LEITURA COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA

proposição à construção do leitor-problematizador com a Literatura e a Filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.30

Palavras-chave:

leitor-problematizador, Literatura, Filosofia

Resumo

No ambiente escolar, ainda podemos identificar a falta de interesse dos estudantes por obras literárias, bem como as dificuldades de leitura e compreensão de textos independente do gênero textual trabalhado em sala de aula. Nesse sentido, o presente artigo, de natureza teórico-bibliográfica, tem como objetivo discutir a concepção de leitor-problematizador, sob a abordagem interdisciplinar entre Literatura e Filosofia[1], apresentando uma proposição ao ensino de leitura escrita, a partir da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, da escritora Carolina Maria de Jesus.  Acreditamos que a construção do perfil leitor-problematizador pode oportunizar experiências de ensino-aprendizagem que fomentem a atividade de leitura e escrita enquanto experiência formadora e emancipatória do sujeito, visando à formação não apenas de leitores críticos de sua realidade, mas capazes de confrontá-la e transformá-la.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Patrícia Sá Martins, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS/RS (2020).Graduada em Letras Licenciatura Plena em Espanhol, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e em História Licenciatura, pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Possui Especialização em Língua Portuguesa, pela UEMA e Mestrado em Educação pela UFMA (2011). Atua como Professora Adjunta no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. É Professora Permanente no Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UEMA) e no Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLE/UEMA). É Pesquisadora Associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e na Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB). Coordena pesquisas na graduação e na pós-graduação, dedicando-se, principalmente, aos temas: Formação inicial e continuada de professores; Interculturalidade e Decolonialidade na formação docente; e Multiletramentos e Tecnologias digitais no ensino. É líder do grupo de pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas (MELP), registrado no Diretório do CNPq.

 

Leonardo Silva Sousa, Instituto Federal do Maranhão

Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (PGCULT - UFMA). Atualmente é professor de Filosofia EBTT do Instituto Federal do Maranhão Campus Viana. Lecionou a disciplina de Filosofia do direito no curso de Direito pelo Instituto Florence Ensino Superior. Foi professor substituto pela Universidade Estadual do Maranhão. Tem como objeto de Estudo e interesse: Estética (A querela do teatro no séc. XVIII: Voltaire, Jean-Jacques Rousseau e Diderot), Antropologia (A dimensão da angústia e desespero na formação do homem a partir da filosofia de Sören Aabye Kierkegaard), Ética (Indivíduo e Alteridade em Kierkegaard a partir dos estudos em as obras do Amor), Política (Aristóteles, Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau) e Filosofia da Educação (Dermeval Saviani, filosofia da educação em Platão, Filosofia da Educação Iluminista, teoria crítica e educação). Também se interessa por temas envolvendo questões étnico-raciais e estudos sobre gênero (a temática étnico-racial como tema gerador nas aulas de Filosofia do Ensino Médio) 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf data de acesso: 13/09/22.

BRITO, M. R. ; COSTA, D. W. S. Clarice como uma experiência filosófica. Revista Apoema , v. 1, p. 17-27, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/apoena/article/view/11505. Data de acesso: 20/09/2022.

CABRAL, L. S. Processos piscolinguísticos de leitura e a criança. Letras de hoje, 1986.

COTRIM, G. Fundamentos de filosofia. São Paulo: Saraiva, 2016.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

Desigualdade de gênero e raça: o perfil da pobreza na crise. Disponivel em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/04/25/Desigualdade-de-g%C3%AAnero-e-ra%C3%A7a-o-perfil-da-pobreza-na-crise. Data de acesso: 12/09/2022.

FARIAS, F. R; BRITTO, LUIZ PERCIVAL LEME ; SANTOS, Z. H. As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio para o ensino de literatura: uma análise. Leia Escola (UFCG) , v. 19, p. 161-172, 2019. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/1540. Data de acesso: 14/09/2022.

FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.

GRAMMONT, G. D. Don Juan, Fausto e Judeu Errante em Kierkegaard. Petrópolis, RJ, Catedral das letras, 2003.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação a teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.

