A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441V22N9.2023.34

Palavras-chave:

Dialogismo. Produção textual escrita. Consciência socioideológica. Valoração. Gênero discursivo poema-protesto.

Resumo

Este estudo objetiva refletir sobre a constituição da consciência socioideológica e da produção valorada do discurso, bem como o grau de conhecimento dos alunos em relação à forma arquitetônica atrelada aos elementos constitutivos do gênero discursivo poema-protesto na produção textual de alunos do 8º ano. À luz da Linguística Aplicada, o trabalho pauta-se na concepção dialógica de língua e linguagem e sua abordagem sociológica, valorativa, cultural e ideológica – proposta pelo Círculo de Bakhtin, além de autores e pesquisadores que seguem esta vertente. Em termos metodológicos, a pesquisa, que se alinha ao viés qualitativo-interpretativo, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, apresenta uma amostra composta por cinco produções textuais de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Ananindeua no estado do Pará. Os cinco enunciados que compõem o corpus de análise foram desenvolvidos a partir de uma atividade diagnóstica que consistiu em uma sequência de atividades de leitura e escrita que contemplou a temática sobre o agravamento da fome no Brasil. As análises revelam que dois alunos conseguiram demonstrar um nível de produção valorada do discurso, consciência socioideológica e conhecimento sobre os aspectos do gênero discursivo poema-protesto bastante satisfatório. Por outro lado, os resultados apontam que três alunos apresentam poucos indícios de posicionamento axiológico na escrita, conhecimento insuficiente sobre o gênero e muitas dificuldades com relação ao uso da norma culta em sua modalidade escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Greco Ohuschi, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Letras pela mesma universidade (2006) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Realizou Estágio de Pós-doutorado em Letras na Universidade Estadual de Maringá, tendo feito intercâmbio na Universidade de Genebra -Suíça (2019). É professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará (UFPA- Campus Castanhal), credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Mestrado Profissional em Letras - Profletras/UFPA (Belém). Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, com enfoque no ensino e aprendizagem e na formação do professor. Participa do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM-CNPq), é líder do Grupo de Pesquisa "Dialogismo e ensino de línguas" (UFPA/CNPq) e coordena o Projeto de Pesquisa "O dialogismo e as práticas de linguagem no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA-Castanhal)". Faz parte da Rede de Ancoragem da "Olimpíada de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro", como professora formadora do Estado do Pará.

Referências

A TRAGÉDIA da fome das crianças da terra Yanomami. Direito Público. Brasília, 26 de jan. 2023. Disponível em: https://direitopublico.com.br/2023/01/a-tragedia-da-fome-das-criancas-da-terra- yanomami/ Acesso em: 10 de fev. 2023.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1979].

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011 [1979].

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. Miotello; Faraco. São Paulo: Pedro & João Editores, 2020[1920-1924].

BELOTI, A.; HILA, C.; RITTER, L.; FERRAGINI, L. Conceito de valoração em perspectiva enunciativo-discursiva: proposta teórico-metodológica para a prática de leitura. In.: FRANCO, N; PEREIRA, R; COSTA-HUBES, T. Estudos dialógicos da linguagem: reflexões teórico metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: Momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte, Editora Itatiaia Ltda, 2000.

COSTA, J. O verso e o protesto: A poesia contemporânea como reinvindicação sociopolítica. Jangada. Literaturas africanas e afro-brasileira. n.4, jul-dez, 2014.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

FUZA, A; MENEGASSI, R. J. Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura em crônica a partir do princípio temático. In.: FUZA, A.; OHUSCHI, M. C.; MENEGASSI, R. J. (Org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 65-98.

FUZA, A.; OHUSCHI, M. C.; MENEGASSI, R. J. Apresentação. In: FUZA, A.; OHUSCHI, M. C.; MENEGASSI, R. J. (Org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 7-10.

FUZA, A.; OHUSCHI, M. C.; MENEGASSI, R. J. Concepções de linguagem e de leitura no ensino de língua materna. In.: FUZA, A.; OHUSCHI, M. C.; MENEGASSI, R. J. (Org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 11-32.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

MEDVIÉDEV, P. (Círculo de Bakhtin). O método formal nos estudos literários: Introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2019.

MENEGASSI, R. J.; FUZA, A.; ANGELO, C. A leitura em perspectiva dialógica: atividades com o poema. In.: Cristiane Malinoski Pianaro Angelo; Renilson José Menegassi; Ângela Francine Fuza (Org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 371-418.

OHUSCHI, M. C. Ressignificação de saberes na formação continuada: a responsividade docente no estudo das marcas linguístico-enunciativas dos gêneros notícia e reportagem, 2013, 295 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

PAJEÚ, H.; MIOTELLO, V. A compreensão da cultura pelo ato responsável e pela alteridade da palava dialógica nos estudos bakhtinianos. Cad. Est. Ling., Campinas, v.60 n.3 p. 775-794 - set./dez. 2018.

PERFEITO, A. M.; VEDOVATO, L. O gênero poema: um estudo na perspectiva Bakhtiniana. Línguas & letras. Dossiê: estudos linguísticos. p. 241-264. Vol. 12 nº 22, 1º Sem. 2011.

POLATO, A. D. M.; OHUSCHI, M. C.; MENEGASSI, R. J. Análise Linguística em Charge: Sequência de Atividades Dialógicas. Rev. Línguas & letras. Vol.21. Número 49, 2020.

SANTOS, I. A consciência socioideológica e a produção valorada do discurso: uma proposta pedagógica para o 9º ano com o gênero discursivo carta aberta /— 2021. 204 f. + 1 e-book (69 f.: il.). Dissertação (Mestrado em estudos linguísticos). Universidade Federal do Pará, Pará.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Elementos sobre as propostas de Voloshinov no âmbito da concepção dialógica de linguagem. In.: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA-PEREIRA, R. (Org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 141-162.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai a escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

VOLÓCHINOV, V. A Ciência das ideologias e a Filosofia da linguagem. In: Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2018 [1929].

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Trad. GRILLO, Sheila e AMÉRICO, Ekaterina Vólkova. – São Paulo: Editora 34, 2019 [1926].

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

GRECO OHUSCHI, Márcia Cristina; BRITO DE CASTRO, Lorena.
A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 382–408, 30 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções