DO DEBATE AO ARTIGO DE OPINIÃO:
ARGUMENTAÇÃO, INTERTEXTUALIDADE E ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.27Palavras-chave:
gêneros textuais, sequência didática, argumentação, intertextualidadeResumo
Este artigo se propõe apresentar uma proposta de sequência didática, na qual a prática docente possa conduzir o ensino das propriedades textuais, articulando os gêneros orais e escritos, especificamente, partido do gênero Debate até à produção escrita do Artigo de opinião. Fez-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, cujas fontes principais foram Bakhtin (2000); Marcuschi (2008); Koch (2017) e Antunes (2003). Apresentou-se uma sequência didática por meio dos gêneros textuais Debate e Artigo de Opinião, cujo modelo de inspiração metodológica foi o dos pesquisadores de Genebra Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O ensino do texto em sala de aula é fundamental para que o aluno possa construir seus argumentos e estar consciente de que os gêneros textuais estudados na escola não são diferentes do que são vivenciados fora dela e que o professor tem essa função de ensinar a língua, conforme a concepção sociointeracionista cognitiva do texto.
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