Observatório de neologismos

um estudo a partir de publicações on-line da revista Mundo Estranho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.23

Palavras-chave:

Léxico, Neologismo, Formação de palavras

Resumo

Este artigo tem como foco a análise de neologismos. A neologia é a designação de processos de criação lexical e o resultado dessa criação se denomina neologismo. Os neologismos se relacionam com a expansão do léxico conforme a necessidade e a criatividade dos falantes, além de dialogarem com as constantes transformações pelas quais as línguas passam. Para a realização da pesquisa, foram analisados possíveis neologismos encontrados no site da revista Mundo Estranho, retirados de publicações da seção Cultura. Por meio do critério lexicográfico, percebeu-se que dentre as 43 palavras selecionadas como possíveis neologismos, 32 o eram de fato. Além da predominância de estrangeirismos, parte dos vocábulos localizados foram formados por sufixos produtivos que possuem ocorrência no idioma, isto é, que contêm características morfológicas presentes na Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estella Maria Bortoncello Munhoz, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Letras e Cultura na linha de pesquisa de Literatura e processos culturais pela Universidade de Caxias do Sul (2022), bacharela em Design com ênfase em Design Gráfico e de Produto pela Universidade de Caxias do Sul (2018) e pós-graduada em Literatura Infantil e Juvenil pela mesma universidade (2021). Estudante de licenciatura em Letras no Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Kleber Eckert, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena em Português/Espanhol (2003) pelo Centro Universitário UNIVATES, Pós-graduação - Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (2004) pelo Centro Universitário UNIVATES, Pós-graduação - Especialização em Língua Latina e Filologia Românica (2016) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). É Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade (2009) e Doutor em Letras (2014) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Bento Gonçalves. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola, e tem se dedicado à pesquisa a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Contrastiva e suas interfaces. Possui interesse também na pesquisa em Linguística Românica e em Onomástica: toponímia e antroponímia. 

Referências

ALVES, I. M. Neologismo: criação lexical. São Paulo: Ática, 2004.

AULETE, C. Dicionário Aulete da língua portuguesa. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2022.

CARONE, F. B. Morfossintaxe. São Paulo: Ática, 1986.

CARVALHO, N. O que é neologismo. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CORREIA, M; ALMEIDA, G. B. Neologia em português.

São Paulo: Parábola, 2012.

ECKERT, K; BEDIN, B; BOEIRA, A. F. ; CORNO, G. O. M. Observatório de neologismos da língua portuguesa: relações entre ensino e pesquisa. Revista Philologus, Ano 19, n° 57. Supl.: Anais da VIII JNLFLP. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez. 2013.

FARACO, C. A. Empréstimos e neologismos: uma breve visita histórica. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 45, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4190. Acesso em: 03 jun. 2022.

FARACO, C. A. Estrangeirismos: guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola Editorial, 2001.

FERREIRA, A. B. H.. Novo dicionário Aurélio de Língua Portuguesa. 3ª ed. Curitiba: Positivo, 2004.

GARCEZ, P; ZILLES, A. M. Estrangeirismos: desejos e ameaças. In: FARACO, Carlos Alberto. Estrangeirismos: guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2001.

HOUAISS, A; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss Conciso. São Paulo: Moderna, 2011.

LAROCA, M. N. C. Manual de morfologia do Português. 5ª ed. Campinas: Pontes, 2011.

MONTEIRO, J. L. Morfologia portuguesa. 4ª ed. Campinas: Pontes, 2002.

SUPERINTERESSANTE. Revista Mundo Estranho. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/ Acesso em: 5 jun. 2022.

VOLP. Vocabulário ortográfico da língua portuguesa. Disponível em < www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 10 jun. 2022.

ZANOTTO, N. Estrutura mórfica da língua portuguesa. Caxias do Sul: EDUCS, 1986.

Downloads

Publicado

2023-09-17

Como Citar

BORTONCELLO MUNHOZ, Estella Maria; ECKERT, Kleber.
Observatório de neologismos: um estudo a partir de publicações on-line da revista Mundo Estranho
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 135–151, 17 Set 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.