LAVAQUI, V.; BATISTA, I. L. . Interdisciplinaridade em ensino de ciências e matemática no ensino médio. Ciência e Educação (UNESP), v. 13, p. 399-420, 2007. Disponívelem:https://www.scielo.br/j/ciedu/a/RJjxc78XXyctF8RTkrg9xck/abstract/?lang=pt. Data de acesso: 14/09/2022.

LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função

de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, PUCSP, São Paulo, v. 1, n. 1,

Disponível em:http://www.pucsp.br/ecurriculum. Data de acesso: 14/09/2022

MARTINS, K., K., S. Retrato da solidão da mulher negra em quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus. Trabalho de conclusão de curso. Universidade de Brasília, Departamento de literatura, 2015. Disponivel em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/16377/1/2016_KeilaKarinaMartins_tcc.pdf. Data de acesso: 14/09/2022.

Mulheres negras são maioria das vítimas de feminicídio e as que mais sofrem com desigualdade social. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/832964-mulheres-negras-sao-maioria-das-vitimas-de-feminicidio-e-as-que-mais-sofrem-com-desigualdade-social/ Data de acesso: 06/01/2022.

SOUZA, D. F. B. G.; LEAO, C. M. E. . Letramento Literário e círculos de leitura na escola. Palimpsesto, Rio de Janeiro, n. 21, jul.‐dez. 2015. p.427‐441. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num21/estudos/Palimpsesto21estudos06.pdf. Acesso em: 20/09/2022.

SOUZA, J. C. D. A Estética da Recepção: o leitor na economia da obra e da história. Revista Criação & Crítica, v. 9, p. 52-60, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/46861#:~:text=O%20presente%20trabalho%20tem%20por,e%20social%20de%20tal%20obra. Data de acesso: 14/09/2022

LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p. disponível: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Data: 14/09/2022.

PLATÃO. A república. Tradução de Pietro Nassetti. Martin Claret, 2009.

SANFELICI, A. M; SILVA, F. L. Os adolescentes e a leitura literária por opção. Educar em Revista, p. 191-204, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/ZTfdYYrLj4ZgZBrpgYV685p/?lang=pt. Data de acesso: 14/09/2022.

SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos; MORAIS, Solange Santana Guimarães.

Introdução à Teoria da Literatura. Núcleo de Tecnologias para Educação: São Luis,

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez Editora, 2007, p. 1-12.

SAVIANI, D. SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(1), 2015, 286–293. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.13575 Data de acesso: 14/09/2022.

SILVA, L. F. L. Filosofia e Literatura em uma abordagem interdisciplinar. Afluente Revista Eletrônica de Letras e Linguística, v. 1, p. p. 169-189, 2016. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/6471. Data de acesso: 14/09/2022.

SILVA, R. C. F. Poetas na escola: da leitura literária à escrita. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Mato Grosso, Campus Sinop, 2016. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/rita_de_cassia_de_araujo_silvapoetas_na_escola_da_leitura_literaria_a_escrita.pdf. Disponível em: 14/09/2022.

SOUZA, J. C. D. A Estética da Recepção: o leitor na economia da obra e da história. Revista Criação & Crítica, v. 9, p. 52-60, 2012. https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/46861#:~:text=O%20presente%20trabalho%20tem%20por,e%20social%20de%20tal%20obra. Data de acesso: 14/09/2022.

SOUZA, D. F. S. A influência da literatura de massa na formação do leitor adolescente. In: Anais do III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, 2012, Porto Alegre. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/IIICILLIJ/Trabalhos/Trabalhos/S5/danilosouza. df. Data de acesso: 14/09/2022.

VELOSO, A. C. S. Leitura e leitores? Processos Históricos e Jovens Modernos. Congresso de Leitura do Brasil (COLE)? É preciso transver o mundo. (M. de Barros). 2009, Campinas. Caderno de Atividades e Resumos - 17 COLE. Campinas: Unicamp - Fe - ALB, 2009. v. 17. p. 2-652. Disponível em: https://alb.org.br/arquivo morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem12/COLE_524.pdf. Data de acesso: 14/09/2022.

Downloads

Publicado

2023-11-07

Como Citar

MARTINS, Ana Patrícia Sá; SILVA SOUSA, Leonardo.
LEITURA COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA: proposição à construção do leitor-problematizador com a Literatura e a Filosofia
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 283–306, 7 Nov 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções