#LINGUÍSTICA #LITERATURA #LETRAS #ENSINO #LINGUAGEM
Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
ATUAL
ARQUIVOS
NOTÍCIAS
SOBRE
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Search
CADASTRO
ACESSO
Search
Search
Home
/
Archives
/
v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
Published:
2023-08-10
Apresentação
LEITURA E ESCRITA: DIFERENTES PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
José Antonio Vieira, Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva
1-7
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.17
Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
THE READING APPROACH, IN THE TEACHER’S PEDAGOGICAL PRACTICE, AS AN INTERVENTION INSTRUMENT FOR THE DEVELOPMENT OF THE STUDENT´S READING AUTONOMY
Ana Cristina Santos Peixoto, Gisele Brandão Silva
05-26
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.18
SHARED BOOK READING AS STRATEGY TO BILINGUAL DEVELOPMENT IN PRESCHOOL AND EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Sabrine Amaral Martins Townsend, Kadine Saraiva de Carvalho, Aline Pereira
27-48
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.20
FROM WRITING TO READING:
THE DIALOGISM OF CLARICE FRERE`S MULTISSEMIOTIC DISCOURSE ON INSTAGRAM
Cristina Mesquita, Roberta Varginha Ramos Caiado
49-70
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.21
FOREIGN LANGUAGE READING IN HIGHER EDUCATION:
EXPERIENCE WITH SPANISH LESSONS IN THE JOURNALISM SCHOOL
Débora Luise Souza Xavier, Sheila Oliveira Lima Lima
71-95
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.22
RELATIONSHIP BETWEEN ORAL LANGUAGE AND READING COMPREHENSION DEVELOPMENT:
SOME CONSIDERATIONS
Márcia Andréa Almeida de Oliveira
96-120
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.23
READING COMPREHENSION OF PEOPLE WITH T21:
A RATIONAL ANALYSIS OF THE CLOZE TEST CLOZE
Glaubia Ribeiro Moreira, Marian Oliveira
121-145
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.19
ASPECTS OF LEARNING AND WRITTEN PRODUCTION OF PORTUGUESE AS SECOND LANGUAGE OF THE DEAF
Elton César Soeiro Maramaldo Júnior, Monica Fontenelle Carneiro, Sandra Patrícia Faria do Nascimento
146-166
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.24
AFRICAN PORTUGUESE LANGUAGE LITERATURES AND READING CLUB:
CONSIDERATIONS ON LITERARY READING IN HIGHER EDUCATION
Zilda Dourado Pinheiro
167-181
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.25
LITERARY EDUCATION:
A MEDIATION PROPOSAL IN THE PORTUGUESE CONTEXT
Patrícia Cardoso Batista, Ângela Balça , Sheila Oliveira Lima
182-200
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.26
FROM DEBATE TO OPINION ARTICLE: ARGUMENTATION, INTERTEXTUALITY, AND TEACHING
argumentação, intertexualidade e ensino
FABIANA COSTA DE SOUSA, Márcia Suany Dias Cavalcante
201-219
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.27
LEITURA E ESCRITA JUNTO A ALUNO COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE INCLUSÃO
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Eliziane Manosso Streiechen
220-243
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.28
FAKE NEWS NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO DE 2018
Efeitos de sentidos circulantes em sociedade
Andréia Muniz Lisboa, Thiago Barbosa Soares
244-262
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.29
UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA
Valnecy Oliveira Corrêa Santos, Alexia da Silva dos Santos
262-281
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.30
READING AS A CRITICAL AND EMANCIPATORY EXPERIENCE
proposition to the construction of the problematizing-reader with Literature and Philosophy
Ana Patrícia Sá Martins, Leonardo Silva Sousa
282-306
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.31
APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA NA BNCC
A formação do leitor no ensino fundamental II
CLEBER FERREIRA
307-331
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.32
DA PROPOSTA À REDAÇÃO NOTA MIL DO ENEM 2019:
UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS TEXTOS
Renata Ingrid de Souza Paiva; Sulemi Fabiano Campos
332-352
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.33
Reflexões sobre a interferência da fala na leitura de alunos do oitavo e do nono ano de uma escola pública do município de Imperatriz-MA
Maria da Guia Taveiro-Silva, Laila da Silva Feitosa , Neliane Raquel Macedo Aquino
353-377
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.34
THE SOCIAL-IDEOLOGICAL AWARENESS AND THE VALUED PRODUCTION OF 8TH GRADE STUDENTS
Márcia Cristina Greco Ohuschi, Lorena Brito de Castro
378-404
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.35
Reading in the daily life of children with down syndrome
Keyla Rosa de Faria, Mychelle Walleska Lisboa Lemes, Suely Henrique de Aquino Gomes
405-429
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.36
THE the symbolic, the iconic and the indexical lector
a proposal classification for voice agents of audiobooks
Jaimeson Machado Garcia, Ana Cláudia Munari Domingos Pelisoli, Ângela Cogo Fronckowiak
430-459
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.37
Seção Livre
Observatório de neologismos
um estudo a partir de publicações on-line da revista Mundo Estranho
Estella Maria Bortoncello Munhoz, Kleber Eckert
459-475
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.38
VARIATION IN BRAZILIAN PORTUGUESE: THE USE OF THE ANIME ONE PIECE (1999) FOR MOTHER TONGUE REFLECTION
a utilização do anime one piece (1999) para a reflexão de língua materna
Maria da Guia Taveiro Silva, Gilberto Freire de Santana, Kezia da Silva Calixto
476-494
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.39
Developed By
Open Journal Systems
Make a Submission
Make a Submission
Language
Português (Brasil)
English
Español (España)
Keywords
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Current Issue
Block title
FALARES AFRICANOS NO MARANHÃO: UM GLOSSÁRIO AFRO-MARANHENSE
599
MENINO DE ENGENHO E O ENGENHO DO ROMANCE AUTOBIOGRÁFICO
549
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
433
O MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
394
REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE LEITURA E DO MODO DE LER
375
TEORIA DOS CAMPOS LEXICAIS
276
UMA ANÁLISE DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS NOS TEXTOS DE PATATIVA DO ASSARÉ
269
A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS DO ROMANCE O CONTO DA AIA
265
IDENTIDADE E CULTURA NA CRÔNICA “BANHO DE CHEIRO”, DE ENEIDA DE MORAES
202
LITERATURA E ESPAÇOS DE MEMÓRIA NA ESCRITA DE AUTORIA FEMININA
202
Resenha da Obra: Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar.
187
PESQUISAR É PRECISO: NOTAS SOBRE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
178
A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE
174
“CÁLICE”: UMA ANÁLISE DAS MARCAS LINGUÍSTICAS E INTERTEXTUAIS
165
Instrumentos avaliativos no ensino de língua portuguesa: um olhar para a pesquisa e os métodos
160
O DIABO E A REPRESENTAÇÃO DO INFERNO NA TRILOGIA ÉPICA DE SOROR MARIA DE MESQUITA PIMENTEL
157
O VENDEDOR DE PASSADOS, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA: MODOS DE COMERCIALIZAR A MEMÓRIA E DE RECORDAÇÃO
157
A DESUMANIZAÇÃO DOS PERSONAGENS DE “VIDAS SECAS” COMO ELEMENTO DA EXPLORAÇÃO SOCIAL
155
A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
147
O CORO EM MEDEIA E GOTA D’AGUA: EM VIAS DE EXTINÇÃO OU DE ASSIMILAÇÃO?
145