A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.18

Palavras-chave:

Leitura, Letramento, Autonomia

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa em sala de aula motivada pela observação do problema da dificuldade de compreensão e interpretação de texto, notada em alunos do Ensino Fundamental II. Ler autonomamente é tarefa distante da prática de alguns discentes. Surgiu, então, a pergunta: “Que práticas pedagógicas do docente podem favorecer a formação do leitor autônomo?”, para a qual levantamos a hipótese de que, executando atividades direcionadas para o ensino da leitura, o estudante pode construir e desenvolver sua autonomia leitora. O fundamento teórico para o estudo acerca do abordado envolveu conceitos sobre a educação voltada para o desenvolvimento da autonomia leitora do discente e para a compreensão do papel do docente, como mediador desse processo (Lerner [2002]), leitura – aspectos biológicos e cognitivos – (Dehaene [2012], Kleiman [2011] e Solé [1998]), e letramento (Cagliari [2004], Brasileiro [2014], Freire [2011] e Soares [1998]). A partir desse estudo, consideramos a abordagem da leitura, na prática pedagógica do professor, como possível instrumento de intervenção para desenvolver a autonomia leitora do discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Santos Peixoto, Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS) e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e orientadora de Mestrado Profissional no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais - PPGER- da mesma Universidade. Atua como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em rede PROFLETRAS - na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Gisele Brandão Silva, Universidade Estadual Santa Cruz

Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) – Universidade Estadual de Santa Cruz, professora do ensino fundamental II. 

Referências

BRASILEIRO, Ada M. M. A emoção na sala de aula: impactos na interação professor/aluno/objeto de ensino . Estudos da Linguagem . Vitória da Conquista . v.12, n.2, p.293-313, dezembro de 2014

Disponível em: < file:///C:/Users/Windows%207%20Ultimate/Downloads/391-1562-1-PB%20(1).pdf >. Acesso em: 01/02/2018

BUENO, Francisco da Silveira. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa [com colaboração de Dinorah da Silveira Campos Pecoraro, Giglio Pecoraro e Geraldo Bressane] 10. ed. Rio de Janeiro, FENAME – MEC, 1976

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística : Scipione, 10ªed., 2004

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler / Stanislas Dehaene ; tradução: Leonor Scliar-Cabral. – Porto Alegre : Penso, 2012.

KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa / Angela Kleiman. 4ª edição, Campinas, SP : Pontes Editores, 2011

LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf?sequence=3 >. Acesso em 13/04/2022

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário / Delia Lerner; tradução Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmed, 2002

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros, Belo Horizonte :Autêntica, 1998

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. tradução Cláudia Schilling, Porto Alegre : Artmed, 6ª ed, 1998

ZANDWAIS, Ana. Estratégias de leitura: como decodificar sentidos não-literais na linguagem verbal / Ana Zandwais, Porto Alegre : Sagra, 1990

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

PEIXOTO, Ana Cristina Santos; SILVA, Gisele Brandão.
A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 05–26, 10 Ago 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21462. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções