LEITURA COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA:
PROPOSIÇÃO À CONSTRUÇÃO DO LEITOR-PROBLEMATIZADOR COM A LITERATURA E A FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.31Palavras-chave:
leitor-problematizador, Literatura, FilosofiaResumo
No ambiente escolar, ainda podemos identificar a falta de interesse dos estudantes por obras literárias, bem como as dificuldades de leitura e compreensão de textos independente do gênero textual trabalhado em sala de aula. Nesse sentido, o presente artigo, de natureza teórico-bibliográfica, tem como objetivo discutir a concepção de leitor-problematizador, sob a abordagem interdisciplinar entre Literatura e Filosofia[1], apresentando uma proposição ao ensino de leitura escrita, a partir da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, da escritora Carolina Maria de Jesus. Acreditamos que a construção do perfil leitor-problematizador pode oportunizar experiências de ensino-aprendizagem que fomentem a atividade de leitura e escrita enquanto experiência formadora e emancipatória do sujeito, visando à formação não apenas de leitores críticos de sua realidade, mas capazes de confrontá-la e transformá-la.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf data de acesso: 13/09/22.
BRITO, M. R. ; COSTA, D. W. S. Clarice como uma experiência filosófica. Revista Apoema , v. 1, p. 17-27, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/apoena/article/view/11505. Data de acesso: 20/09/2022.
CABRAL, L. S. Processos piscolinguísticos de leitura e a criança. Letras de hoje, 1986.
COTRIM, G. Fundamentos de filosofia. São Paulo: Saraiva, 2016.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
Desigualdade de gênero e raça: o perfil da pobreza na crise. Disponivel em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/04/25/Desigualdade-de-g%C3%AAnero-e-ra%C3%A7a-o-perfil-da-pobreza-na-crise. Data de acesso: 12/09/2022.
FARIAS, F. R; BRITTO, LUIZ PERCIVAL LEME ; SANTOS, Z. H. As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio para o ensino de literatura: uma análise. Leia Escola (UFCG) , v. 19, p. 161-172, 2019. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/1540. Data de acesso: 14/09/2022.
FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.
GRAMMONT, G. D. Don Juan, Fausto e Judeu Errante em Kierkegaard. Petrópolis, RJ, Catedral das letras, 2003.
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação a teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
LAVAQUI, V.; BATISTA, I. L. . Interdisciplinaridade em ensino de ciências e matemática no ensino médio. Ciência e Educação (UNESP), v. 13, p. 399-420, 2007. Disponívelem:https://www.scielo.br/j/ciedu/a/RJjxc78XXyctF8RTkrg9xck/abstract/?lang=pt. Data de acesso: 14/09/2022.
LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função
de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, PUCSP, São Paulo, v. 1, n. 1,
Disponível em:http://www.pucsp.br/ecurriculum. Data de acesso: 14/09/2022
MARTINS, K., K., S. Retrato da solidão da mulher negra em quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus. Trabalho de conclusão de curso. Universidade de Brasília, Departamento de literatura, 2015. Disponivel em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/16377/1/2016_KeilaKarinaMartins_tcc.pdf. Data de acesso: 14/09/2022.
Mulheres negras são maioria das vítimas de feminicídio e as que mais sofrem com desigualdade social. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/832964-mulheres-negras-sao-maioria-das-vitimas-de-feminicidio-e-as-que-mais-sofrem-com-desigualdade-social/ Data de acesso: 06/01/2022.
SOUZA, D. F. B. G.; LEAO, C. M. E. . Letramento Literário e círculos de leitura na escola. Palimpsesto, Rio de Janeiro, n. 21, jul.‐dez. 2015. p.427‐441. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num21/estudos/Palimpsesto21estudos06.pdf. Acesso em: 20/09/2022.
SOUZA, J. C. D. A Estética da Recepção: o leitor na economia da obra e da história. Revista Criação & Crítica, v. 9, p. 52-60, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/46861#:~:text=O%20presente%20trabalho%20tem%20por,e%20social%20de%20tal%20obra. Data de acesso: 14/09/2022
LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p. disponível: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Data: 14/09/2022.
PLATÃO. A república. Tradução de Pietro Nassetti. Martin Claret, 2009.
SANFELICI, A. M; SILVA, F. L. Os adolescentes e a leitura literária por opção. Educar em Revista, p. 191-204, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/ZTfdYYrLj4ZgZBrpgYV685p/?lang=pt. Data de acesso: 14/09/2022.
SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos; MORAIS, Solange Santana Guimarães.
Introdução à Teoria da Literatura. Núcleo de Tecnologias para Educação: São Luis,
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez Editora, 2007, p. 1-12.
SAVIANI, D. SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(1), 2015, 286–293. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.13575 Data de acesso: 14/09/2022.
SILVA, L. F. L. Filosofia e Literatura em uma abordagem interdisciplinar. Afluente Revista Eletrônica de Letras e Linguística, v. 1, p. p. 169-189, 2016. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/6471. Data de acesso: 14/09/2022.
SILVA, R. C. F. Poetas na escola: da leitura literária à escrita. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Mato Grosso, Campus Sinop, 2016. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/rita_de_cassia_de_araujo_silvapoetas_na_escola_da_leitura_literaria_a_escrita.pdf. Disponível em: 14/09/2022.
SOUZA, J. C. D. A Estética da Recepção: o leitor na economia da obra e da história. Revista Criação & Crítica, v. 9, p. 52-60, 2012. https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/46861#:~:text=O%20presente%20trabalho%20tem%20por,e%20social%20de%20tal%20obra. Data de acesso: 14/09/2022.
SOUZA, D. F. S. A influência da literatura de massa na formação do leitor adolescente. In: Anais do III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, 2012, Porto Alegre. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/IIICILLIJ/Trabalhos/Trabalhos/S5/danilosouza. df. Data de acesso: 14/09/2022.
VELOSO, A. C. S. Leitura e leitores? Processos Históricos e Jovens Modernos. Congresso de Leitura do Brasil (COLE)? É preciso transver o mundo. (M. de Barros). 2009, Campinas. Caderno de Atividades e Resumos - 17 COLE. Campinas: Unicamp - Fe - ALB, 2009. v. 17. p. 2-652. Disponível em: https://alb.org.br/arquivo morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem12/COLE_524.pdf. Data de acesso: 14/09/2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Afluente: Revista de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.