DO DEBATE AO ARTIGO DE OPINIÃO:

argumentação, intertexualidade e ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.36

Palavras-chave:

gêneros textuais; tipologias textuais; debate; artigo de opinião; sequência didática; argumentação; intertextualidade e ensino.

Resumo

Resumo:  Este estudo científico se propõe compreender como a prática docente pode conduzir o ensino das propriedades textuais em gêneros orais e escritos, particularmente, Debate e Artigo de Opinião. Para alcançar os resultados deste escopo, fez-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, cujas fontes principais foram Bakhtin (2000); Marcuschi (2008); Koch (2017) e Antunes (2003). Apresentou-se uma sequência didática por meio dos gêneros textuais Debate e Artigo de Opinião, cujo modelo de inspiração metodológica foi o dos pesquisadores de Genebra Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Evidenciou-se que o ensino do texto em sala de aula é fundamental para que o aluno possa construir seus argumentos e estar consciente de que os gêneros textuais estudados na escola não são diferentes do que são vivenciados fora dela e que o professor tem essa função de ensinar a língua, conforme a concepção sociointeracionista cognitiva do texto.

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Biografia do Autor

FABIANA COSTA DE SOUSA, UEMASUL

Mestranda em Linguística na linha de pesquisa "Linguagem, memória e ensino" pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2013), especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2018); especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME e especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME . Tem experiência na área de Linguística como professora do Ensino Superior do Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA ministrando as disciplinas de Semântica, Sociolinguística, Morfologia, Fonética e Fonologia, Prática de projetos, Leitura e Produção de Texto, etc. Na educação básica, possui experiência no Ensino Fundamental e Médio como professora de Gramática, Redação e Literatura. Membro docente do Colegiado do Curso de Letras Licenciatura de Língua Portuguesa e Literaturas Língua Portuguesa, conforme a Portaria 21/2022 Campus/UEMA; membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras Licenciatura de Língua Portuguesa e Literaturas Língua Portuguesa do Campus São João dos Patos, Maranhão, conforme a Portaria 22/2022; membro docente da Comissão Setorial de Avaliação - CSA o Campus São João dos Patos, Maranhão, conforme Portaria 590/2022. Revisora textual e das normas ABNT. Mentora de trabalhos científicos (TCC, Projeto de Pesquisa, Artigo, entre outros). Fundadora do perfil de Instagram @fabianacrevisora, onde eu divulgo e oferto cursos on-line que auxiliam na escrita e pesquisa científica, serviços de revisões e orientações.

Márcia Suany Dias Cavalcante, UEMASUL

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Letras - PPGLe da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

DE SOUSA, FABIANA COSTA; DIAS CAVALCANTE, Márcia Suany.
DO DEBATE AO ARTIGO DE OPINIÃO: : argumentação, intertexualidade e ensino
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 435–452, 8 Mar 2024Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções