A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.18Palavras-chave:
Leitura, Letramento, AutonomiaResumo
Este artigo é parte da pesquisa em sala de aula motivada pela observação do problema da dificuldade de compreensão e interpretação de texto, notada em alunos do Ensino Fundamental II. Ler autonomamente é tarefa distante da prática de alguns discentes. Surgiu, então, a pergunta: “Que práticas pedagógicas do docente podem favorecer a formação do leitor autônomo?”, para a qual levantamos a hipótese de que, executando atividades direcionadas para o ensino da leitura, o estudante pode construir e desenvolver sua autonomia leitora. O fundamento teórico para o estudo acerca do abordado envolveu conceitos sobre a educação voltada para o desenvolvimento da autonomia leitora do discente e para a compreensão do papel do docente, como mediador desse processo (Lerner [2002]), leitura – aspectos biológicos e cognitivos – (Dehaene [2012], Kleiman [2011] e Solé [1998]), e letramento (Cagliari [2004], Brasileiro [2014], Freire [2011] e Soares [1998]). A partir desse estudo, consideramos a abordagem da leitura, na prática pedagógica do professor, como possível instrumento de intervenção para desenvolver a autonomia leitora do discente.
Downloads
Referências
BRASILEIRO, Ada M. M. A emoção na sala de aula: impactos na interação professor/aluno/objeto de ensino . Estudos da Linguagem . Vitória da Conquista . v.12, n.2, p.293-313, dezembro de 2014
Disponível em: < file:///C:/Users/Windows%207%20Ultimate/Downloads/391-1562-1-PB%20(1).pdf >. Acesso em: 01/02/2018
BUENO, Francisco da Silveira. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa [com colaboração de Dinorah da Silveira Campos Pecoraro, Giglio Pecoraro e Geraldo Bressane] 10. ed. Rio de Janeiro, FENAME – MEC, 1976
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística : Scipione, 10ªed., 2004
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler / Stanislas Dehaene ; tradução: Leonor Scliar-Cabral. – Porto Alegre : Penso, 2012.
KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa / Angela Kleiman. 4ª edição, Campinas, SP : Pontes Editores, 2011
LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf?sequence=3 >. Acesso em 13/04/2022
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário / Delia Lerner; tradução Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmed, 2002
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros, Belo Horizonte :Autêntica, 1998
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. tradução Cláudia Schilling, Porto Alegre : Artmed, 6ª ed, 1998
ZANDWAIS, Ana. Estratégias de leitura: como decodificar sentidos não-literais na linguagem verbal / Ana Zandwais, Porto Alegre : Sagra, 1990
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Afluente: Revista de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.