARGUMENTAÇÃO, INTERTEXTUALIDADE E ENSINO
Fabiana Costa de Sousa, Márcia Suany Dias Cavalcante
201-219
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.27
LEITURA E ESCRITA JUNTO A ALUNO COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE INCLUSÃO
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Eliziane Manosso Streiechen
220-243
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.28
FAKE NEWS NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO DE 2018:
EFEITOS DE SENTIDOS CIRCULANTES EM SOCIEDADE
Andréia Muniz Lisboa, Thiago Barbosa Soares
244-262
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.29
UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA
Valnecy Oliveira Corrêa Santos, Alexia da Silva dos Santos
262-281
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.30
LEITURA COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA:
PROPOSIÇÃO À CONSTRUÇÃO DO LEITOR-PROBLEMATIZADOR COM A LITERATURA E A FILOSOFIA
Ana Patrícia Sá Martins, Leonardo Silva Sousa
282-306
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.31
APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA NA BNCC:
A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Cleber Ferreira Guimarães
307-331
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.32
DA PROPOSTA À REDAÇÃO NOTA MIL DO ENEM 2019: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS TEXTOS
NA ANALYSIS OF THE STRUCTURE OF THE TEXT
Renata Ingrid de Souza Paiva; Sulemi Fabiano Campos
332-352
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.33
REFLEXÕES SOBRE A INTERFERÊNCIA DA FALA NA LEITURA DE ALUNOS DO OITAVO E DO NONO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA
Maria da Guia Taveiro-Silva, Laila da Silva Feitosa , Neliane Raquel Macedo Aquino
353-377
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.34
A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO
Márcia Cristina Greco Ohuschi, Lorena Brito de Castro
378-404
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.35
LEITURA NO COTIDIANO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
Keyla Rosa de Faria, Mychelle Walleska Lisboa Lemes, Suely Henrique de Aquino Gomes
405-429
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.36
O LEDOR SIMBÓLICO, O ICÔNICO E O INDICIAL:
UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO AOS AGENTES DA VOZ DO AUDIOLIVRO
Jaimeson Machado Garcia, Ana Cláudia Munari Domingos Pelisoli, Ângela Cogo Fronckowiak
430-459
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.37
Seção Livre
OBSERVATÓRIO DE NEOLOGISMOS:
UM ESTUDO A PARTIR DE PUBLICAÇÕES ON-LINE DA REVISTA MUNDO ESTRANHO
Estella Maria Bortoncello Munhoz, Kleber Eckert
459-475
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.38
VARIAÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO:
A UTILIZAÇÃO DOANIME ONE PIECE (1999) PARA A REFLEXÃO DE LÍNGUA MATERNA
Maria da Guia Taveiro-Silva, Gilberto Freire de Santana, Kezia da Silva Calixto
476-494
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.39
Desarrollado por
Open Journal Systems
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palabras clave
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Número actual
##plugins.blocks.mostRead.settings.blockTitle##
MENINO DE ENGENHO E O ENGENHO DO ROMANCE AUTOBIOGRÁFICO
598
O MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
502
Tom Bombadil e a Instauração do Fantástico no Maravilhoso
394
REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE LEITURA E DO MODO DE LER
391
FALARES AFRICANOS NO MARANHÃO: UM GLOSSÁRIO AFRO-MARANHENSE
348
A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS DO ROMANCE O CONTO DA AIA
304
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
292
IDENTIDADE E CULTURA NA CRÔNICA “BANHO DE CHEIRO”, DE ENEIDA DE MORAES
290
TEORIA DOS CAMPOS LEXICAIS
242
UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA
234
Instrumentos avaliativos no ensino de língua portuguesa: um olhar para a pesquisa e os métodos
219
A DESUMANIZAÇÃO DOS PERSONAGENS DE “VIDAS SECAS” COMO ELEMENTO DA EXPLORAÇÃO SOCIAL
203
UMA ANÁLISE DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS NOS TEXTOS DE PATATIVA DO ASSARÉ
176
O ROMANTISMO EM GUPEVA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS: UMA LEITURA HERMENÊUTICA
175
O DIABO E A REPRESENTAÇÃO DO INFERNO NA TRILOGIA ÉPICA DE SOROR MARIA DE MESQUITA PIMENTEL
174
Eva e Lilith: o erotismo e a carnavalização em Caim, de José Saramago
160
Resenha da Obra: Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar.
147
O VENDEDOR DE PASSADOS, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA: MODOS DE COMERCIALIZAR A MEMÓRIA E DE RECORDAÇÃO
145
PESQUISAR É PRECISO: NOTAS SOBRE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
142
A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
138