O LEDOR SIMBÓLICO, O ICÔNICO E O INDICIAL

uma proposta de classificação aos agentes da voz do audiolivro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.33

Palavras-chave:

audiolivro, performance, ledor, semiótica, estudos de intermidialidade

Resumo

Narrador, locutor, ator, leitor ou ledor: no contexto dos audiolivros, esses são alguns dos principais termos utilizados para definir o agente da voz responsável por realizar a leitura em voz alta de um texto nesse tipo de mídia. Em vista desse cenário, o presente artigo busca definir qual, dessa lista, melhor se encaixa conceitualmente à essa entidade, além de estabelecer os diferentes tipos de performances vocais possíveis de serem percebidos em produtos de mídia desse formato auditivo. Sendo parte integrante de uma pesquisa maior de Doutoramento que tem por foco, justamente, os audiolivros a partir da perspectiva dos Estudos de Intermidialidade por meio da teoria proposta por Lars Elleström (2021), junto a outros autores com proposições complementares, o presente artigo apresenta, em um primeiro momento, as relações entre o corpo humano enquanto uma mídia técnica de exposição. Em seguida, argumentamos os porquês do termo leder ser, entre as possibilidades, a que melhor define o agente da voz. A partir daí, expandimos tal nomenclatura a três tipos de ledores possíveis de serem encontrados nos produtos de audiolivro, com base na semiótica peirciana, os quais denominamos de ledor simbólico, ledor icônico e ledor indicial. Ao fim, apresentamos as conclusões chegadas com esse estudo e as possibilidades de desdobramentos a partir dele.

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Biografia do Autor

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Jaimeson Machado Garcia é graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (2013, UNIFRA, Santa Maria - RS) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (2014, UFSM, Santa Maria - RS). Mestre pelo do Programa de Pós-graduação em Letras com bolsa do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Edital 01/2019, UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) e doutorando também pelo do Programa de Pós-graduação em Letras (UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade II. (

Ana Cláudia Munari Domingos Pelisoli, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. Subcoordenadora dos Cursos de Letras, Letras EaD e Secretariado Executivo da Universidade de Santa Cruz do Sul (2020-atual). Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), na área de Teoria da Literatura. Pós-Doutorado em Comparative Studies - Intermediality, na Linnéuniversitetet, Suécia, Linhas de Pesquisa: Estudos literários e midiáticos e Estudos de Mediação em Leitura. Mestrado em Teoria da Literatura (Pucrs, 2006). Graduada em Letras. Grupos de pesquisa: Genalim (CNPq); Intermídia (CNPq); Literatura, artes e mídias (Anpoll). Projetos de pesquisa: Linguagens e suas tecnologias: intermidialidade e leitura; Intermidialidade: objetos, teorias, metodologias e práticas (Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq); Linguagens e suas tecnologias: leitura das mídias na Educação Básica. Coordenadora do GT Intermidialidade: Literaturas, Artes e Mídias (2018-atual). Membro do Conselho da Anpoll (2020-atual). Membro do corpo editorial da Revista Rizoma (2021-atual). Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da Literatura; Literatura Comparada; Intermidialidade; Linguagens e suas tecnologias na Educação Básica; Ficção contemporânea; Quadrinhos; Cinema; Leitura das mídias. Email: ana.c.munari@gmail.com.

Ângela Cogo Fronckowiak

Ângela Cogo Fronckowiak é professora adjunta e pesquisadora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, Brasil. Atua na Graduação dos Cursos de Letras e Pedagogia, na Extensão e no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Leitura, linha de pesquisa: Estudos de Mediação em Leitura. É, também, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui graduação em Letras, habilitação em Português e respectivas Literaturas (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Letras, área de concentração Teoria da Literatura (1997) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), área de concentração Estudos das Infâncias. Foi coordenadora (2000-2002; 2014-2017) e subcoordenadora (2018-2019) do Curso de Letras da UNISC, coordenando, também, o subprojeto Letras Português do PIBID-UNISC (2010-2018). Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura - Categoria Ensaio de Literatura, Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (2007). Integra o grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem CNPq, no qual coordena a atividade permanente de extensão Encontros com a Poesia https://www.unisc.br/site/poesia/index.html. É membro do Grupo de Pesquisa RELER - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC - Rio). Tem experiência, principalmente, com os temas: letramento literário - mediação leitora - leitura e infância - experiência poética - imaginação criadora e vocalização poética.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

MACHADO GARCIA, Jaimeson; MUNARI DOMINGOS PELISOLI, Ana Cláudia; COGO FRONCKOWIAK , Ângela.
O LEDOR SIMBÓLICO, O ICÔNICO E O INDICIAL: uma proposta de classificação aos agentes da voz do audiolivro
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 352–381, 30 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções