O LEDOR SIMBÓLICO, O ICÔNICO E O INDICIAL:
UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO AOS AGENTES DA VOZ DO AUDIOLIVRO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.37Palavras-chave:
audiolivro, performance, ledor, semiótica, estudos de intermidialidadeResumo
Narrador, locutor, ator, leitor ou ledor: no contexto dos audiolivros, esses são alguns dos principais termos utilizados para definir o agente da voz responsável por realizar a leitura em voz alta de um texto nesse tipo de mídia. Em vista desse cenário, o presente artigo busca definir qual, dessa lista, melhor se encaixa conceitualmente à essa entidade, além de estabelecer os diferentes tipos de performances vocais possíveis de serem percebidos em produtos de mídia desse formato auditivo. Sendo parte integrante de uma pesquisa maior de Doutoramento que tem por foco, justamente, os audiolivros a partir da perspectiva dos Estudos de Intermidialidade por meio da teoria proposta por Lars Elleström (2021), junto a outros autores com proposições complementares, o presente artigo apresenta, em um primeiro momento, as relações entre o corpo humano enquanto uma mídia técnica de exposição. Em seguida, argumentamos os porquês do termo leder ser, entre as possibilidades, a que melhor define o agente da voz. A partir daí, expandimos tal nomenclatura a três tipos de ledores possíveis de serem encontrados nos produtos de audiolivro, com base na semiótica peirciana, os quais denominamos de ledor simbólico, ledor icônico e ledor indicial. Ao fim, apresentamos as conclusões chegadas com esse estudo e as possibilidades de desdobramentos a partir dele.
Downloads
Referências
ADAMS, Douglas. O restaurante no fim do universo. Ledor: Adriano Pellegrini. São Paulo: Editora Arqueiro, 2022. Audiolivro.
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Ledor: Gustavo Ottoni. São Paulo: Editora Globo, 2019. Audiolivro.
BÄCKSTRÖM, Per; FÜHRER, Heidrun; SCHIRRMACHER, Beate. The intermediality of performance. In: BRUHN, Jørgen Bruhn; SCHIRRMACHER, Beate. Intermedial studies: an introduction to meaning across media. New York: Routledge, 2022.
BAJARD, Élie. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez, 2014.
BRUHN, Jørgen Bruhn; SCHIRRMACHER, Beate. Intermedial studies. In: BRUHN, Jørgen Bruhn; SCHIRRMACHER, Beate. Intermedial studies: an introduction to meaning across media. New York: Routledge, 2022.
CERVANTES, Miguel de. Dom Quixote de la Mancha. Ledor: Jaime Leibovich. Publisher: Audible, 2018. Audiolivro.
COELHO, Paulo. Maktub. Ledor: Raul de Orofino. Barcelona: Sant Jordi Asociados, 2021. Audiolivro.
ELLESTRÖM, Lars. As modalidades das mídias II: um modelo expandido para compreender as relações intermidiais. Tradução: Beatriz Alves Cerveira, Júlia de Oliveira Rodrigues e Juliana de Oliveira Schaidhauer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021.
ELROD, Hal. O milagre do amanhã. Ledor: Alfredo Rolo. Rio de Janeiro: Editora BestSeller, 2018. Audiolivro.
FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista da ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP, São Paulo, n. 53, p. 166-182, mar./mai., 2002.
GAIMAN, Neil; MAGGS, Dirk. Sandman. Ledor(es): Riz Ahmed, Kat Dennings, Taron Egerton, Neil Gaiman, James McAvoy, Samantha Morton, Bebe Neuwirth, Andy Serkis, Michael Sheen. Publisher: Audible, 2020. Audiolivro.
GENETTE, Gérard. Figuras III. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.
GOODWIN, Doris Kearns. Lincoln. Ledor: Areias Herbert. Rio de Janeiro: Editora Record, 2018. Audiolivro.
JESUS, Patrícia Silva de. Livros sonoros: audiolivro, audiobook e livro falado. Bengala Legal, 2011. Disponível em: <http://www.bengalalegal.com/livros-sonoros>. Acesso em: 21 de dez. de 2022.
RUBERY, Matthew. The Untold Story of the Talking Book. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2016.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Ledor: Bruno Linhares. São Paulo: Ciranda Cultural, 2021. Audiolivro.
JENSEN, Signe Kjær; SALMOSE, Niklas. Media and modalities – Film. In: BRUHN, Jørgen; SCHIRRMACHER, Beate. (Aut.). Intermidial studies: an introduction to meaning across media. 1 ed. Nova York: Routledge, 2022. p. 28-41
SANTAELLA, Lucia. Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulos, 2013.
SANTAELLA, Lucia. Humanos hiperhíbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021. Edição do Kindle.
SANTAELLA, Lucia. Neo-humano: a sétima revolução do Sapiens. São Paulo: Paulus, 2022. Edição do Kindle.
SONNENSCHEIN, David. Sound design: the expressive power of music, voice, and sound effects in cinema. Michigan: Michael Wiese Productions, 2001.
SPRITZER, Mirna. A peça radiofônica: vocalidade, escuta e narração. In: Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.
SUASSUNA, Ariano. O Auto da Compadecida. Ledor: Antonio Nóbrega. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019. Audiolivro.
THOMPSON, John B. As guerras do livro: a revolução digital no universo editorial. Tradução: Fernando Santos. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução: Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Afluente: Revista de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.